Falhas relacionadas ao controle financeiro podem ser fatais para uma empresa. Aprenda como manter o foco para evitar que esse tipo de problema aconteça e prejudique o bom andamento dos negócios.
Fazer uma boa gestão do dinheiro é essencial para toda empresa, não importa o setor. Afinal, se o gasto da empresa for maior do que seu faturamento, isso pode implicar em prejuízos irreversíveis. Por isso, é fundamental fazer um controle financeiro minucioso.
Isso vale para todas as fases da empresa, independente se ela acabou de ser aberta ou se já está em um patamar mais avançado. Em todos os casos, uma palavra é essencial: gestão. Organizar os gastos, controlar os recebimentos e verificar se há excessos em alguma das áreas, entre outros, são alguns dos cuidados básicos que um empreendedor consciente deve ter.
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Errar em uma dessas etapas pode representar uma ameaça para o futuro. Ou seja, talvez você precise dar um passo para trás para poder consertar o problema. Por isso, a solução é evitar alguns erros mais comuns. Nós listamos os mais recorrentes. Acompanhe com atenção para evitar deslizes.
Principais erros no controle financeiro
6- Misturar gastos pessoais com as da empresa
Um dos principais erros que afetam a saúde financeira de uma empresa é não conseguir separar o CNPJ do CPF. Ou seja, usar o dinheiro da empresa para cobrir gastos pessoais. Por isso, o primeiro passo para evitar esse problema é definir um salário para os sócios. Esta é a quantia que deverá ser utilizada para pagar as despesas do dia a dia dos donos da empresa, independente do lucro final dividido entre os sócios.
Pagar a conta da escola ou a prestação do seu carro com o dinheiro da empresa, por exemplo, deve estar fora de cogitação, já que pode haver dificuldades para repor a quantia, impactando diretamente no funcionamento do negócio.
5 – Não poupar
Empresas também precisam guardar e investir parte dos seus ganhos, já que são essas reservas que vão garantir que tudo continue funcionando bem mesmo quando aparecer um gasto inesperado.
Ter esse valor investido pode te salvar de diversos problemas. Imagine ter de pedir um empréstimo (que costuma possuir juros altíssimos) ou pagar a conta em atraso. É prejuízo na certa.
Para evitar isso, pesquise quais tipos de investimentos fazem mais sentido para o seu negócio. E antes de investir não esqueça de olhar a liquidez. Ou seja, se será possível sacar o dinheiro a qualquer momento ou se há um prazo a ser cumprido.
4 – Não anotar todas as despesas
Todas as despesas da empresa, não importa se forem pequenas ou grandes, devem ser catalogadas. Por exemplo: você saiu para tomar um café com um cliente, pagou e não guardou a nota. Apesar de se tratar de um gasto pequeno, ele não pode sair do seu bolso.
É importante que todos os gastos da empresa vão para uma planilha, que possa ser acessada por todos os membros da equipe financeira. Outra solução é apostar em um software de gestão, que garante um acompanhamento mais detalhado e mostra todos os indicadores necessários.
Deixar passar alguns gastos pode ser prejudicial para a empresa, mesmo se forem pequenos. Dessa forma, no final do mês você saberá exatamente o destino do dinheiro. Se algo não for catalogado, o risco de gastar mais do que se ganha é maior.
3 – Não ter um fluxo de caixa
Além de anotar todas as despesas, é preciso ter um controle dos gastos que envolvem a empresa no geral. Isso se chama fluxo de caixa. Você deve saber, por exemplo, quanto dinheiro entrou por dia, quanto saiu e qual foi o destino desse montante.
Ou seja, a ideia é estar consciente de todas as movimentações. Dessa forma, é possível gerenciar melhor e ter uma visão panorâmica da área financeira. Portanto, ao analisar o fluxo de caixa é possível detectar, por exemplo, com quais fornecedores a empresa gasta mais dinheiro. E partir daí pedir descontos. Isso sim é usar o controle financeiro em prol da economia!
2 – Não conhecer o estoque
É fundamental conhecer o estoque da empresa. Isso porque corre o risco de você gastar mais do que é realmente preciso. Ou seja, comprar itens a mais. Além de ser um custo desnecessário, as despesas com a estocagem também aumentam.
Sendo assim, é fundamental fazer uma gestão integrada do estoque. Caso a empresa já tenha equipes de compras e de finanças sugira conversas entre as áreas. Trabalhar junto é a melhor maneira de garantir um controle financeiro melhor.
1 – Não fazer um planejamento financeiro
Nem pense em deixar o planejamento financeiro de lado. Assim como em todos os setores, planejar custos, gastos e investimentos é necessário para o sucesso da empresa.
Você precisa saber exatamente onde quer chegar. Ou seja, estabelecer metas de lucros por mês (ou no período que achar mais apropriado). Dessa forma, conseguirá acompanhar os indicadores com mais propriedade.
Fazer o planejamento financeiro, no entanto, não é uma tarefa simples. Pensar na projeção de lucros depende de vários outros fatores, como investimentos necessários, objetivos da empresa, metas por setores e preços dos produtos ou serviços. Por isso, é fundamental envolver todos os profissionais-chave da empresa no desenvolvimento desse plano.
E aí, viu como não é nada impossível garantir um controle financeiro muito mais efetivo? Com certeza isso fará a diferença para a sua empresa. Inclusive, nós fizemos recentemente uma reportagem com dicas de como manter a sua conta em dia. Leia aqui – há muitas dicas especiais!
Outra leitura importante para todo empreendedor é sobre o setor de contabilidade. Veja como usar a tecnologia para estruturar todos os gastos da empresa! E siga conosco aqui no Blog Vivo Empresas. Até a próxima!