Já pensou em como são as suas formas de contato com o cliente? Esses canais de atendimento e de conversação são muito importantes para todo negócio. Por isso, eles nunca devem ser estáticos. Ou seja, você sempre deve pensar em maneiras de aprimorá-los. Este artigo contém cinco dicas valiosas para empresas de todos os portes investirem em um atendimento mais personalizado e completo. Confira a seguir.
Não basta uma empresa oferecer um produto ou serviço de qualidade para se destacar no mercado e conseguir novos clientes. Tais objetivos dependem – e muito – de um outro fator importante: o atendimento. É preciso estar disponível, ter uma linguagem que aproxima as pessoas e ser ágil na resolução de problemas.
Por isso, é importante avaliar constantemente o trabalho que a sua empresa vem desenvolvendo atualmente para identificar possíveis pontos de melhoria.
Veja como aprimorar as formas de contato com o cliente
Passo 1: saiba ouvir
O mercado está mais exigente – e os consumidores também. Sendo assim, eles não ficam satisfeitos com um atendimento superficial. A era é a da experiência. Ou seja, atender vai além de um contato superficial e passageiro. É um suporte que deve ser oferecido ao consumidor desde os primeiros contatos até o pós-venda.
Esse relacionamento deve funcionar de acordo com os valores da empresa. É importante também que as equipes responsáveis deem protagonismo ao consumidor. Ou seja, que saibam ouvir, respeitar opiniões e que se preocupem em mandar pesquisas de satisfação para que possam aprimorar o trabalho constantemente.
Passo 2: tenha uma equipe só para isso
Não coloque o atendimento em segundo plano. Essa atividade deve ser prioridade absoluta. Por isso, crie uma equipe específica para este fim. Ao contratar os profissionais, veja se todos já tiveram experiências positivas e se têm a habilidade necessária.
Não esqueça também de oferecer treinamentos constantes. Workshops, palestras, cursos e a participação em eventos ajudam a renovar os ares, o que é fundamental para a equipe.
Passo 3: cumpra os requisitos necessários
Tenha em mente que um bom atendimento depende de diferentes fatores. O primeiro é a empatia. Coloque-se no lugar do seu cliente. Isso vai te ajudar a resolver os problemas com mais agilidade e eficiência. Em segundo lugar, tenha uma visão macro do seu negócio. É uma excelente forma de antecipar os problemas. Ou seja, evitar que algo impacte a experiência do cliente.
Além disso, peça feedback sempre que puder. Esse tipo de retorno é muito importante para aprimorar os resultados. Por fim, seja ágil na resolução de problemas e surpreenda os seus clientes com promoções, descontos exclusivos e muito mais. Quem não gosta de ser surpreendido, não é mesmo?
Passo 4: aposte em novos canais de comunicação
Esteja presente nas mais diversas plataformas para atender o seu cliente. Prepare-se para responder dúvidas em sites e ambientes utilizados pelo público, como as avaliações do Google e também o Reclame Aqui, por exemplo.
É importante olhar para todos esses canais, pois deixar o consumidor sem respostas pode ter um impacto negativo. Considere também apostar em um chatbot para agilizar os atendimentos mais simples. No entanto, saiba dosar o trabalho mecânico e o humano, uma vez que o fato de ter apenas robôs à frente do relacionamento ao público também não é visto com bons olhos.
Em todo esse processo, é importante ter em mente que uma internet ágil e disponível é essencial. Contratar planos desenhados exclusivamente para ambientes corporativos é, sem dúvida, o melhor caminho a ser seguido. A Vivo Empresastem diversas opções para empresas de todos os portes e áreas de atuação. No Vivo Total, por exemplo, há combos com internet e voz. Acesse o site para conferir o Vivo Total.
Caso a sua empresa tenha um porte maior e dependa de conexão 24 horas por dia, a internet dedicada é uma boa alternativa. Isso porque por se tratar de um link exclusivo, as chances de interrupções no sinal são mínimas.
A Vivo Empresas tem o serviço de Internet Dedicada, que disponibiliza a mesma velocidade para download e upload. Acesse o site para conferir as opções e escolher a Internet Dedicada que é melhor a sua realidade atual.
Passo 5: atendimento em voz também é muito importante
O atendimento por telefone também é essencial. E uma das melhores opções de tecnologia nesse sentido é o PABX em nuvem. O serviço de telefonia não precisa de um servidor físico instalado. Trata-se de uma evolução do modelo tradicional.
O sistema ainda tem recursos que podem facilitar a rotina da sua empresa, como gravador de chamadas, monitoramentos de ramais em tempo real, atendimento digital e até mesmo relatórios das ligações efetuadas. Além disso, é possível integrar o serviço ao CRM (Customer relationship management), o que contribui para a efetividade do atendimento.
E aí, pronto(a) para colocar tudo isso em prática? Com certeza é uma forma de aprimorar o relacionamento com o seu cliente, o que irá contribuir para a imagem da sua empresa como um todo.
Aliás, já que estamos falando sobre atendimento, veja como personalizar o serviço. Saiba também como se relacionar com o consumidor multicanal.
Por fim, finalize com um artigo que contêm mais informações sobre as formas de aprimorar o relacionamento com o seu cliente!
Agradecemos a leitura e te esperamos aqui, com mais conteúdo sobre formas de contato com o cliente. Até as próximas!