Desdobramentos da pandemia prometem elevar o volume de consultas a escritórios de advocacia

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O cenário é paradoxal. De um lado, a pandemia carrega uma crise iminente e já levou à suspensão dos prazos processuais, estagnou processos e adiou pagamentos. De outro, escritórios de advocacia têm visto a demanda de trabalho aumentar, principalmente em relação às dúvidas decorrentes a situação trabalhista frente ao home office.

A conjuntura mudou no dia 19 de março, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu os prazos processuais até 30 de abril, com possível prorrogação, por meio da Resolução 313/2020. Isso significa que o despacho presencial em tribunais está suspenso e que o sistema judiciário passa a funcionar em regime de plantão.

Tanto para escritório jurídico quanto para advogados autônomos que têm suas receitas atreladas ao andamento ou acesso a processos, isso pode ser um problema.

É um novo momento e todos estamos nos adaptando a esse jeito diferente, imposto pela Covid-19, a digitalização dos escritórios jurídicos, tem se apresentado como conduta emergencial para assegurar a continuidade do negócio.

Neste artigo você verá:

  • As áreas com maior demanda
  • Como os advogados estão se adaptando ao trabalho remoto
  • O investimento dos escritórios em informação
  • Soluções de suporte ao trabalho remoto que facilitam a rotina dos escritórios de advocacia: conectividade, ferramentas de trabalho e de colaboração

Áreas com maior demanda

Algumas áreas do direito já estão sendo mais solicitadas do que outras. Escritórios que atuam no direito à saúde já estão debruçados sobre dúvidas relacionadas à coberturas dos planos médicos, problemas com atendimento em rede pública, diagnósticos, falta de testes de Covid-19, entre outros.

No direito trabalhista, as principais questões estão relacionadas ao novo método de trabalho (home office) adotado por grande parte das empresas, pagamentos de horas extras e os gastos com internet e telefonia que os funcionários terão de casa. Além dessas, ainda há dúvidas relacionadas as férias, demissões resultantes da crise e ainda as relacionadas às sanções emergenciais aprovadas pelo governo.

Uma das Medidas Provisórias que mais causou alarde nos últimos dias foi a de número 927, que altera regras empregatícias, incluindo medidas como:

  • possibilidade de trabalho remoto
  • compensação de horas no futuro
  • suspensão e antecipação de férias
  • adiamento do recolhimento do FGTS, entre outros.

“A MP 927/20, por se tratar de uma medida emergencial, anteviu que em muitas empresas inexiste previsão contratual a respeito da responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado. Por isso, o § 3º do art. 4º dispõe que tais questões deverão ser resolvidas e colocadas em contrato escrito, firmado previamente ou no prazo de trinta dias, contado da data da mudança do regime de trabalho.”

Advogada e consultora jurídica Renata de Oliveira Ferreira, sócia da Washington Ailton & Oliveira Ferreira Sociedade de Advogados.

Na esfera do direito do consumidor as solicitações são diversas, como por exemplo, aumento abusivo de preços, pedidos de ressarcimento por cancelamento de eventos, viagens, aulas e outros serviços em função da quarentena.

Escritórios de advocacia: home de terno e gravata sentando em frente a um computador e com o celular na mão.
Mesmo com aumento de demanda, advogados estão trabalhando de casa. Foto: Freepik

O trabalho remoto dos advogados

Com a implementação do Processo Judicial Eletrônico – ferramenta do CNJ que reúne processos em andamento em diversos tribunais do país – o trabalho dos advogados já deu um importante passo rumo à digitalização.

Por meio dele, os profissionais cadastrados conseguem dar entrada e acompanhar o andamento de processos, saber datas de audiência e consultar as decisões. Enfim, tudo sem sair do escritório (ou, em tempos de quarentena, de casa).

Com o apoio de diferentes sistemas, como o que digitaliza o trabalho e proporciona uma conexão de qualidade, os escritórios jurídicos puderam organizar a rotina de trabalho remoto de suas equipes. Tornou-se possível ainda fazer reuniões de equipe e com os clientes de forma online, com a mesma eficiência.

Para escritórios de advocacia que queiram melhorar seu modelo de negócio a partir da digitalização de sua estrutura há, ainda, diversos softwares especializados jurídicos e plataformas voltadas à gestão da rotina de trabalho de um escritório.

Soluções que facilitam a rotina dos escritórios de advocacia no trabalho remoto

  • Conectividade: atualmente, tudo pode ser operado em um mesmo ambiente de rede seguro, com alta tecnologia, compartilhando informações e dados a partir de dispositivos diferentes, via internet. Toda a equipe consegue ter acesso remoto e pode trabalhar independentemente de onde esteja. 
  • Cloud: um ambiente em nuvem garante que os arquivos e processos em andamento sejam compartilhados com todos da equipe. Tudo de maneira segura, uma vez que os arquivos são criptografados.
  • Produtividade: é possível usar plataformas como o Microsoft Teams para fazer reuniões com a equipe e com clientes.

Escritórios investem em informação

Outra estratégia para se destacar nesse momento de crise é a produção de conteúdo de qualidade. Diversos escritórios jurídicos têm se utilizado de seus websites e canais de redes sociais para difundir orientações sobre o novo esquema de trabalho, abrindo canais e oportunidades para que atuais e novos clientes possam entrar em contato seus especialistas. Veja alguns exemplos interessantes:

  • O Demarest publicou um portal exclusivo com conteúdo relacionado às implicações do novo coronavírus. O canal é alimentado por um time multidisciplinar de especialistas e reúne artigos, vídeos, notícias e podcasts;
  • O Bichara Advogados estruturou uma página de notícias que é atualizada constantemente com informações relacionadas a questões legais do Covid-19;
  • O Silveiro Advogados lançou não do seu site institucional para avisar que atendimento segue normalmente, que está priorizando reuniões de acesso remoto e que seus profissionais estão de prontidão para orientar sobre consequências jurídicas estabelecidas a partir da pandemia;

Print do site da Demarest sobre a pandemia.
Escritório de advocacia Demarest montou um site exclusivo sobre a pandemia. Foto: Print Demarest

Conclusão

Como vimos, o cenário da pandemia já vem provocando mais questionamentos legais e, consequentemente, trazendo mais trabalho aos escritórios de advocacia.

E, com o apoio de soluções digitais, é possível estruturar adequadamente os escritórios jurídicos, permitindo aos seus advogados trabalhar remotamente para atender a todos eles.

A Vivo Empresas oferece a Internet Dedicada, um serviço exclusivo pelo qual o usuário não divide sua rede com ninguém, o que garante muito mais estabilidade e proteção. O pacote  também disponibiliza suporte 24 horas por dia e solução de problemas em, no máximo, quatro horas. Os planos podem incluir locação de roteador, gestão e segurança.

Além disso, há os planos Smart Empresas que se adequam às mais diversas necessidades com velocidade 4.5G. O serviço é focado em empresas que necessitam de internet e voz, com pacotes que incluem ligações, apps e SMS ilimitados para qualquer operadora, além da possibilidade de atrelar o Vivo BIS ao seu plano, que permite usar internet que sobrou no mês seguinte.

Quer saber mais sobre como a digitalização pode ajudar sua equipe a trabalhar melhor, garantindo o crescimento da operação?

Por fim, veja como Vivo Empresas se organizou para ajudar seus clientes a atravessar esse período de pandemia.

Até a próxima!

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