Criar um e-commerce para empresas é uma estratégia rentável para quem trabalha com o segmento B2B, que significa Business to Business (negócios para negócios, em português). De acordo com uma pesquisa feita pela Couromoda em 2018 com 36 lojistas, 58% dos entrevistados disseram que adotariam o canal se os seus fornecedores tivessem uma loja online com as mesmas condições de compra.
Inclusive, eles afirmaram que a praticidade e a economia são os principais motivos dessa preferência pelo digital, uma vez que não será preciso se deslocar para fazer as compras.
Isso prova que o online é um canal de vendas que não deve ser dispensado por empresas que trabalham com o segmento corporativo. Saiba quais são as principais vantagens que a adoção de um e-commerce pode trazer para uma empresa do setor.
E-commerce para empresas: o que prever?
Em primeiro lugar é fundamental fazer um planejamento, que deve incluir os objetivos do e-commerce, público a ser alcançado e itens comercializados. Essa estratégia bem definida garantirá o sucesso da nova empreitada.
Outra questão importante é estudar o comportamento do público – saber o que seus clientes querem ver, como se portam no ambiente digital e quais são as necessidades atuais. Daí a importância de envolver o time de marketing nesse processo.
O próximo passo é prever a estrutura. Afinal, é necessário ter uma plataforma online para abrigar o seu site (veja aqui como funciona). Aliás, nessa etapa também deve-se pensar no design do site. A página precisa seguir a identidade visual da sua empresa.
Também é necessário prever quem irá ser o responsável pelo cadastramento dos produtos e pelo recebimento dos pedidos. Além disso, é preciso ter profissionais encarregados pelo envio das encomendas.
E não se esqueça do relacionamento com o cliente, que é muito importante. Sendo assim, preveja uma equipe para interagir com seus compradores.
Enfim, como é possível notar, trata-se de uma estrutura completa, mas não complexa. E o retorno costuma ser grande, o que faz desse investimento uma ótima opção para empresas de todos os setores. Veja a seguir os principais motivos para apostar em uma loja online.
5 – 100% disponível
Não há limites de horário para fechar negócios. Ou seja, se hoje a sua loja ou atendimento funciona em horário comercial, com o e-commerce as transações estarão 100% disponíveis (24 horas por dia e em sete dias por semana). Dessa forma, o cliente pode comprar o que deseja quando assim desejar.
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Esse tempo alargado certamente refletirá no aumento das vendas, que é o principal foco de todo negócio.
4 – Economia
Dá para vender por demanda. Ou seja, produzir ou encomendar apenas o que foi solicitado por meio do e-commerce para empresas. Dessa forma, não precisa estocar muitos produtos.
Isso implica em economia, uma vez que a estocagem costuma sair caro, já que é necessário ter um local específico, além de um cuidado todo especial para o armazenamento.
3 – Em dia com a transformação digital
Desenvolver um e-commerce para empresas é proporcionar uma nova experiência de compra para os clientes. Tal passo faz parte do processo de transformação digital do seu negócio, tão importante para facilitar diversas ações.
Além disso, uma loja online faz bem para a imagem da empresa. Estar disponível em todos os canais dá maior confiabilidade e conforto para os clientes, duas características que são levadas em conta na tomada de decisão na hora de comprar.
2 – Otimizar a rotina das equipes de venda
Ter um e-commerce para empresas não significa que a equipe de vendas não irá mais atuar. Pelo contrário. É possível otimizar esse trabalho. Vamos a um exemplo: na sua carteira de clientes há empresas que funcionam melhor com ferramentas online. Então, provavelmente comprar pelo site seria até mais prático e produtivo para eles.
Sendo assim, é questão de avaliar quais clientes demandam mais atenção presencial e quais você poderia encaminhar para o e-commerce em alguns momentos do atendimento. Dessa forma, todas as partes ficam satisfeitas e a empresa consegue dar o suporte mais adequado para os diferentes perfis de clientes.
1 – Maior alcance
Se devido à sua estrutura atual você trabalha apenas em uma cidade ou estado, um e-commerce pode ampliar muito mais a sua área. Sendo assim, seus produtos poderão ser comercializados no Brasil inteiro. Isso representa um faturamento maior e mais possibilidades de negócio.
E aí, se convenceu de que abrir um e-commerce para empresas é um bom negócio? Com certeza o seu faturamento irá aumentar, os clientes ficarão satisfeitos e as equipes cada vez mais produtivas.
Aliás, uma questão importante relacionada a e-commerceé o método de pagamento. É fundamental oferecer diferentes opções para o cliente. Afinal, a ideia é tornar a experiência de compra cada vez mais prática. Sendo assim, veja aqui uma reportagem que fizemos sobre o tema.
Além disso, temos outra leitura especial: tudo o que você precisa saber para colocar uma loja online no ar. Agora, aproveite todo o potencial que a internet oferece e bons negócios!