Segurança digital? Entenda o que é necessário para compor uma infraestrutura robusta

29/10/2020 às 18:37

Soluções de segurança digital resguardam a rede corporativa das empresas, bloqueando todas as possíveis portas de entrada para criminosos

A cibersegurança sempre esteve em pauta no universo corporativo, uma vez que uma imensidão de  dados circulam diariamente pelos ambientes virtuais. Com a pandemia, a necessidade de organizar as equipes no trabalho a distância fez com que muitas companhias questionassem suas infraestruturas de segurança digital. 

Isso porque, na mesma proporção com que a Covid-19 se propagou pelo mundo, houve um crescimento significativo no volume de eventos maliciosos e de invasões de hackers às redes empresariais. Houve casos, inclusive, com impacto mundial, como o da montadora Honda, que precisou paralisar suas linhas de produção depois de um ciberataque.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa? Neste artigo, mostraremos o que é preciso para  blindar sua rede, em um contexto no qual o digital ganhou protagonismo. 

Você verá:

  • O cenário mundial dos ataques virtuais
  • Como blindar as companhias
  • Ferramentas mais adequadas para todos os casos
  • De quais formas a Vivo Empresas pode ajudar nessa jornada

O cenário mundial dos ataques virtuais

O mundo está cada vez mais digital, com um contexto em que o volume de dados cresce exponencialmente. Nesse ano, a previsão da IDC é que sejam criados, capturados, copiados e consumidos 59 zetabytes de dados. Vale ressaltar que um zetabyte equivale a 10 bytes elevados à vigésima primeira potência. Nesse cenário, é claro que os ataques virtuais acontecem com mais frequência.

Somente o phishing, uma das investidas mais comuns, cresceu 667% nos primeiros meses de quarentena, de acordo com uma pesquisa feita pela Capgemini Research Institute em março. Os principais alvos foram os trabalhadores em home office

Um estudo conduzido pela Universidade de Stanford mostrou a vulnerabilidade das equipes de trabalho, sobretudo em home office. Quase metade dos entrevistados (47%) declarou ter caído em algum golpe virtual. Desses, 43% afirmaram que clicaram nos links com vírus por acharem que a solicitação fosse legítima. Outra parte (41%) disse que o fez por imaginar que o e-mail havia sido enviado por um executivo sênior ou alguma marca renomada.

A consultoria Gartner apurou, em abril de 2020, que a cibersegurança foi considerada o principal desafio por líderes que atuam em compliance. Segundo o estudo, ferramentas voltadas para a proteção dos dados são imprescindíveis para suportar as jornadas de transformação digital das companhias

Adicionalmente, em outro estudo, sobre tendências em tecnologia para 2021, a Gartner afirma que uma rede de cibersegurança, de maneira escalável, flexível e confiável será destaque no próximo ano.

Webinar | Proteger sua empresa de ataques virtuais_V1

O que é segurança digital?

A cibersegurança, também conhecida como segurança cibernética nada mais é do que uma forma de proteger servidores, computadores e dispositivos digitais em geral contra crimes virtuais, para roubar informações, dados ou realizar transações financeiras ilícitas, por exemplo.

Assim, é extremamente necessário buscar ferramentas para se proteger contra esse tipo de situação, sejam filtros de web, que protegem e alertam sobre sites ou e-mails suspeitos, por exemplo, até mesmo ferramentas de monitoramento de redes, que ajudam a bloquear fluxos intensos de tráfego que não são esperados.

Somente grandes empresas precisam se preocupar com segurança digital?

A segurança digital é uma preocupação constante em grandes companhias. Afinal de contas, evita prejuízos ou crimes contra a propriedade intelectual, por exemplo. Porém, esse é um cuidado que deve ser tomado também por pequenas e médias empresas.

Atualmente, existem ataques cada vez mais sofisticados, que usam até mesmo roteadores caseiros para minerar bitcoins ou formar botnets, por exemplo. Assim, não importa qual o tamanho do seu negócio, é crucial buscar um provedor especializado, como a equipe de especialistas em cybersecurity da Vivo Empresas.

O que é preciso para compor uma infraestrutura de segurança digital adequada

Como vimos, a maior exposição digital também aumenta a vulnerabilidade das companhias – e, consequentemente, o risco dos ciberataques. Por isso, é essencial monitorar constantemente os ambientes, de modo que as equipes de segurança possam identificar riscos imediatamente, dando a eles uma resposta a eles com maior rapidez.

Daí a importância de contar com uma infraestrutura  de cibersegurança robusta, composta por ferramentas capazes de resguardar a companhia em diferentes frentes. Inclusive, é preciso buscar uma combinação assertiva, para garantir a blindagem total de aplicações, dados e de informações sigilosas. 

Para apoiar a escolha das soluções mais adequadas, com base nas necessidades de cada organização, a Vivo Empresas desenvolveu um portfólio abrangente, com opções que se encaixam bem nas estruturas de segurança de companhias de diferentes portes e estágios de maturidade digital. 

Veja, a seguir, algumas das nossas principais soluções:

Vivo Proteção DDoS

A sigla DDoS quer dizer Distributed Denial of Service (em livre tradução para o Português, ataque distribuído de negação de serviço). Trata-se de uma sobrecarga no sistema corporativo, orquestrada por um criminoso, capaz de invalidá-lo. Ou seja, os recursos que integram o servidor entram em colapso e ficam indisponíveis para quem deseja acessá-lo.

Uma das principais consequências dessa ação é o site da empresa ficar fora do ar, o que é altamente prejudicial, principalmente, para e-commerces. O ataque DDoS esgota todos os recursos computacionais, impedindo os acessos.

Para mitigar esse problema, a solução Vivo Anti-DDoS monitora e protege sua rede contra ataques de negação de serviço, evitando eventos de indisponibilidade. Por meio de um monitoramento constante, é capaz de separar o tráfego legítimo do malicioso. 

Como parte da rotina da solução, estatísticas são produzidas e enviadas aos gestores da segurança da informação da empresa em tempo real.

Esse acompanhamento evita ataques em massa, minimizando interrupções na conexão. Dessa forma, o site nunca cairá, garantindo maior produtividade à operação e confiabilidade perante os clientes. 

Veja outros diferenciais do serviço:

  • Instalação não intrusiva: ocorre na rede da Vivo, dispensando alterações na rede do cliente;
  • Customizável: a solução permite configuração sob medida, para atender necessidades específicas da rede corporativa de cada empresa;
  • Eficiência: infraestrutura com alta capacidade para mitigação de ataques maliciosos.

Vivo Metashield Protector

De um modo geral, a ferramenta realiza processos de limpeza e edição de metadados com o intuito de evitar o vazamento de informações. Uma de suas principais vantagens é a aplicação de políticas homogêneas de tratamento de dados. Com perfil preventivo, a solução pode ser utilizada em diferentes ambientes, tais como:

  • Desktop: o usuário seleciona os arquivos para limpeza, para compartilhamento por e-mail ou armazenamento na estação de trabalho;
  • Server: oferece soluções para servidor, que permitem limpar de forma automática e definitiva os metadados associados aos documentos, antes de serem entregues aos usuários finais;
  • Discovery Tools: recursos para inspeção, com os quais pode-se descobrir e analisar os arquivos, a partir de qualquer lugar;
  • Ferramenta completa: capaz de limpar, de forma definitiva, os metadados associados a diversos tipos de documentos.

Assim, a solução evita exposição de metadados em arquivos públicos e ainda previne o uso de informações para ataques na infraestrutura, ou até mesmo investidas de phishing.

Vivo Filtro Web (WSG)

Para barrar invasões decorrentes de links maliciosos, as equipes de TI podem implementar um filtro capaz de controlar o acesso a conteúdos que fogem da política da empresa. Dessa forma, evita-se que páginas falsas impactem a rede corporativa e os sistemas de toda a organização.

A filtragem funciona como uma rede composta de uma trama bem fechada Assim, é capaz de bloquear softwares indesejados e malwares que tentam invadir terminais e dispositivos de acesso à internet. O resultado dessa “peneira”, geralmente alocada em nuvem, é uma blindagem que protege as empresas e seus colaboradores. 

Essa é a função dos Web Security Gateways (WSGs).

O Vivo Filtro Web (WSG) atua justamente nesse sentido, possibilitando o bloqueio do tráfego que não atende às políticas de segurança estabelecidas. É uma forma eficiente de impor controles no perímetro da internet para a navegação, bastante útil no trabalho remoto.

Veja os diferenciais da solução de WSG da Vivo Empresas:

  • Rápida implementação: o processo acontece em poucos minutos, independentemente do porte da companhia;
  • Serviço virtualizado: a plataforma fica alocada em nuvem, garantindo uma instalação não intrusiva;
  • Inteligência: técnicos conseguem identificar os ataques antes que sejam lançados;
  • Integração: a plataforma permite com o intuito de aproveitar investimentos anteriores em outras ferramentas.

Vivo Wi-Fi Seguro

O Wi-Fi, uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que basicamente trata da tecnologia de comunicação à internet que não faz uso de cabos, garante a mobilidade das organizações. Isso porque permite o acesso à rede tanto de funcionários e colaboradores quanto de visitantes e clientes. 

Assim, mesmo à distância, são múltiplos os dispositivos conectados à rede de uma empresa, aproveitando a flexibilidade e a liberdade da conexão sem fio. 

Uma pesquisa realizada pela Opensignal, do primeiro trimestre de 2020, mostra que o Brasil está entre os cinco países que mais usam o wireless no mundo, atrás apenas de Canadá, Espanha, Argentina e Alemanha.

Entretanto, para trabalhar com um serviço de qualidade, é preciso contar com uma rede robusta e segura. O Vivo Wi-Fi Seguro apoia o desempenho das empresas justamente nesse sentido. Entre as vantagens da solução, vale o destaque para:

  • Proteção:oferece camadas capazes de controlar e identificar ameaças cibernéticas e firewall integrado;
  • Filtragem: realiza o bloqueio de acesso a conteúdo adulto;
  • Gestão: dispõe de recursos de gerenciamento de tráfego e controle de usuários por meio de um Portal Web, em tempo real;
  • Visão panorâmica: proporciona visibilidade de rede de tráfego;
  • Facilidade: possibilita a criação de duas redes separadas, para controlar a navegação de colaboradores e clientes;
  • Analytics: coleta e facilita a análise de informações do comportamento do cliente, a exemplo de mapa de calor e taxa de captura de dados, além do número total de visitas, média de visitas e taxas de retorno. Ou seja, além de proteger a rede, gera insights para o negócio;
  • Cloud: todo o gerenciamento é realizado em nuvem.

Para esta solução, a Vivo Empresas oferece três opções de pacotes, que são pré-configurados de acordo com o volume de tráfego e quantidade de usuários simultâneos. É possível, ainda, customizar o serviço conforme demandas individuais.

Vivo Navegação Segura

A solução da Vivo Empresas garante a blindagem a ataques de criminosos desde o link de rede. Ou seja, possibilita um controle completo das informações que circulam pela internet, gerando uma base isolada de domínios maliciosos. 

Com esse histórico, o sistema identifica, com maior facilidade, quando há algum tipo de ameaça.

A ferramenta atualiza os servidores DNS (Domain Name System) com essas listas e realiza o bloqueio automático das URLs. O controle e a visualização das informações é simplificado – tudo é feito pela nuvem. 

Confira alguns dos principais diferenciais:

  • Proteção: contra malwares, Command & Control e botnets. Elimina configurações complexas;
  • Visibilidade: o controle é feito por meio de um portal destinado aos clientes;
  • Inteligência: resolve os nomes de domínios;
  • Na linha de frente: devido à sua posição na rede, o DNS oferece uma proteção única das ameaças cibernéticas que mudam rapidamente, protegendo o ecossistema.

Cloud Security Assessment

O uso de soluções em cloud é considerado pela Gartner como um elemento indispensável na jornada de transformação digital das empresas. No entanto, como a segurança digital é um assunto sempre atrelado à abordagem, é comum haver dúvidas e incertezas sobre o tema.

Para orientar as companhias no uso de ferramentas em nuvem, a Vivo Empresas criou um serviço de consultoria dedicado à avaliação e recomendação das melhores práticas de proteção em ambientes virtuais públicos.

Para isso, uma das primeiras ações realizadas é a análise completa da rede, para indicar se as configurações de segurança estão sendo bem aplicadas. A partir desse estudo, melhorias são recomendadas para otimizar o serviço. Técnicos especializados ainda mapeiam deficiências e verificam se a companhia está utilizando todo o potencial oferecido pela tecnologia.

Entre as principais vantagens do serviço oferecido pela Vivo Empresas, vale destacar:

  • Garantia das melhores práticas de segurança;
  • Leitura e avaliação segura para ambientes em cloud;
  • Auxílio a empresas que não têm uma área com expertise no assunto.

Conclusão

Investir em cibersegurança é fundamental para assegurar a ‘saúde’ e o bom desempenho das operações. Assim, evitam-se danos extremos, que podem ocorrer quando há vulnerabilidades na rede, como roubo de informações sigilosas e até mesmo de capital. 

Para garantir efetividade das barreiras de segurança, no entanto, é imprescindível construir uma estratégia que esteja de acordo com as ferramentas e com os ambientes utilizados pela companhia. O objetivo é cobrir todas as pontas, resguardando colaboradores e dados. 

A Vivo Empresas levou em conta a diversidade de organizações ao compor seu portfólio de soluções de Segurança Virtual, composto por ferramentas que se adequam a diferentes contextos e estágios de maturidade digital

Além disso, dispõe de soluções complementares, que atendem às mais variadas  necessidades das empresas para acelerarem suas jornadas de transformação digital, tais como Conectividade, Equipamentos, Cloud, Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI e Gestão de Tecnologia.

Quer saber mais sobre como tornar o seu negócio mais seguro, sobretudo nesse novo cenário? 

Leia estes artigos que separamos para você:

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio