Prestador de serviço: 6 dicas para se tornar referência no mercado

Foto do autor

O mercado, como um todo, é competitivo e complexo, afinal, empresas fecham e abrem diariamente. Por isso, é importante se tornar referência como prestador de serviço para superar os concorrentes e alcançar a almejada estabilidade. A questão é: como fazer isso?

Existem muitas formas de se destacar no setor, como fazer um bom atendimento, realizar um planejamento completo e oferecer diversas opções de pagamento. E, ao colocá-las em prática, certamente o prestador terá excelentes feedbacks sobre seu trabalho.

Neste artigo, serão abordados os seguintes tópicos:

  • O que é prestação de serviço?
  • Diferença entre prestador de serviço, autônomo e profissional liberal;
  • 6 dicas para se tornar referência como prestador de serviço;
  • O uso da tecnologia na prestação de serviços.

O que é prestação de serviço?

GettyImages 1313463369

Esse é o termo utilizado para descrever a execução de um trabalho contratado ou oferecido por terceiros. As principais características são a intangibilidade e a inseparabilidade, o que significa que o serviço produzido é usado simultaneamente. E, embora supra as necessidades dos consumidores, não resulta na posse de um bem material.

Ao longo de muitos anos, essa atividade era considerada de segunda classe e, na maioria das vezes, desempenhada por pessoas que não tinham conhecimento e nem capacidade para executar “algo melhor”.

No entanto, com o passar do tempo, essa profissão ganhou força e foi profissionalizada. A prova disso é que, em 2020, a prestação de serviços foi responsável por 30% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, atualmente, também é considerada a maior atividade empregadora do país.

Números da prestação de serviços no Brasil

Os números relacionados à atividade são impressionantes, sobretudo porque superam segmentos consolidados no mercado, como construção civil e indústria.

Também segundo o IBGE, 70% das empresas nacionais oferecem algum tipo de serviço, e é justamente esse percentual elevado que justifica a representatividade atual do setor no PIB.

Em 2019, o segmento criou mais de 382 mil empregos formais, segundo o Ministério da Economia. Em contrapartida, o comércio gerou 145 mil vagas e, a construção civil, 71 mil.

Outro destaque é o número de companhias ativas. Ao todo, de acordo com o levantamento do Data Sebrae, existem 8,64 milhões de organizações do setor. Para fins de comparação, há 1,90 milhão de fábricas e 679 mil negócios agropecuários. 

Todos esses dados deixam claro que os serviços, mais do que nunca, ocupam a linha de frente da economia. Dessa forma, para alcançar o sucesso, é preciso ampliar constantemente o conhecimento e aprimorar a qualidade do trabalho prestado.

Diferença entre prestador de serviço, autônomo e profissional liberal

GettyImages 1369521990

Sabendo o que é a prestação de serviços e o cenário atual dessa atividade diante do mercado, será apresentada, a seguir, a diferença entre prestador de serviço, autônomo e profissional liberal — uma questão que causa muitas dúvidas.

Prestador de serviço

O prestador de serviço realiza sua atividade sem nenhum tipo de vínculo empregatício. Ou seja, sua relação de trabalho, diferentemente daquela de empregados, não é pautada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No entanto, a principal característica do prestador de serviço é que ele atua como empresa. Por esse motivo, é necessário ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e emitir notas fiscais referentes aos serviços prestados.

Vale ressaltar que, como a atividade não segue as determinações da CLT, o próprio prestador é responsável por pagar impostos e contribuir para o INSS. Isto é, o contratante remunera o profissional somente pelo serviço prestado, sem nenhum outro tipo de obrigação.

Autônomo

O autônomo, assim como o prestador de serviços, não possui vínculo empregatício com nenhuma empresa. O trabalhador que opta por atuar dessa maneira é economicamente independente e executa suas atividades com mais liberdade.

A principal diferença entre o autônomo e o prestador é que o primeiro não precisa de nenhum certificado, qualificação ou CNPJ ativo para exercer seu trabalho.

Profissional liberal

Diferentemente dos demais, este pode ter vínculo empregatício com uma ou mais organizações. Ou seja, é possível que tenha a carteira assinada e, com isso, cumpra com as obrigações de um empregado, além de ter direito aos benefícios da lei. Nesse caso, estamos falando sobre pessoas que executam algum tipo de atividade intelectual em negócio próprio ou de terceiros.

Outra grande característica do profissional liberal é que ele necessita de qualificação formal para atuar. Dessa forma, geralmente são representados pelos conselhos profissionais de que fazem parte, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Regional de Administração (CRA), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), entre outros.

6 dicas para se tornar referência como prestador de serviço

Ser um prestador de serviço exige muitas habilidades para garantir que o atendimento ocorra de maneira satisfatória. Afinal, é preciso lidar diretamente com diferentes questões, como a relação com os clientes e colaboradores, além do cuidado com as finanças e a análise da concorrência.

Por isso, é importante ter organização, planejamento e uma série de outros requisitos fundamentais para que tudo flua da maneira mais adequada. Para ajudar nessa empreitada, estão listadas, a seguir, algumas dicas importantes para se destacar no mercado.

1. Planejamento

O primeiro passo para se tornar referência na área é planejar bem as etapas para otimizar o tempo, prevenir problemas e deixar o serviço mais assertivo e eficiente. Além disso, criar estratégias, estabelecer metas e pensar no trabalho como um todo é fundamental para garantir que os negócios prosperem.

Assim, o planejamento deve ser baseado nos seguintes fatores:

  • Análise de mercado;
  • Concorrência;
  • Matéria-prima;
  • Objetivos.

2. Bom atendimento

Cumprir os prazos estipulados e garantir a qualidade do serviço é essencial para se tornar referência como prestador.

Isso porque, por mais que existam várias ferramentas e estratégias de marketing, a publicidade boca a boca continua sendo a principal maneira de alcançar clientes, sobretudo da Geração Z, de acordo com um estudo realizado em 2020 pelo The Center for Generational Kinetics.

E, para atender bem o público, é importante contar com o auxílio de softwares específicos de gestão ou atendimento, como o customer relationship management (CRM).

3. Ofereça diversas opções de pagamento

É fato que os clientes compram mais se têm um número maior de possibilidades de pagamento, portanto, oferecer diferentes meios, como cartão de crédito, débito, boleto bancário ou PIX, é uma excelente estratégia para evitar desistências em relação aos seus serviços.

Assim, uma boa alternativa é investir na compra ou no aluguel de máquinas de cartões. Será um gasto a mais, porém representará um aumento considerável no volume de clientes. No entanto, é importante ter uma boa conexão para garantir que os dispositivos funcionem adequadamente.

4. Seja transparente

A transparência é fundamental para todo prestador de serviço. Você deve mostrar para o seu cliente aquilo que a sua empresa dispõe e como você pode ajudá-lo. Só assim é possível alcançar bons resultados e fidelizar os consumidores.

Afinal, não adianta oferecer serviços que estão além da sua estrutura ou prometer prazos que não são viáveis. É preciso analisar o que pode ser oferecido, quando será entregue e de quais maneiras será executado o trabalho.

5. Avalie seus resultados

O planejamento é importante, mas você só vai saber se suas ideias estão dando certo quando começar a avaliar os resultados do negócio. É fundamental fazer uma análise constante dos números: quanto sua empresa tem entregado, quais são os pontos fortes, as fraquezas e o que deve ser melhorado.

6. Faça um bom pós-venda

O pós-venda é o atendimento prestado ao cliente após a contratação dos serviços. É nessa etapa que você pode se tornar referência para os consumidores, gerando boas percepções de experiência e satisfação com suas atividades.

Assim, é possível manter o relacionamento com o público, fidelizá-lo, criar novas oportunidades e fortalecer sua empresa.

Dessa forma, ofereça ao cliente todo suporte necessário, mesmo após a entrega do trabalho, e esteja sempre por perto caso ele tenha dúvidas ou precise de ajuda.

O uso da tecnologia na prestação de serviços

A tecnologia é uma das principais aliadas das empresas que prestam serviços, pois possibilita a centralização das informações do negócio e, consequentemente, a implementação de uma gestão eficiente.

Contar com uma checklist online, por exemplo, viabiliza a criação de protocolos de verificação de insumos, processos ou até mesmo pessoas, se for o caso. E, automatizando cada uma dessas tarefas, é possível obter maior controle de atividades e demandas, visto que você poderá acessar os dados necessários rapidamente e, assim, tomar decisões assertivas.

A melhor parte é que não é preciso ter uma ampla infraestrutura para armazenar essas informações: tudo fica salvo na nuvem, e pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo. De todo modo, as necessidades de cada negócio variam tanto em escala quanto em complexidade.

Ciente dessas particularidades, a Vivo Empresas mantém um portfólio amplo, com soluções de conectividade, Cloud, IoT, Big Data, segurança digital, entre outras, versáteis o suficiente para atender aos diferentes níveis de complexidade operacional.

O que achou deste artigo? Acreditamos que os conteúdos abaixo também podem ser úteis para o seu negócio:

Até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato