Neste artigo sobre formas de contato você saberá:
- Quais são os canais mais usados atualmente;
- Se existe forma de contato ideal;
- E como escolher a melhor forma para seu escritório.
Como proprietário(a) de um negócio você certamente compreende como o atendimento ao cliente é vital para seu escritório. Por consequência, também percebe como os canais de comunicação, que antes se resumiam a telefone e -mail, estão se expandindo, ganhando formatos e funcionalidades diferentes. Afinal, novas tecnologias geram novas formas de interação e isso reflete diretamente na relação entre marcas e consumidores.
Reunimos abaixo as cinco principais formas de contato utilizadas por empresas e consumidores em 2019, de acordo com dados da Sales Force. Confira quais o seu escritório já utiliza e quais podem ser implementados.
1-) E-mail
Quase todo mundo possui um endereço de e-mail. Essa afirmação, por si só, já demonstra a importância de um escritório possuir um e-mail destinado às interações com clientes. Além disso, é um canal rápido e altamente confiável, que oferece inúmeros recursos, como histórico e possibilidade de anexo, e exige pouco investimento.
2-) Presencial
Dependendo da natureza do negócio, é importantíssimo que você, como gestor(a), invista em um atendimento presencial. Isso não significa contratar alguém apenas para sanar dúvidas de clientes que resolvam aparecer no local, mas também treinar o profissional que ocupa a posição de recepcionista ou secretário para que ele saiba receber uma eventual reclamação, sugestão ou solicitação.
3-) Telefone
Telefone é provavelmente a forma de contato mais antiga que existe e que funciona. Por esse motivo, é importante que você o considere. Também é importante pensar em uma equipe ou pessoa responsável para operá-lo. Isto é, que conheça profundamente o escritório, bem como os serviços que ele presta.
4-) Chat
Até pouco tempo os chats eram utilizados apenas por e-commerces. No entanto, nos últimos anos, esse tipo de atendimento ao cliente começou a aparecer em sites institucionais provando, de certa forma, sua eficácia. Afinal, o cliente tem a chance de receber um atendimento especializado a qualquer hora do dia e, por vezes, enquanto realiza outras tarefas.
5-) Redes Sociais
Se o seu escritório utiliza redes sociais para anunciar os serviços que vende, ele também pode utilizar esses espaços altamente populares para fornecer suporte aos clientes, seja por meio de mensagens privadas ou através dos comentários.
Existe um canal de comunicação ideal?
A essa altura do texto você deve estar tentando encontrar a forma de contato ideal para o seu escritório. Adiantamos que essa pode ser uma busca em vão. Isso porque a resposta está vinculada a variáveis como a natureza do seu negócio, o comportamento do seu público-alvo, que é diverso e provavelmente multicanal, e o quanto você está disposto (a) a investir.
Conheça as melhores técnicas de atendimento para o consumidor multicanal
Para saber que caminho escolher, portanto, é essencial analisar, até mesmo mapear, o comportamento de quem faz contato com a sua empresa; saber quais são suas preferências, o que agrada e o que impacta negativamente.
Eventualmente você descobrirá padrões como, por exemplo, pessoas que preferem contato pelas redes sociais e/ou pessoas que, por conta da rotina turbulenta, utilizam somente e-mail. Há ainda as que adoram chat.
Enfim, a verdade é que não existe um canal de comunicação ideal, independentemente do tamanho da empresa. O que é necessário é observar o comportamento do seu público e oferecer as melhores opções para ele.
Pronto! Agora que você já sabe as formas de contato que existem, ou seja, as inúmeras soluções que encontram-se no mercado, aproveite para descobrir como oferecer um atendimento personalizado. E aqui para entender os motivos para sua empresa melhorar contato com os clientes. E até a próxima leitura!