Como adaptar o varejo para os Millennials e Gen Z 

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Apesar de pertencerem a diferentes grupos, as gerações Millennials e Z estão envolvidas em um mesmo contexto: fazem parte de um momento da história em que as formas e modelos de consumo estão mudando abruptamente todos os dias. As maneiras de consumir produtos e serviços, bem como a relação com as marcas, estão sendo impactadas por uma variedade de comportamentos, fortemente influenciados pelas mídias sociais. 

Com isso, a necessidade de explorar novas estratégias de marketing, oferecer novas formas de experiência aos clientes e tornar a inovação tecnológica uma regra para atrair e reter Millennials e Gen Z é fundamental. Isso é ainda mais crucial quando falamos do setor varejista. 

Nós te convidamos a continuar a leitura e entender: 

  • Comportamento de consumo das gerações Millennials e Z; 
  • As tendências de consumo dos jovens; e 
  • O papel da tecnologia nessa experiência de compra. 

Vamos nessa? 

Compreendendo o comportamento dos consumidores Millennials e Gen Z 

Antes de explorarmos os tipos de comportamento de consumo de cada geração, é importante caracterizá-las. Afinal, qual é o recorte temporal que as separa e quais elementos ou características as diferenciam? 

A Geração Millennials compreende as pessoas nascidas entre 1981 e 1994. Esta geração viu o surgimento da internet e testemunhou de pertinho alguns momentos históricos no País, como a redemocratização e o surgimento da era digital, sendo considerada mais apta a mudanças. 

Já a Geração Z (também conhecida como Zoomers), é composta das pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Influenciada desde cedo pelo consumo digital, tende a ser mais antenada com as redes e mais conectada com a informação. 

Quando analisamos o comportamento de consumo, podemos considerar alguns dados significativos com base na pesquisa da Bain/Google de 2023. Essa pesquisa aponta que esses públicos são mais influentes e adaptáveis às mudanças nos negócios e na evolução do comportamento. Além disso, sugere uma evolução que transcende a simples experiência de varejo

  1. Com o fim da pandemia, tornou-se evidente que as lojas físicas ainda são atrativas para ambos os públicos. A pesquisa indicou que 36% dos compradores das gerações Z e Millennials têm a tendência de aumentar seus gastos em lojas físicas nos próximos anos. 
  2. A busca pelo novo é constante e diária. Quando se trata de inovações tecnológicas, esse apetite é ainda mais evidente. Os consumidores de ambas as gerações estão impulsionados a adotar tecnologias emergentes e a ter experiências sensoriais virtuais com os produtos. Outro ponto também é que eles estão consumindo produtos de acordo com as recomendações de seus perfis/influenciadores favoritos, que os direcionam nesse processo. 
  3. Algo a ser considerado são as compras sustentáveis. A pesquisa mostrou que cerca de metade dos Millennials e da Geração Z estaria disposta a pagar mais por produtos ecologicamente corretos. Essa preocupação está presente em todas as faixas de renda, com um crescimento significativo entre os mais abastados. 

Em resumo, apesar das diferenças entre as gerações, o comportamento de consumo é surpreendentemente similar. Por isso as estratégias do mercado de varejo devem considerar alguns pontos cruciais: as lojas físicas e virtuais devem ser integradas, permitindo que uma complemente a outra; as inovações tecnológicas são uma realidade em qualquer setor, e a adaptação a elas é urgente tanto para os consumidores quanto para os varejistas; é essencial compreender que a Geração Z e os Millennials são as gerações mais adeptas das novas tecnologias, portanto aproveitar esse aspecto é fundamental; ampliar as ofertas sustentáveis também é crucial, adaptando-as às diferentes faixas de renda das gerações. 

Tendências do consumo jovem: o que esperar e como se preparar 

Compreender a tendência de consumo desse público jovem é fundamental para investir nas melhores estratégias e, assim, oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades específicas. São duas gerações criativas, que buscam por marcas inovadoras e que valorizam uma relação autêntica, sendo transparentes e demonstrando um propósito genuíno por trás de cada venda. 

Então como se preparar? 

Identificamos 4 pontos cruciais que podem fortalecer a relação entre o público e a marca, levando em consideração as características específicas das gerações Millennials e Z: 

  1. Reconhecendo que, apesar das semelhanças, cada geração possui suas próprias necessidades, é estratégico personalizar as ações de venda. Quanto mais personalização, maior a abrangência e o impacto das iniciativas. 
  2. A personalização das recomendações também desempenha um papel fundamental. Isso pode não apenas levar à conversão de vendas, mas também aumentar a relevância das interações e incentivar o consumo. 
  3. A utilização das mídias sociais como aliadas é crucial. Criar uma identidade online autêntica direciona as estratégias para o público certo e atrai a atenção dos consumidores adequados. 
  4. Em uma era dominada pela inteligência artificial, a humanização continua sendo importante. Identificar influenciadores alinhados aos valores e interesses do seu público-alvo e buscar colaborações autênticas pode gerar ressonância e fortalecer a conexão emocional com a marca. 

O papel da tecnologia na experiência de compra 

A tecnologia desempenha um papel fundamental na experiência de compra para os públicos Millennials e Geração Z. Ambos são altamente familiarizados e dependentes da tecnologia em suas vidas, o que molda suas expectativas e comportamentos de compra. 

Portanto, é essencial naturalizar os comportamentos que dependem e são influenciados pela tecnologia nos dias atuais, especialmente quando se trata dessas gerações. Estamos lidando com pessoas que: 

  • Estão acostumadas com compras online; 
  • Buscam experiências omnicanais, realizando suas compras e interagindo com as marcas não apenas pelas redes sociais, mas também pelos sites e lojas físicas; 
  • Interagem ativamente com o conteúdo midiático das marcas; e 
  • Estão completamente conectadas às redes. 

Essas gerações, altamente conectadas e exigentes, valorizam a agilidade, a inovação e a qualidade na experiência do cliente. 

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Até a próxima!

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