O comércio varejista está em constante evolução, migrando rapidamente para modelos de negócios híbridos, que combinam espaços físicos e digitais. Esse cenário ganhou ainda mais força com a pandemia e já se reflete nos hábitos do consumidor.
De acordo com a pesquisa O Futuro do Consumo Num Cenário pós-Covid-19, divulgada em junho de 2020 pela Social Miner e pela Opinion Box, 62,7% dos brasileiros estão dispostos a fazer compras nesses dois ambientes. Ou seja, a maioria não tem preferências e afirmou realizar os pedidos de acordo com a conveniência.
O comportamento dos clientes está se transformando e alimentou uma importante reflexão: a sua empresa está preparada para se acompanhar as mudanças do mercado de varejo?
Neste artigo, você vai ver:
- A importância de se adaptar
- O que é Internet Dedicada e suas principais vantagens
- Soluções em Cloud
- O que avaliar na hora de contratar um modelo cloud
- Marketing Dinâmico e a experiência do consumidor
- Soluções Vivo para sua empresa
A transformação varejista é necessária
A capacidade de se adaptar é essencial a qualquer empresa. E esse processo já estava em andamento dentro de muitas companhias. Para se ter uma ideia, antes mesmo da pandemia, em seu relatório de tendências o Gartner previa que até 2020 a interação das marcas com as pessoas iria ser diferente. De acordo com o estudo, até o final do ano 85% das conversas aconteceriam entre robôs e clientes.
O ano começou muito diferente do que foi imaginado. A tendência de transformação foi amplificada, uma vez que diferentes processos de digitalização precisaram ser adaptados e acelerados. Devido à Covid-19, os consumidores tiveram de mudar drasticamente seus hábitos de compra e isso gerou mais tráfego para sites de venda.
O mesmo, obviamente, ocorreu em diferentes setores do mundo corporativo, como no segmento de e-commerce, que ganhou forças e provisoriamente tornou-se a única fonte de renda para muitos profissionais.
Uma das principais lições que as corporações podem tirar dessa história? É fundamental se preparar para as mudanças. O mundo foi pego de surpresa, e precisou se adaptar.
Aliás, quando falamos de evolução e sobrevivência de negócios, existem três pontos-chave a serem analisados: agilidade, conectividade e uma boa experiência ao consumidor.
Conheça agora as ferramentas que podem auxiliar você a aplicar isso em sua empresa.
1. Internet Dedicada
Atualmente, um dos principais diferenciais competitivos de uma corporação varejista está na capacidade de atuar com agilidade: na produção de produtos ou serviços, no atendimento aos clientes e, especialmente, na tomada de decisões estratégicas. Para isso, é fundamental que a empresa possua uma rede de internet com velocidade à altura, que possibilite tais ações.
Muitas empresas utilizam a internet com banda larga. Porém, ela funciona de maneira compartilhada, ou seja, todos os usuários do provedor dividem a mesma rede. No entanto, na Internet Dedicada, os usuários conectam seus computadores diretamente ao provedor.
Isso garante uma internet corporativa de alto desempenho, essencial para os modelos de negócios atuais, que dependem diretamente de reuniões de videoconferência, acessos remotos por VPN ou downloads de arquivos pesados. Conheça as principais vantagens.
- Alta escalabilidade: com um único link dedicado, é possível aumentar o número de usuários (funcionários) da empresa conectados à rede sem que ela perca sinal ou velocidade;
- Máximo de internet: sem interferência no sinal, a empresa tem a garantia de receber quase 100% da velocidade contratada;
- Mais segurança: conexões seguras por meio de criptografias, bloqueios e filtros a ataques cibernéticos;
- Velocidade constante: o tráfego de dados de download e de upload são separados, logo, não interferem um no outro e oferecem o total da velocidade contratada a todo momento.
Conheça as soluções da Vivo Empresas para Internet Dedicada.
2. Soluções em Cloud
Foi-se o tempo em que a nuvem era vista como o futuro dos negócios. Hoje, muito mais do que um diferencial de mercado, o uso de Cloud é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio varejista.
As soluções em Cloud são tecnologias que possibilitam o armazenamento e compartilhamento de dados, instalação e atualizações de programas de forma online. Essas soluções possibilitam ainda a criação de um ambiente remoto de trabalho, seja com o uso do Microsoft 365 para ter acesso a e-mails, compartilhar arquivos entre os times via SharePoint ou para realizar reuniões online com colaboradores e clientes com o Microsoft Teams.
Estar na nuvem significa dispensar a necessidade de ter grandes servidores locais ocupando espaço na empresa. É ter os dados sempre salvos e seguros, para acessar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Tudo apenas com acesso à internet.
As soluções em nuvem, com destaque para sistemas de ERP e CRM, já estão sendo amplamente incorporadas aos planos operacionais de empresas de vários setores. Hoje, a nuvem já representa quase 50% dos gastos com infraestrutura de TI.
Principais vantagens de utilizar a Cloud:
- Redução de custos com infraestrutura;
- Economia de espaço físico;
- Otimização de espaço virtual;
- Centralização de informação em uma única plataforma;
- Possibilidade de trabalho remoto;
- Aumento da flexibilidade da infraestrutura de TI
- Gerenciamento de recursos em tempo real, de maneira online.
Conheça as soluções da Vivo Empresas para Cloud.
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3. Vivo Marketing Dinâmico
Com o uso de Internet Dedicada e soluções Cloud, a empresa já pode aprimorar consideravelmente a agilidade e a conectividade internas. Por último, é necessário planejar ações que melhorem a experiência do consumidor com a marca e, assim, garantir proximidade e relação de confiança.
Em pesquisa da empresa Salesforce, com mais de 8 mil pessoas em 16 países, 84% dos entrevistados afirmaram que a experiência de compra é tão ou mais importante do que o produto ou serviço em si. Esse número é ainda maior no Brasil, chegando a 89%.
Isso, claro, impacta diretamente no atendimento oferecido, no posicionamento pregado pela empresa e na apresentação da marca nos pontos de contato com seus clientes. Pensando nisso, o serviço Vivo Marketing Dinâmico chega ao mercado como uma inovadora solução de comunicação que garante um bom atendimento aos consumidores, focado em redução de custos e aumento de vendas.
Como funciona
Na prática, é uma plataforma de gestão na nuvem que auxilia a empresa a ter contato com seus clientes de maneira interativa, com soluções como: telas profissionais alocadas nas lojas, ampliação da presença de marca, ofertas em formato dinâmico e muito mais. Isso significa que o Vivo Marketing Dinâmico unifica os espaços físicos e digitais do varejo para ajudar a melhorar os processos operacionais.
Mais agilidade, mais conectividade e melhor experiência do consumidor. Ao unir essas três frentes, aplicando todas as ferramentas da maneira correta, seu negócio irá tornar-se mais robusto e dinâmico – e irá ajudar revolucionar sua rede varejista.
Para isso, é essencial que a empresa utilize plataformas confiáveis, de alto desempenho. A Vivo Empresas disponibiliza diversas soluções de Internet Dedicada, Cloud e softwares de Marketing Dinâmico, sob medida para a sua empresa.
Esperamos que tenha aproveitado a leitura.
Então, até a próxima!