Segurança de dados: como proteger as informações dos seus clientes 

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Com o processo natural de digitalização dos sistemas e dados das empresas, a coleta e o armazenamento de dados dos clientes se tornaram atividades mais práticas. Porém, ao mesmo tempo, elas possuem um potencial de alta exposição quando não realizadas da maneira correta. É bem provável, por exemplo, que você já tenha recebido ligações indesejadas ou e-mails não solicitados de alguma empresa que você sequer conhece, oferecendo algum serviço. Isso possivelmente ocorreu devido à falta de proteção dos seus dados em algum tipo de serviço ao qual você estava vinculado. 

Por isso convidamos você a ler o artigo abaixo, que discute a relevância da proteção apropriada das informações de seus clientes e como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) deve ser implementada em seu negócio, visando evitar não apenas questões simples, mas também problemas mais sérios relacionados aos dados pessoais de seus clientes. 

Neste texto, você vai descobrir: 

  • Por que a segurança de dados é importante para os negócios 
  • Melhores práticas para proteger as informações dos clientes 
  • Como implementar políticas de segurança eficazes 

Boa leitura! 

Por que a segurança de dados é importante para os negócios? 

Quanto maior a exposição de um negócio, maior sua vulnerabilidade. No contexto da exposição digital, essa fragilidade se torna ainda mais evidente, dada a crescente incidência de ciberataques e tentativas de invasão nos sistemas. É crucial, então, adotar soluções de segurança da informação para reduzir as chances desses ataques e, caso ocorram, responder a eles de maneira rápida e eficiente. 

Considerando apenas o primeiro semestre de 2023, o Brasil foi alvo de um total de 23 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos (Cenário Global de Ameaças do FortiGuard Labs). Esses números são impressionantes, destacando a necessidade de atenção constante.  

Com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) há três anos, as empresas passaram a se preocupar não apenas com a segurança dos dados, mas também com as implicações financeiras. Quando o aspecto financeiro está em jogo, os cuidados tendem a ser ainda mais rigorosos. É fundamental que as sanções em casos de responsabilização sirvam como exemplo de como a falta de boas práticas pode prejudicar não só os clientes, mas também todos os envolvidos. 

Ok, mas quais ações de proteção implementar e garantir? 

Melhores práticas para proteger as informações dos clientes 

Conhecer a legislação relacionada à proteção de dados é crucial para que você possa se adequar e evitar multas ou até mesmo a suspensão das atividades do seu negócio. Mas não só isso, há outras ações mais objetivas que podem garantir essas boas práticas de segurança, como: 

  • A produção de um documento abrangente que explique a política de privacidade dos dados, assegurando a implementação de boas práticas e os métodos de segurança cibernética, visando proteger informações sensíveis.  
  • Conduzir testes regulares de vulnerabilidade e segurança em todos os sites ou plataformas sob a gestão da sua empresa, garantindo a detecção e correção proativa de possíveis brechas de segurança.  
  • Manter as atualizações de software como uma prioridade constante, demonstrando um compromisso contínuo com a segurança e preservando a confiança dos clientes em seu negócio por meio da manutenção da credibilidade.  
  • Contar com uma equipe altamente treinada e preparada, que deve ser designada para gerenciar qualquer crise potencial, garantindo uma resposta rápida e eficaz diante de incidentes de segurança cibernética ou outras emergências, minimizando impactos adversos. 

Como implementar políticas de segurança eficazes 

Entendemos que, na prática, lidar com este processo de gestão de informações, especialmente as relacionadas à segurança, demanda tempo e planejamento. No entanto é crucial agir de forma planejada e eficiente, mesmo diante da pressão do tempo. 

Mas como implementar políticas eficazes? 

É crucial entender que não há um padrão único de aplicação dessas políticas. Entretanto algumas práticas podem otimizar esse processo, tais como: designar responsáveis qualificados e experientes para liderar o processo, realizar um diagnóstico abrangente da empresa, classificar as informações, identificar os processos afetados e assim por diante. 

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Até a próxima!

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