Livrarias e papelarias na era digital: tendências e desafios 

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Leitores de 30 anos ou mais entenderão: foi dramático assistir a livrarias físicas do porte que se tornaram um marco ao longo de anos fechando as portas de lojas abatidas por crises sequenciais do setor. Por um momento, a impressão era que o Brasil tinha parado de ler — e por um tempo isso foi um fato. Mas entre tantos fenômenos impulsionados pela pandemia, eis que, em 2021, o brasileiro redescobriu a leitura. 

A verdade é que tudo se transforma e o livro, como conhecemos há pelo menos 500 anos, não repousaria intacto como uma tecnologia insuperável. 

O mercado editorial passou por várias modificações nas últimas décadas, mas, afinal, qual foi o impacto da revolução digital na indústria do livro? 

E as papelarias, negócios que já foram bem mais presentes até no comércio de rua dos pequenos bairros, como elas vêm se adaptando às novas leis ditadas pelo e-commerce? 

Neste post, traremos as respostas para essas perguntas, mas vamos te mostrar também: 

  • O mercado de livrarias e papelarias no país hoje 
  • Principais tendências de livrarias no e-commerce em 2024 
  • Principais tendências de papelarias no e-commerce em 2024 

Livrarias e papelarias: cenário atual 

O setor editorial brasileiro percebeu a força do e-commerce em 2022, quando, pela primeira vez, as livrarias virtuais venderam mais do que as lojas físicas. 

Até 2021, os estabelecimentos de rua eram os principais meios de compra – representavam cerca de 30% das vendas das editoras, segundo dados da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL). 

Embora a última edição do levantamento tenha apontado a expansão dos canais digitais do setor, chamou a atenção o destaque das vendas e da excelente participação do público em eventos literários – feiras como as Bienais, por exemplo. 

As papelarias, nicho de mercado muito refém de datas sazonais, também não passaram ilesas do período do isolamento social, mas já vêm tomando novo fôlego em 2024, mostrando o protagonismo das marcas que habitam o universo virtual. 

E tudo porque, em busca de praticidade e comodidade, a clientela tem recorrido ao e-commerce para a compra de materiais escolares com saldos bastante positivos – pequenos e médios varejistas online já faturaram R$ 1,4 milhão nos primeiros dias do ano, segundo dados recentes da Nuvemshop. O valor representa um aumento de 8% em comparação com o mesmo período de 2023 e o ticket médio por compra foi de R$ 230. 

Chegou a este post porque vem querendo apostar no comércio virtual de livros e artigos encantadores feitos de papel? 

Entenda, abaixo, as principais tendências para 2024 e anime-se! 

Livrarias: 3 tendências no e-commerce em 2024 

  • 1. Prateleira virtual em alta 

Quem gosta de ostentar um livro no alto da prateleira continuará com seus títulos físicos em mãos. Fato. Mas a turma que não descarta um e-reader, como o Kindle, vai permanecer no foco: os títulos digitais, ou e-books, deverão ganhar ainda mais espaço no mercado editorial, com vendas que prometem crescer 10,9% este ano, segundo pesquisa da consultoria PwC.  

As vantagens do formato têm fisgado toda a categoria de leitores por oferecer preços mais baixos, facilidade de armazenamento, interatividade e acessibilidade.  

  • 2. Audiolivro em ascensão  

Eu ouvi acessibilidade? Sim! E não diz respeito a levar alternativas apenas para pessoas com deficiência. Quem dirige, por exemplo, às vezes quer aproveitar o tempo no trânsito ouvindo seu livro em apps e sites. Por isso a tendência também cresce entre pessoas com a vida muito corrida, que querem aprender um novo idioma ou só preferem ouvir a ler mesmo. Nesse cenário, não deixe de considerar essa opção. 

  • 3. Self-publishing  

A chamada self-publishing (autopublicação), processo em que um autor publica o próprio livro sem intermediação, ganha novos adeptos justamente por dar mais autonomia e lucratividade a novos escritores. 

É uma boa saída especialmente para que alcancem públicos mais diversos, nem sempre atendidos pelas grandes editoras, então já invista todo o seu networking na captura desses novos talentos. 

Papelarias: 3 tendências no e-commerce em 2024 

  • 1. Fofo, mas sustentável 

Artigos de papelaria quase sempre ganham o cliente por trazer cor, alegria e estampas trabalhadas em fofices. Se você, pequeno e médio empreendedor, souber alinhar essas características com o uso de materiais sustentáveis, melhor ainda. 

Além de ser uma tendência, a sustentabilidade, hoje, é uma necessidade que está no radar dos consumidores, cada vez mais conscientes e exigentes. Por isso diversifique seus produtos, aposte em linhas fabricadas com menos impactos no meio ambiente e saiba propagandear bastante essa iniciativa pelas redes. 

  • 2. Foco na saudade 

Reviver memórias gostosas do passado em itens escolares ou para o escritório voltou a todo vapor no ano passado e tende a se fortalecer em 2024. 

Nesse cenário, invista em catálogos digitais que tragam o sentimento de nostalgia com temáticas de filmes, desenhos antigos, séries ou em tonalidades e objetos que já foram moda lá atrás. 

  • 3. Papelaria artesanal 

Quase todo mundo sucumbe àquilo que traz um quê artesanal regado de criatividade. Por isso os produtos handmade (feitos à mão) com uma estética de exclusividade continuarão ganhando força neste ano. 

Sabendo disso, não deixe de estabelecer parcerias com quem curte desenvolver criações autorais em itens do segmento e dê destaque à categoria em seu site – vale para presentear com personalidade um amigo ou a si mesmo. 

Livrarias e papelarias amparadas por tecnologia 

Bem como 10 entre 10 negócios da atualidade, livrarias e papelarias online ganharam enorme relevância na era em que consumidores buscam por conveniência e variedade de produtos. 

A gente sabe que leitores tradicionais muitas vezes sentem falta das visitas às lojas físicas, mas a guinada digital traz enormes possibilidades, especialmente para gestores de PMEs conectados às inovações capazes de torná-los mais competitivos nesse segmento. 

Foi pensando justamente nas empresas de pequeno e médio porte que o portfólio Vivo Meu Negócio de Vivo Empresas surgiu – com alternativas para ninguém poder reclamar de conexão móvel e fixa, além de serviços digitais que ajudam a gerir suas vendas com segurança e até mesmo a criar a presença digital do negócio e muito mais! 

Para as necessidades de todo negócio, de qualquer tamanho, conte com a consultoria de nossos especialistas e bora disseminar o hábito da leitura sem dar brechas para a concorrência por falta de um ambiente digital de respeito! 

Abaixo, trazemos as dicas de conteúdo de hoje: 

Forte abraço, 

Equipe Vivo Meu Negócio 

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