Muitos empreendedores buscam na internet formas de ampliar as vendas dos produtos de sua empresa, aumentar a base de clientes e a visibilidade de marca ou encontrar os fornecedores certos.
Dos resultados encontrados, um se destaca cada vez mais: o marketplace.
Esse modelo de negócio vem se destacando cada vez mais como uma das modalidades de comércio online mais vantajosas para empreendedores de diversos setores.
São muitos os motivos: acessibilidade tecnológica, flexibilidade de trabalho, digitalização e possibilidade de atingir diversos setores.
Alguns dados mostram que o comércio online passou de tendência e realidade. Hoje, é o futuro. Só em 2023, o e-commerce cresceu cerca de 22%, uma média anual que deve permanecer até 2025.
Uma pesquisa do SEBRAE revela que cerca de 80% do comércio digital B2C (de empresa para consumidor) no país é feito por meio de plataformas online, com 51% dos consumidores afirmando que fazem compras frequentes nesses espaços.
Neste conteúdo, iremos te explicar o que é um marketplace e suas vantagens para empreendedores de micro, pequenas e médias empresas.
Também listamos cinco fatores de sucesso para uma boa plataforma de compra e venda, como:
- Experiência do usuário
- Seleção estratégica de produtos
- Gerenciamento eficiente de transações e pagamentos
- Recursos de Avaliação e Feedback
- Monitoramento e análise de dados para melhorias contínuas
Vamos lá? Boa leitura!
Checklist do marketplace: conceituando esse modelo de negócio
O termo marketplace se refere a uma modalidade no e-commerce na qual múltiplos vendedores podem listar e oferecer seus produtos ou serviços para o público por meio de uma plataforma online que faz a intermediação entre quem vende e quem compra.
A Amazon, gigante norte-americana que só cresce e está no topo das indústrias mais valiosas do mundo, é o melhor exemplo desse modelo. Ao entrar na plataforma, você encontra produtos de diversas marcas. O site apenas intermedia, realiza pagamentos, atua no atendimento ao cliente. É um intermediário entre as duas pontas: quem vende e quem compra.
Se você tem um pequeno negócio e busca ampliar sua base de clientes, considere se cadastrar em um marketplace como fornecedor. Você ganha tempo e praticidade ao contar com todo o suporte de profissionais em divulgação, pagamento e trâmites de envio de produtos. Sem contar na ampla visibilidade que sua marca ganha ao estar em sites procurados por muita gente quando querem comprar algo.
Se você está no outro lado e procura insumos específicos para seu negócio, acessar um marketplace também é um bom negócio. Há uma gama de produtos voltados para empreendedores, geralmente vendidos em grandes quantidades.
Agora, vamos a uma lista de cinco coisas que todo marketplace precisa ter para chegar no topo!
- Experiência do usuário
O conceito de Experiência do Cliente, também conhecido como Customer Experience (que no inglês ganha a sigla de CX), é usado para designar toda a jornada de um cliente com uma empresa. Ela engloba todos os pontos de contato de um cliente com o produto, indo do interesse pela compra, avaliação, o ato da compra e o pós-venda.
Um bom marketplace pensa na melhor experiência para os dois lados: para quem compra como para quem vende. Ambos funcionam como “clientes” dessa plataforma. Por isso, é importante conhecer muito bem a jornada que cada ponto de contato faz:
- O fornecedor deve ter uma plataforma intuitiva e ágil para o cadastro de seus produtos. Precisa ser clareza sobre as formas de pagamento e o recebimento de suas vendas. E sempre é bom ter um atendimento afiado para sanar dúvidas e possíveis problemas.
- Já o cliente precisa ver os produtos de forma atrativa e “vendedora”. Também precisa ter informações sobre o fornecedor, como avaliações e comentários – muitos marketplaces, como a Shopee e a Shein, apostam em um sistema no qual os compradores deixam comentários e até fotos dos produtos que compraram!
Outro ponto que vale para todos os lados é o registro de dados. A Experiência do Cliente mede sentimentos e percepções das pessoas sobre as empresas, o que é possível aferir com o uso de dados, sistemas de pontuação e pesquisas de satisfação do cliente.
- Seleção estratégica de produtos
De marketplaces que oferecem os mais variados tipos de produto o mercado já está cheio (inclusive de gigantes multinacionais). Então fica difícil competir com eles. Por isso, uma boa estratégia é focar em um nicho ou categoria. Dessa forma, você conseguirá criar campanhas de marketing mais direcionadas, voltadas a alcançar o público do seu negócio.
Um bom exemplo é o Enjoei, que enxergou a oportunidade de ajudar pessoas a venderem e comprarem itens usados. Eles começaram apenas com roupas e já expandiram para diversas outras categorias de itens.
- Gerenciamento eficiente de transações e pagamentos
Ter uma boa plataforma de pagamentos e recebimentos torna o fluxo financeiro do marketplace mais eficiente e confiável para os clientes. Por uma pequena taxa, geralmente calculada em porcentagem do valor total, o marketplace cuida do pagamento e recebimento de dinheiro e faz todo o envio de produto. Atua também em devoluções, substituições de produtos extraviados e outros problemas.
O gerenciamento do fluxo de caixa é um destaque para quem vende em marketplace. É possível acessar em uma única plataforma todas as informações para entender como está a performance das suas vendas, além de evitar atrasos em recebimentos.
- Recursos de Avaliação e Feedback
Pense com a gente: você se conecta alguém que quer comprar algo. Age na visibilidade e venda desse produto. E depois da compra, é a plataforma que gerencia a experiência desse cliente.
Por isso, é muito normal surgirem dúvidas, reclamações, elogios e comentários para quem compra os produtos. Ter um atendimento eficiente para esses dois públicos garante que todos saiam satisfeitos.
Algumas práticas que você pode adotar: tenha um FAQ bem definido, responda rapidamente dentro do horário estabelecido e resolva casos complicados da forma mais simples possível. Além de evitar problemas, você criará uma experiência que tem tudo para ser positiva.
- Monitoramento e análise de dados para melhorias contínuas
Uma análise bem fundamentada de vendedores e compradores passa pelo registro de dados, comportamentos, compras… vale o registro de tudo!
Isso porque um bom gerenciamento de dados fornece insights preciosos para tomar decisões técnicas sobre seu negócio. Onde estão os maiores compradores? E os maiores vendedores? Qual tipo de produto tem a maior procura? E a menor procura? O gerenciamento de dados te dará essas respostas.
E você? Tem alguma experiência em marketplace? Já acessou algum?
Conte para a gente.
Ficamos por aqui. Até a próxima!