Tecnologia aplicada à biomedicina impulsiona avanços

25/11/2020 às 11:07

A biomedicina é a ciência que estuda os mecanismos responsáveis por desencadear doenças. Seu foco é analisar como as patologias se manifestam em seres vivos, encontrando as melhores maneiras de tratá-las. 

Medicamentos, por exemplo, são desenvolvidos por profissionais que atuam nesse ramo. Daí a sua relevância para o segmento. 

Para buscar novas técnicas e soluções, a tecnologia é, cada vez mais, essencial no trabalho desenvolvido por biomédicos. Assim, a evolução dos recursos digitais contribui diretamente para novas descobertas e conquistas. 

Como? É o que apresentamos neste artigo. Veja também:

  • A importância da biomedicina no contexto geral de saúde
  • Expectativas para o setor
  • Como a tecnologia contribui para o avanço da biomedicina
  • Conectividade e IoT: indispensáveis na evolução

Biomedicina: por que é tão importante?

Antes de tudo, é vale entender a diferença entre médicos e biomédicos. 

Enquanto os primeiros trabalham diretamente com o tratamento de pacientes, realizando cirurgias e consultas, por exemplo, os demais se dedicam às pesquisas e aos testes realizados nos laboratórios. Por isso, a tecnologia é decisiva no contexto de trabalho desses profissionais.

A pandemia, inclusive, aumentou a visibilidade o segmento, reafirmando a sua importância. A pesquisa Biomedical and ICT Convergence Market by Technology, Solution and Region 2020 – 2025, encomendada por grandes companhias do setor de saúde, mostrou que haverá uma grande evolução no uso de inovações aplicadas à biomedicina.

Até 2025, por exemplo, a expectativa é de que sejam investidos US$ 57 bilhões em recursos capazes de viabilizar pesquisas na área. Segundo o estudo, “a convergência de ambos os ramos (de tecnologia e biomedicina) representa uma grande oportunidade para o setor“.

Além de buscar cura e prevenção para as doenças, essa junção garante maior eficácia nos tratamentos, bem como melhorias gerais na prestação de serviços de saúde. Tais características influenciam diretamente os investimentos realizados por instituições públicas e privadas. 

Desse modo, os recursos tecnológicos conseguem apoiar a criação de processos mais baratos e eficientes.

Webinar | Investir em tecnologia na saúde_V1

O papel da tecnologia na biomedicina

Contudo, como a tecnologia aparece nesse setor? O estudo de novos tratamentos e vacinas, por exemplo, requer investimentos vultosos. Geralmente, são despesas altas e contínuas – e é nesse momento que a inovação contribui efetivamente.

Várias ferramentas podem ser empregadas para aprimorar e otimizar o trabalho dos biomédicos. Uma delas é o monitoramento por dispositivos conectados. Ou seja, Internet das Coisas (IoT, sigla de Internet of Things).

Laboratórios fazem cada vez mais uso da Tecnologia (GettyImages)

LEIA MAIS: 47% das empresas aumentarão investimentos em IoT, afirma Gartner


De acordo com a pesquisa mencionada acima, “gadgets portáteis permitem um nível altíssimo de monitoramento e administração da saúde. Trata-se de um conceito que está em rápida evolução, suportando o avanço das práticas de saúde”.

Esses recursos podem ser utilizados para:

  • modalidades reativas, como modificação da insulina, por exemplo; e
  • modalidades proativas, com a produção de novas vacinas. 

E aqui está um ponto importante. Nos últimos meses ficou evidente a necessidade de investir na área como um todo (treinamento de profissionais e adoção de recursos).

O uso das tecnologias aplicadas à biomedicina pode melhorar a economia e também a saúde pública em geral.”

Fonte: Biomedical and ICT Convergence Market by Technology, Solution and Region 2020 – 2025

A adoção dos dispositivos de IoT na biomedicina, entretanto, depende de uma infraestrutura que permitirá uma atuação em rede. 

E aqui, estamos falando de conectividade, que é justamente o fio condutor que permite a determinada organização  trabalhar de modo integrado, permitindo que sistemas, programas e gadgets operem em rede e estejam disponíveis às equipes em qualquer lugar.


LEIA MAIS: 5 benefícios que a inovação tecnológica leva ao sistema de saúde


Segurança na manipulação e troca de informações na biomedicina

Na biomedicina todos os estudos correm em sigilo, sobretudo porque há fórmulas e patentes envolvidas. Tal característica faz dos recursos de segurança da informação essenciais para evitar danos que podem ser irreversíveis. E aqui está mais um exemplo do uso da tecnologia aplicada à biomedicina.


BAIXE O E-BOOK: Cibersegurança: saiba como blindar sua empresa


Cabe às empresas e aos profissionais da área investir em ferramentas capazes de monitorar o tráfego de rede para evitar invasões. Assim, informações confidenciais são armazenadas pelas equipes em plataformas digitais, o que exige a implementação de diferentes camadas de segurança para blindar qualquer tipo de ação suspeita.

Outro cuidado é utilizar apenas ferramentas de comunicação e colaboração seguras, que preenchem todos os requisitos para a proteção das informações. Um exemplo é o Microsoft Teams e os demais recursos que fazem parte do Microsoft 365.

Concluindo

Estudos conduzidos na área de biomedicina são altamente relevantes, uma vez que concebem novos tratamentos e vacinas. A tecnologia, por sua vez, tem impulsionado tais pesquisas. Recursos baseados em IoT, por exemplo, são capazes de acelerar processos e contribuir de modo efetivo para o avanço das análises.

A projeção, inclusive, é de que o uso das tecnologias digitais se intensifique no setor, que se valerá dos benefícios das soluções disponíveis para impulsionar as descobertas em laboratório.

Atenta ao movimento ascendente da saúde digital, a Vivo Empresas se apoia em sua expertise de líder em serviços de  conectividade, para sustentar a digitalização das operações do setor. 

 Para isso, desenvolveu um portfólio abrangente em soluções tecnológicas que inclui o aluguel de Equipamentos de microinformática e aplicações em Cloud, Segurança e Big Data, além de Ferramentas de Colaboração, IoT e TI. Quer saber mais sobre como a digitalização vem transformando o setor da saúde? Confira os artigos abaixo:

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio