Com uma rotina cada vez mais agitada, os empreendedores têm pouco tempo para adquirir conhecimentos sobre assuntos de seu interesse. Todos os dias, novos conteúdos sobre negócios são publicados online — e muitos deles são importantes fontes de aprendizado. Em meio a esse cenário, o podcast se torna uma solução que permite conciliar os afazeres diários e o consumo de informações, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.
Além de ser uma ótima opção de lazer, esse tipo de conteúdo também se mostra muito eficiente como meio de informação profissional e empresarial. Por meio do storytelling (narração de histórias, em português), é possível transmitir conhecimentos, dicas e dados valiosos que podem acelerar o crescimento e o desenvolvimento de companhias de todos os setores e tamanhos.
E, para aproveitar, nada mais simples: basta acessar sua plataforma preferida, dar play e ouvir o conteúdo de onde estiver, seja em casa, no trabalho, no carro, na academia etc.
Para que você saiba mais sobre esse formato e entenda como os podcasts se tornaram uma tendência, neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:
- O que é e como funciona um podcast?
- Tendência em crescimento;
- Por que ouvir podcasts?
- Podcast Aproximando Ideias.
O que é e como funciona um podcast?
O termo “podcasting” é formado pela junção do prefixo Pod (sigla de “personal on demand“, que significa pessoal sob demanda) e da palavra broadcasting, que se refere à transmissão. Dessa maneira, é um material distribuído em formato de áudio, que funciona de forma similar ao rádio. A principal diferença é que ele fica disponível para que o ouvinte escute a hora que quiser.
Ou seja, as características que o diferenciam do rádio são as mesmas que distinguem os canais de televisão e as plataformas de streaming. Além disso, também é possível afirmar que sua base é o conceito de audio marketing, visto que se trata de uma boa oportunidade de comunicação e tem o propósito de informar, educar e entreter o público.
Tendência em crescimento
Embora haja produções de áudio desde que a internet chegou aos computadores domésticos, na década de 1990, o formato se popularizou graças às novas tecnologias. A evolução tecnológica facilitou tanto a gravação dos programas quanto a publicação e a distribuição por meio de plataformas e serviços como Spotify, Castbox e Google Podcasts.
A seguir, serão apresentados alguns estudos e dados que demonstram que o formato se tornou uma tendência entre os usuários.
TIC Domicílios
Realizada anualmente desde 2005, a pesquisa TIC Domicílios mapeia a utilização das tecnologias de informação e comunicação nas áreas urbana e rural do país. Sua 17ª e mais recente edição, publicada em junho de 2022, revela o crescente interesse do público brasileiro pelo formato.
Segundo os dados coletados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o consumo de podcasts foi a atividade ligada à internet que mais cresceu em relação ao período pré-pandemia.
De acordo com o relatório, 28% dos internautas disseram ter ouvido um programa nesse modelo em 2021 (em 2019, eram 13%). Em 2021, 41 milhões de pessoas realizaram essa atividade, cerca de 24 milhões a mais que em 2019.
Estudo da Cupom Válido
Segundo estudo de março de 2022, realizado pela plataforma Cupom Válido, com dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e da Statista, o Brasil é o terceiro país que mais consome o formato no mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes. Suécia e Irlanda ocupam primeiro e segundo lugares, respectivamente.
Nos últimos 12 meses, mais de 40% dos brasileiros escutaram um podcast ao menos uma vez. Já o percentual entre os suecos é 47%. Os países que menos consomem são Japão, Taiwan, Malásia e Paquistão, com taxas de apenas 5%.
Em relação às plataformas, o Spotify lidera, com 25% de participação no mercado. O Apple Podcasts fica em segundo lugar, com 20%, seguido pelo Google Podcasts, com 16%.
Pesquisa da Rajar
Em 2021, a Rajar, empresa medidora de audiência de rádio no Reino Unido, realizou um estudo que mostrou os hábitos relacionados aos podcasts. Um dos destaques foi constatar que a maioria dos usuários os escutam desacompanhados. De forma geral, a pesquisa identificou sete categorias de consumo:
- 30% das pessoas ouvem durante os estudos ou no trabalho.
- 25% em viagens ou enquanto dirigem.
- 16% em momentos de relaxamento.
- 10% enquanto realizam tarefas domésticas.
- 10% durante a prática de exercícios físicos.
- 5% quando fazem outras atividades.
- 4% enquanto bebem, cozinham ou comem.
Maiores podcasts do Brasil
Existem podcasts dos mais variados temas em diversos sites e plataformas de áudio, e o estudo do Cupom Válido, mencionado acima, organizou um ranking dos 5 maiores do país.
Horóscopo Hoje, com previsões diárias sobre signos, foi o mais ouvido no último ano. Em segundo lugar está o Mano a Mano, com entrevistas realizadas pelo cantor Mano Brown. Já Flow, Primocast e Café da Manhã ocupam a terceira, quarta e quinta posições do ranking, respectivamente.
Além desses, outro importante que não está na lista é A Mulher da Casa Abandonada, que foi lançado em junho de 2022 e, mesmo em meio a muitas polêmicas, tornou-se um grande sucesso.
Veículos como Globo e CBN também estão desenvolvendo seus programas, abordando assuntos como segurança digital, pirataria, bem-estar, política, entre outros.
Por que ouvir podcasts?
Agora que você já sabe o que é um podcast, veja os principais motivos para começar a ouvi-los ainda hoje.
Ouvir quando e onde quiser
Um dos maiores benefícios é a liberdade que o usuário tem para escutar seus programas favoritos quando e onde quiser, além de ter a opção de fazer isso online, offline (mediante download do arquivo) ou via streaming.
Por essa razão, o podcast se tornou um verdadeiro companheiro para muitas pessoas durante exercícios físicos, viagens, trabalho, caminhadas e até mesmo afazeres domésticos. Isso porque, assim como o rádio, o formato em áudio não requer que os olhos estejam fixados na tela, o que possibilita a realização de outras atividades de forma simultânea.
Além disso, também podem ser acompanhados por variados dispositivos eletrônicos, como computador, smartphone, tablet, smart TV etc. Isso pode ser feito por meio de sites e plataformas pagas ou gratuitas, sendo possível pausar e continuar a assistir a qualquer momento.
Escolher o tema que preferir
De acordo com a última edição da PodPesquisa, atualmente, há cerca de dois mil podcasts ativos no Brasil. Isso significa uma grande variedade de conteúdos e temas disponíveis para o público.
É possível encontrar episódios sobre cinema e séries, cultura pop, empreendedorismo, esporte, música, ciência, política, humor, educação, questões de gênero etc. Com isso, além de entretenimento, eles também podem ser fontes de aprendizado e reflexão.
Aprender com especialistas
Boa parte dos programas no Brasil funcionam como um bate-papo sobre um ou mais temas específicos, de acordo com o episódio ou com o programa.
Por isso, na maioria das vezes, os podcasters ou seus convidados são especialistas no assunto em questão e transmitem informações relevantes e precisas. Dessa forma, é possível aprender coisas novas com experts ou até mesmo aprofundar conhecimentos sobre um tema que você já conhece.
Facilidade de apreensão
Para algumas pessoas, tecnologia e negócios são temas difíceis de entender. Os podcasts podem tornar os conteúdos mais fluidos e, com isso, facilitar o entendimento sobre assuntos mais complexos, atualizando o ouvinte de maneira mais ágil. Por meio do storytelling, o aprendizado acaba sendo não apenas mais divertido, mas também mais rápido.
Humor e outros elementos
Uma das características que mais atraem brasileiros em busca desse formato é o humor. De acordo com a PodPesquisa, para 65% dos entrevistados, um bom programa deve ter elementos do gênero. O levantamento ainda apontou que 94,2% afirmaram que o conteúdo é muito importante para um programa de qualidade.
Programas de entrevistas também despertam interesse do público e estão entre os mais acessados no formato, como os já citados Mano a Mano e Flow.
Reportagens têm igualmente seu espaço, trazendo temas atuais destrinchados por jornalistas, que levantam debates e buscam informações exclusivas. Diversos veículos de imprensa do Brasil têm produzido conteúdos relevantes nesse modelo, como o também mencionado A Mulher da Casa Abandonada.
Podcast Aproximando Ideias
Pensando em como resolver problemas de negócios na atualidade, a Vivo Empresas lançou o Aproximando Ideias, um podcast que aborda o impacto das tecnologias do futuro na operação das empresas e no comportamento das pessoas.
Entre os assuntos discutidos, estarão 5G, educação, metaverso, startups e muito mais. Serão abordagens com variadas informação e dicas importantes para organizações de todos os setores e tamanhos.
Uma boa conversa muda tudo e, a cada episódio, o apresentador e diretor de marketing Gabriel Domingos trará convidados especialistas em áreas e tecnologias diferentes, promovendo debates sobre os futuros possíveis e a forma como as empresas e a sociedade se beneficiarão dessa evolução.
O primeiro episódio foi todo dedicado ao 5G e tem a participação de Márcio Kanamaru, sócio-líder de tecnologia, mídia e telecomunicações da KPMG no Brasil, que lançou recentemente a pesquisa Tecnologia 5G: a hiperconectividade que vai mudar o mundo.
Novos episódios estarão disponíveis quinzenalmente, às quartas-feiras, a partir das 12 horas, nas principais plataformas digitais. Também é possível acompanhar o programa no formato de videocast, pelo canal da Vivo no Youtube.
Podcast como ferramenta de desenvolvimento
Os podcasts são ótimas ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional, além de serem acessíveis e práticos, visto que uma só pessoa pode se comunicar com um grande público sem recorrer a grandes mídias, como a televisão ou o rádio.
Com isso, profissionais de variadas indústrias podem compartilhar informações e dicas com os ouvintes. Assim, em vez de somente ler livros técnicos ou materiais de difícil compreensão, é possível aprender diretamente com especialistas sobre o assunto, de forma simples e gratuita.
Dessa maneira, ouvir podcasts, sobretudo aqueles que agregam para o seu negócio, é um bom caminho para se adquirir conhecimento ao mesmo tempo em que se desempenham as atividades da rotina diária.
Gostou do assunto? Então acesse outros conteúdos sobre tendências tecnológicas e fique por dentro do que está acontecendo no mundo dos negócios:
- Tendências para 2022: a evolução da Internet das Coisas e como ela pode beneficiar sua empresa
- Dinheiro digital é tendência global e traz novas oportunidades para consumidores e empresas
- Business Intelligence é elemento central na tendência global da cultura data-driven