Os nomes e características são semelhantes, mas eles desempenham papéis bem diferentes. Se você não sabe a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal, tranquilize-se. Essa dúvida pega muita gente!
A legislação brasileira obriga empresas que vendem produtos e serviços a oferecer ambos os documentos para seus clientes. Por isso é essencial saber diferenciar cada um.
O primeiro é um comprovante simplificado de compra para o consumidor, o segundo é mais completo e complexo – tem validade jurídica e é utilizado no compliance fiscal e tributário.
Os dois já existem em versões digitais – onde o consumidor não recebe nada impresso, só de forma online.
Ao abrir um negócio, é sempre bom verificar com seu serviço de contabilidade qual o formato correto e adequado de documento fiscal para a sua empresa.
Leu “contabilidade” e já achou tudo muito difícil?
Se sim, fique, porque esta leitura pretende descomplicar esse tema e te mostrar também:
- As principais diferenças
- Informações do cupom fiscal
- Informações da nota fiscal
- O sistema ERP no processo de emissão de cupons e notas fiscais
Principais diferenças entre cupom fiscal e nota fiscal
Cada documento tem um objetivo. A nota fiscal é gerada em operações de venda, troca, transferência, devolução e compra, como no e-commerce.
O cupom é emitido por um varejista para o cliente final (padarias, mercados etc.) e só pode ser impresso em um emissor de cupom fiscal (ECF) – impressora autorizada pela SEFAZ (Secretaria de Fazenda), órgão público estadual responsável por arrecadar os impostos das empresas.
A garantia dos documentos é bem diferente. A nota fiscal dá direito à troca, já o cupom, não. E isso porque o cupom traz as informações da empresa e da compra. Nele, não consta nada sobre o comprador.
A nota traz tudo: dados de quem comprou, da empresa e até da transportadora, situação em que o cliente pode devolver o produto e solicitar o reembolso dos valores pagos à empresa se apresentá-la. É exatamente por isso que o PROCON recomenda aos consumidores exigirem a nota fiscal.
O cupom fiscal traz as informações…
- Local da venda;
- Data e hora;
- Produto vendido;
- Valor a ser pago;
- Empresa contribuinte;
- Forma de pagamento utilizada.
Vale ressaltar que em muitos estados ele já vem sendo substituído pelo Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) com assinatura digital, que serve como garantia judicial, sendo emitido e armazenado em equipamento especial.
Existe a opção de imprimir um extrato do CF-e para que o consumidor consulte no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) utilizando um código.
A nota fiscal traz…
- Empresa contribuinte;
- Local da venda;
- Comprador;
- Produto vendido;
- Data e hora;
- Cálculo de impostos;
- Transportadora.
Para a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) ser emitida, também é necessário um software que fornece um guia gráfico impresso no papel (DANFE) e um arquivo digital (XML). É necessário armazená-las por, no mínimo, 5 anos.
Além do documento provar o pagamento dos tributos e dos percentuais recolhidos pelo governo, ele gera confiança entre fornecedores e clientes.
Emissões simplificadas
A emissão de notas e cupons fiscais ficou bem mais simples agora que pequenas e médias empresas contam com sistemas como o ERP da Vivo Empresas, software com módulos de finanças e contabilidade que geram e emitem diferentes tipos de notas com uma série de benefícios:
Eliminação de erros manuais: automatizam a coleta de dados necessária para a emissão de documentos fiscais. Com preenchimento que segue as regras exigidas, o ERP elimina a possibilidade de erros humanos, tornando os documentos realmente precisos.
Velocidade do processo: a automatização reduz o tempo gasto no preenchimento de documentos, permitindo que as empresas atendam os clientes o mais breve possível.
Compatibilidade: o ERP da Vivo Empresas está integrado a um único ciclo de negócios e pode ser combinado com softwares que já operam na empresa.
De cara, você ainda conta com segurança no armazenamento de seus documentos fiscais com recursos avançados contra acessos não autorizados e ameaças cibernéticas.
Conheça todos os benefícios com o auxílio de nossos consultores e não deixe de conferir os conteúdos indicado para você hoje:
- Feedback de clientes: como lidar com sugestões, elogios e críticas
- Social marketing: como fazer vendas pelo celular?
Até a próxima!