Com a Covid-19, o comércio se prepara para a data de uma forma diferente em 2020. Tradicionalmente, a comemoração fica atrás, em volume de vendas, somente para o Natal. Por isso, o uso de delivery no Dia das Mães é o caminho viável para alavancar a movimentação do setor nesse momento de pandemia.
Independentemente do ramo de atuação da empresa, saiba que é possível investir na presença digital e no atendimento satisfatório dos clientes, mesmo a distância.
Neste artigo, você verá:
- Comércio eletrônico e o Dia das Mães
- Mercado de e-commerce no Brasil
- Sistema de delivery no Dia das Mães será diferencial
- Infraestrutura tecnológica
Comércio eletrônico e o Dia das Mães
Todos os anos, a mesma cena se repete. Centros comerciais lotados, shoppings com os corredores e lojas cheios de pessoas em busca do presente ideal pelo preço mais atraente.
No entanto, nos últimos anos, as compras virtuais começaram a fazer parte da data e o delivery no Dia das Mães se tornou habitual. Em 2019, por exemplo, o levantamento realizado pela Ebit | Nielsen, nesta mesma época, destacou que as compras online foram responsáveis por um faturamento de R$ 2,2 bilhões — uma alta de 5% em comparação ao ano anterior.
Ainda conforme o estudo, categorias como moda e acessórios, perfumaria e cosméticos, além de casa e decoração, mantiveram a liderança nas buscas. No entanto, quando se olha o faturamento, eletrodomésticos e telefonia celular aparecem no topo.
Neste ano, para não ficar para trás, investir da digitalização do delivery, com processos de logística e infraestrutura para o recebimento dos pedidos bem organizados, será o ponto da virada.
Mercado de e-commerce no Brasil
Projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontam que o setor de e-commerce no Brasil deveria crescer até 18% em 2020 e movimentar mais de R$ 106 bilhões. Porém, com a Covid-19 e o isolamento social, esses valores podem ser ainda maiores.
Para a ABComm, o motivo do crescimento está diretamente relacionado às compras realizadas por meio de smartphones e à chegada das micro e pequenas empresas ao mundo digital, principalmente por meio dos marketplaces — que atuam como grandes shoppings virtuais, reunindo diversas lojas independentes.
Ao final deste ano, segundo o mesmo levantamento, o Brasil poderia ultrapassar a marca de 135 mil lojas virtuais ativas.
Se esse cenário era promissor antes da pandemia, agora é ainda mais relevante. Por isso, investir na presença virtual, seja por meio das redes sociais ou pela criação de website de e-commerce, se tornou primordial para vender e ampliar a base de clientes.
Veja mais sobre delivery para seu negócio:
- A digitalização do delivery: principais desafios do aumento da demanda para contornar o isolamento
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Mais do que comida
É comum relacionarmos a palavra delivery ao setor de bares e restaurantes. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a entrega de refeições movimenta cerca de R$ 11 bilhões ao ano.
Outro levantamento, conduzido pelo Foodservice Brasil (IFB), indicou que entre 2017 e 2018 o setor de entregas cresceu 23%.
Entretanto, o modelo delivery ultrapassa a esfera do segmento. Além de refeições, atualmente é possível organizar a entrega de qualquer tipo de compra: de documentos a remédios, cosméticos, roupas, eletrodomésticos, entre outros. Para isso, o uso da tecnologia é essencial.
Digitalizar o processo de vendas e entregas faz com que seu negócio atenda melhor os clientes. Portanto, investir nesses pilares irá possibilitar que a empresa seja mais ágil, assertiva, reduza custos e se tornando mais produtiva.
Delivery no Dia das Mães será diferencial
Uma pesquisa realizada pela Behup/Globo indica que 85% dos consumidores pretendem comprar algum presente no Dia das Mães. E destes, 82% irão adquiri-lo online.
“É fundamental que as empresas percebam quais são as motivações dos clientes para realizarem suas compras. O coronavírus não mudou a importância da demonstração de afeto com as mães, ao contrário, com o distanciamento essa experiência ganhou ainda mais relevância”.
Trecho de entrevista do gerente nacional de competitividade do Sebrae, Cesar Rissete.
Além do delivery no Dia das Mães, para o negócio se destacar é preciso seguir alguns pontos, conforme orienta o Sebrae:
- Flexibilização na troca de produtos;
- Processos de logística reversa;
- Ajustes no valor do frete;
- Criar uma experiência única para os consumidores;
Investir em brindes e em programas de fidelidade também são boas opções para retenção e fidelização de clientes.
Conclusão
Para prestar um atendimento virtual de qualidade, é importante entender que o delivery no Dia das Mães é a parte do processo de compra, que portanto, merece a mesma atenção dedicada à venda. Uma entrega bem feita aprimora a experiência do cliente, o que também contribui com a sua fidelidade à marca.
Por isso, investir na digitalização do negócio e em tecnologias que proporcionem o suporte necessário para uma atuação eficaz no ambiente virtual, se tornou essencial.
Antes de mais nada, é necessário dispor de uma boa conexão, de um website estável ou de um aplicativo para a realização das vendas. Nesse sentido, uma Internet Dedicada e um modelo Cloud são soluções da Vivo Empresas que irão contribuir com o seu negócio.
Por último, é fundamental oferecer segurança aos consumidores. Por isso, é importante investir em ferramentas de Segurança da Informação, que poderão proteger e prevenir sua loja virtual de ciberataques.
E como estamos falando da importância da digitalização do delivery para melhorar o processo de vendas, adotar um software de gestão é imprescindível para garantir o gerenciamento rápido e simples das atividades.
Com o Vivo Gestão de Equipe (VGE), da Vivo Empresas, o gestor da operação de entregas verificar a localização de toda a equipe, delega tarefas, envia mensagens e formulários especializados e verifica rotas. Tudo isso pela plataforma web ou aplicativo.
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Esperamos que tenha aproveitado a leitura. Continue acessando os nossos conteúdos para manter o seu negócio atualizado.
Até breve!