Entenda o que é remarketing e como a estratégia pode ampliar suas vendas

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Remarketing é uma estratégia bastante promissora para quem deseja alcançar mais clientes. Por isso, falaremos detalhadamente sobre o tema neste artigo. Portanto, você vai ver:

  • O que é o conceito.
  • Por que utilizar.
  • Quais são as vantagens do remarketing.
  • Como fazer.
  • Por que o remarketing é diferente do retargeting.

Um cliente em potencial visita o seu site, coloca muitas coisas no carrinho e, por algum motivo, decide ir embora. Já existe aqui um interesse em seus produtos, o que faz deste abandono algo que pode impactar o seu negócio. Daí a importância de mostrar para ele(a) que há muitas vantagens em adquirir os produtos. E como fazer isso? Com remarketing. 

Trata-se de uma estratégia que impacta quem já demonstrou interesse em algo que você comercializa. Ou seja, que visitou o site em algum momento e quis comprar algo. Como é alguém que procurou a empresa espontaneamente, as chances de conversão aumentam. Por isso, você não pode perder esse cliente!

Remarketing: Homem com das duas mãos em cima do teclado do computador, que está sobre uma mesa de madeira.
Fazer estratégias de remarketing é importante para atrair novos clientes.

Mas e como não deixar escapá-lo? É o que mostramos a seguir.

O que é remarketing?

Nada mais é do que uma estratégia adotada para mostrar para o cliente que ele deve finalizar aquela compra. Ou seja, que é um negócio positivo para ele. Tal comunicação, geralmente, é feita por e-mail. Depois que você detectar o abandono de carrinho, por exemplo, a dica é criar campanhas de e-mail marketing personalizadas.

Você pode pensar em promoções exclusivas do tipo: “finalize a sua compra hoje e ganhe 50% de desconto”. Esse tipo de ação costuma ser bastante efetiva. Sendo assim, o cliente que já havia demonstrado interesse agora é impactado por uma ação que pode garantir economia. As chances de conversão aumentam.

Entenda o que é remarketing.
A estratégia deve ser bem desenhada para ampliar as vendas.

Você pode também simplesmente enviar uma comunicação sugerindo que o cliente finalize o pedido. Muitas vezes, ele não concluiu a compra por esquecimento ou porque estava envolvido em outras atividades ao mesmo tempo.

Fazer essa lembrança é algo simples de fazer – e efetivo, muitas vezes. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa E-commerce Trends, as estratégias de remarketing aumentam em 11 vezes as visitas em um e-commerce e podem ampliar em três vezes as chances de venda. Por isso, não perca esse cliente!

Vantagens

Uma das principais vantagens do remarketing é o engajamento dos clientes. Ou seja, a estratégia garante que vocês estejam sempre em contato, criando uma relação mais estreita. Dessa forma, as chances de a sua marca ser recomendada por ele aumentam, sobretudo se você enviar promoções exclusivas.

Há diversas vantagens de trabalhar o remarketing.
Há diversas vantagens de trabalhar o remarketing.

A percepção da marca aumenta. Assim, ele se tornará um amplificador da mesma, fazendo indicações para outros clientes. As possibilidades de compra se multiplicarão, certamente. E as impressões que ele terá da marca serão cada vez melhores.

Outra vantagem indiscutível, como já deve ter dado para notar, é o aumento da conversão em vendas. Ou seja, as chances de o cliente comprar crescem. Isso porque ele é impactado por algo que já demonstrou interesse.

Como fazer

Uma das estratégias mais utilizadas é enviar um e-mail sugerindo que o cliente esqueceu o carrinho de compras. Algo simples, apenas relatando que os produtos estão lá à espera. Muitas vezes, o motivo do abandono foi outra atividade que merecia mais urgência e, consequentemente, influenciou no esquecimento. Um lembrete pode ser bastante eficiente.

O que é remarketing.
Lembre os clientes com um e-mail marketing.

Outra forma de fazer o remarketing é sugerir promoções dos mesmos produtos pesquisados. Depois de identificar quais itens foram esquecidos no carrinho, idealize uma campanha. Sugira promoções, pense em algo que pode impactá-lo positivamente.

Aliás, coloque-se no lugar do cliente. Se algo que você gostou de verdade entrasse em promoção, você compraria sem pensar? Se a resposta for positiva, aposte nessa estratégia agora mesmo. Além disso, você cria laços e fortalece o relacionamento.

E o retargeting?

Muita gente confunde remarketing com retargeting. No entanto, são duas estratégias diferentes, apesar de terem o mesmo objetivo: lembrar o cliente de uma compra não realizada. O retargeting, porém, é feito por meio de ferramentas específicas que permitem a publicação de anúncios com os itens que foram deixados no carrinho. Ou seja, o consumidor é impactado de outra maneira, mais indireta.

Sabe aqueles anúncios que aparecem nas suas redes sociais ou enquanto navega na internet? Isso é retargeting. Você pode combinar as duas estratégias para criar ações mais efetivas.

Porém, tenha cuidado com os excessos. “Perseguir” o cliente em todos os meios e por muito tempo é algo negativo. Daí a importância de delimitar o tempo das ações de retargeting e de ser bastante assertivo na comunicação de remarketing.

Reunião de trabalho, com homens e mulheres analisando papéis.
É fundamental mensurar e analisar os resultados.

Não esqueça também de mensurar os resultados para saber se você seguindo o caminho certo. Isso é sempre importante – e é um dos benefícios do marketing digital. Ou seja, você consegue ver, em tempo real, se tomou as decisões mais acertadas. Cheque os números, avalie as conversões e busque saber o que o cliente achou. Certamente os resultados serão cada vez melhores.

Então, gostou mais de saber sobre remarketing? Inclusive, é importante você saber mais sobre um dos principais elementos dessa estratégia: o e-mail marketing. Clique aqui para conferir o artigo que fizemos. Além disso, veja também uma reportagem especial que fizemos sobre cookies.

No mais, fique de olho por aqui para saber das novidades sempre. Agradecemos a sua companhia em mais um artigo e te esperamos nos próximos!

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