Qual é o seu objetivo?
Será a primeira pergunta que o Spotify fará a você – “conte-nos sobre os seus objetivos”. A partir da sua resposta, o colaborador construirá a segmentação e um formato ideal de anúncio para que você alcance esse objetivo. Se a sua resposta não for clara, isto é, se você não sabe por qual motivo está anunciando na plataforma, o objetivo corre bastante risco de não ser alcançado.
Veja como utilizar as redes sociais para impulsionar as vendas
Além disso, você precisa conhecer as possibilidades oferecidas pela plataforma. Para tanto, confira a lista que preparamos.
Tipos de anúncios feitos no Spotify
Abaixo você confere os quatro formatos possíveis de anúncios, os modelos de exibição de cada um deles e as plataformas compatíveis, ou seja, que rodarão o anúncio escolhido.
Áudio
Plataformas: Celular, tablet, desktop, web, PlayStation®, Chromecast e algumas TVs conectadas.
Em suma, o anúncio em áudio possui uma única forma de exibição. Por esse motivo, é compatível com quase todas as plataformas que rodam Spotify e, portanto, pode ser considerado o formato mais acessível da lista.
Ele é vinculado entre uma música e outra e é acompanhado de um banner clicável. Isto é, um banner que serve para enviar os usuários para uma URL externa – como o site do seu negócio, por exemplo.
Vídeo
Ao contrário do áudio, o formato em vídeo possui duas formas de exibição: a sessão patrocinada e o vídeo takeover. Portanto, confira abaixo a diferença entre as duas.
Sessão patrocinada
Plataforma: aplicativo móvel.
Nesta opção, um vídeo conceitual ou promocional do seu negócio aparece entre uma música e outra e, ao assisti-lo, o usuário ganha 30 minutos sem anúncios.
Em outras palavras, você troca um benefício por uma visualização. Aliás, ao final da exibição, um banner clicável aparece. E, nesse local, você pode anunciar seu site ou página de um produto específico.
Inclusive, é importante salientar que a pessoa pode não aceitar a visualização em troca dos 30 minutos. No entanto, no geral, o usuário aceita.
Video takeover
Plataformas: aplicativo móvel e desktop.
O vídeo takeover é quase igual ao sessão patrocinada. No entanto, ele não oferece os 30 minutos de música sem anúncios. O vídeo do seu negócio surge entre um música e outra e, assim como a opção acima, inclui um banner clicável no final.
Display ou Banner
Depois de compreender os formatos áudio e vídeo, chegamos ao display ou banner, que pode ser interativo ou estático. Aliás, dos anúncios vistos acima, esse formato é o que possui mais formas de exibição. Confira abaixo:
Overlay
Plataformas: aplicativo móvel e desktop.
Digamos que o usuário abriu o Spotify, iniciou uma playlist, saiu do aplicativo para responder uma mensagem e voltou. É nesse momento que o banner clicável, contendo as informações sobre o seu negócio aparecerá. Ou seja, quando ele abrir novamente a plataforma.
Homepage takeover
Plataforma: apenas desktop.
Já o banner homepage takeover aparece, por 24h, na página inicial do Spotify. Portanto, ele é clicável e compatível com rich media, (termo publicitário para conteúdo interativo). Ou seja, o que permite que a sua empresa utilize elementos interativos para atrair ainda mais a atenção do usuário.
Leaderboard
Plataformas: desktop e web player.
Por fim, o leaderboard. Neste caso, o display do seu negócio será o único exibido por 30 segundos, mas apenas quando o Spotify for o aplicativo predominante na tela. Em suma, assim como os outros dois, ele também é clicável.
Patrocínio
Sponsored playlist
Plataformas: aplicativo móvel e desktop.
Por fim, o formato patrocínio. Neste caso, você se torna patrocinador de uma playlist, criada pelo Spotify, e que está alinhada ao seu público-alvo. Ou seja, em troca, além de ter um lugar de destaque dentro da playlist, a sua marca possui a chance de interagir com os usuários em cada intervalo comercial.
Áudio, vídeo, display, patrocínio e voz?
De acordo com o site Marketing Land, o Spotify está investindo em um quinto formato de anúncio, que responde a comandos de voz.
“Quando um anúncio que responde a comandos de voz é veiculado, os ouvintes poderão optar por interagir com ele respondendo ‘reproduzir agora'”, explica a notícia.
Aliás, o novo formato possibilita aos anunciantes uma forma eficaz de envolver seus consumidores quando, por exemplo, eles não estiverem olhando para a tela do app ou sem condições de utilizarem as mãos.
No entanto, assim como o Ad Studio – que exploraremos a seguir -, a novidade só está disponível nos Estados Unidos e ainda em fase de teste.
Enfim, agora que o objetivo de campanha já está claro e você conhece o formatos de anúncio existentes, hora de entrar em contato com um colaborador(a) do Spotify. Esse primeiro contato será feito pelo site Spotify for Brands (expressão em inglês que significa Spotify para Marcas).
Spotify for Brands
Portanto, Spotify for Brands é a página reservada à anunciantes no site do Spotify que, apesar do nome em inglês, possui versão em português. É lá que você encontrará o formulário para contato, mencionado no início do texto.
No entanto, antes de preencher e enviar o formulário, dê uma “voltinha” pelo site. Você encontrará diversas informações, além de insights sobre os principais públicos que utilizam a plataforma, que podem aperfeiçoar a estratégia de marketing da sua empresa.
Após, enviar o formulário enviado, basta esperar o retorno de um representante do Spotify.
Spotify Ad Studio
Logo no início do texto comentamos que o Spotify não possui uma plataforma self-service de anúncios, correto? No entanto, ele possui, mas só funciona nos Estados Unidos. O nome é Spotify Ad Studio e foi criada em setembro de 2017 para que pequenas e médias empresas pudessem anunciar.
Contudo, é uma plataforma que descentraliza apenas a criação e gerenciamento do anúncio em áudio. Portanto, os outros formatos, como vídeo e display, só podem ser realizados por intermédio de um colaborador da Spotify, conforme vimos acima.
Então, achou muito trabalhoso anunciar no Spotify? Você pode optar por outras ferramentas. Aliás, o Vivo Ads, é uma delas. Afinal, é uma solução de marketing digital intuitiva, criada para amplificar o alcance do seu negócio. Além disso, continue no Blog Vivo Empresas para mais notícias sobre tecnologia e negócios.