Planejamento estratégico e plano de negócio são dois temas que você costuma ouvir assim que tem a ideia de criar uma empresa. Inclusive, ambos são essenciais na construção de uma companhia, independentemente da área de atuação. Apesar de terem nomes semelhantes, no entanto, são processos completamente diferentes.
Por isso, é muito importante saber as aplicações, os objetivos e as fases imprescindíveis para a construção de cada um. E é exatamente isso que mostramos a seguir. Entenda o que é um planejamento estratégico e o que é um plano de negócio e quais são as etapas necessárias para ao desenvolvimento deles!
Como elaborar um plano de negócio
Primeiro é essencial ter uma definição bem clara do que é um plano de negócio. Trata-se de um documento com todas as informações relevantes sobre a sua empresa ou ideia. Você irá definir, por exemplo, itens como área de atuação, segmento, fraquezas, potenciais e por aí vai. Ou seja, é uma maneira importante de mostrar a viabilidade do seu negócio.
Tais dados são organizados de diferentes maneiras, sobretudo por meio de tabelas. Uma das mais conhecidas é o Business Model Canvas.
Nesse modelo há uma lista de itens imprescindíveis, como proposta de valor, parcerias-chave, relações com os clientes, canais, recursos, atividades-chave, fontes de renda e segmentos de mercado. Note que é tudo o que precisa estar definido antes de começar qualquer negócio.
Aliás, você pode usar esse modelo ou qualquer outro, desde que contenha as seguintes informações:
- Uma descrição completa do que é o seu negócio.
- Quais tipos de produtos e serviços irá oferecer.
- Quanto precisará ser investido inicialmente.
- Qual é a expectativa de faturamento mensal.
- Onde será a sede da empresa.
- Qual lucro deseja obter.
- Qual expectativa de tempo para obter o retorno total do capital investido.
- Como será a relação com o seu cliente.
Como elaborar?
Mas e como elaborar um plano de negócio? Há diferentes etapas. A primeira é reunir-se com quem está envolvido no negócio e fazer as descrições juntos. Caso a empresa seja só sua, considere contar com a ajuda de um consultor ou peça a opinião de pessoas que entendem do assunto.
Então, preencha item por item, criando um documento que seja organizado e visual. A linguagem deve ser clara e objetiva, pois a ideia é garantir que todos compreendam a sua linha de raciocínio.
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Nesse momento também é interessante fazer uma tabela para a análise da concorrência. Primeiro identifique quem presta serviços semelhantes ao seu. Em seguida, verifique itens como qualidade, preço, condições de pagamento, localização, atendimento, quais são os serviços e as garantias oferecidas.
Construa uma tabela e especifique todas essas informações – isso é importante para você identificar os seus diferenciais e por qual caminho seguir.
Descreva também quais itens pensa em oferecer, com quais materiais serão feitos, quem serão os fornecedores e qual é a média de preço que você estima colocar em cada um. Tudo isso é importante para a construção do plano de negócio.
Tal documento, inclusive, não deve ser estático. Assim que houver avanços ou mudanças de rota, o plano deve ser atualizado e adaptado. Isso porque uma empresa vive em constante mutação.
E o planejamento estratégico?
Enquanto o plano de negócio é feito para descrever e mostrar a viabilidade de um projeto, o planejamento estratégico mostra como a empresa irá atuar para conseguir se estabelecer e avançar no mercado. Trata-se de uma projeção para o futuro e quais ações são importantes para garantir esse salto.
Inclusive, também pode ser definido como um roteiro dessas resoluções. Ou seja, mostra todo o caminho que será necessário percorrer para atingi-las. Por exemplo: você tem um café e quer ser referência na produção de brownies. Portanto, quais itens você precisa para garantir esse objetivo?
- Pesquisa de receitas.
- Viagem para o exterior para fazer cursos.
- Testes com clientes.
- Investimento em assessoria de imprensa para divulgar o produto.
- Ações de marketing digital.
Com todos esses itens levantados, você precisa estipular os profissionais que serão necessários para concretizar as ações e também o custo que cada uma representa. Faça esse estudo junto ao departamento financeiro e trace uma rota.
Outra característica do planejamento estratégico é nunca ter um fim. Isso porque é um plano de criação constante, que visa alcançar os objetivos definidos no plano de negócio. Ou seja, um depende do outro para acontecer.
É importante monitorar!
Depois de criar o planejamento estratégico e colocar as ações em prática, outra etapa é essencial: o monitoramento dos resultados. Ao avaliar as métricas, você consegue ver se está no caminho certo ou se precisa ajustar algo.
Esses indicadores dependerão das ações que você fará. No entanto, geralmente são a taxa de conversão, o aumento dos lucros e o índice de satisfação dos clientes, entre outros. Caso os resultados esperados estejam longe dos seus objetivos, considere rever o planejamento estratégico.
Faça reuniões com áreas envolvidas. Afinal, é sempre importante ter opiniões e trocar informações com todos os setores. Assim, o trabalho fica mais completo.
E aí, ficou mais claro para você o que é planejamento estratégico e o que é plano de negócios? Apesar de serem elementos diferentes, acabam se complementando. Ambos, no entanto, devem estar em constante avaliação e definição. Nunca se esqueça disso!
E já que estamos falando sobre empreendedorismo, aproveite para ler uma reportagem que fizemos com dicas para quem decidiu abrir um negócio online. E continue conosco aqui no Blog Vivo Empresas para ter acesso a mais conteúdos que vão ajudar a sua empresa a decolar!