O impacto do empreendedorismo feminino na sociedade

Foto do autor

Nos últimos anos, o mercado de trabalho tem passado por transformações históricas muito importantes, graças ao avanço do empreendedorismo feminino no Brasil. O reflexo disso pode ser percebido através do aumento significativo do número de mulheres em cargos de liderança, principalmente nos setores de tecnologia. 

Estudos, inclusive, já comprovam que, embora os desafios ainda sejam muitos – uma vez que são ocasionados pela desigualdade de gênero nos espaços empresariais –, as mulheres vêm se destacando fortemente quando o assunto é inovação. 

Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, e Luiza Helena Trajano, responsável por comandar o Magazine Luiza, são algumas dessas referências de sucesso no mercado. 

Nesse sentido, o empreendedorismo feminino tem contribuído para uma maior inserção delas em ambientes onde antes eram majoritariamente dominados por homens. Tal movimento também tem potencializado a diversidade de negócios e a equidade de gênero dentro das organizações. 

Para entender melhor sobre o que é o empreendedorismo feminino, o seu impacto na sociedade e o papel da tecnologia nesse contexto, neste artigo abordaremos os seguintes tópicos: 

  • O que é o empreendedorismo feminino?  
  • Quais são os objetivos dele? 
  • Quais são os tipos? 
  • Ideias de negócios para investir
  • Por que incentivar? 
  • Cases de mulheres empreendedoras no mercado de trabalho 
  • Como a tecnologia pode auxiliar nessa ação?  

O que é o empreendedorismo feminino?  

O empreendedorismo é uma iniciativa que tem como objetivo principal identificar problemas e gerar soluções criativas, a fim de transformar, de algum modo, a sociedade. 

Nesse sentido, tal movimento está diretamente relacionado à capacidade de inovar e realizar, através de um projeto ou de um negócio, ações que irão impactar no cotidiano das pessoas. 

O empreendedorismo feminino também pode ser compreendido desse modo. O que irá diferenciar ambos é que este será uma iniciativa idealizada e realizada por uma ou mais mulheres – e aqui se aplica o conceito tanto às que possuem negócio próprio, como também àquelas que ocupam cargos de liderança em alguma organização. 

Quais são os objetivos do empreendedorismo feminino? 

De acordo com os dados disponibilizados pelo site do Sebrae-PR, 82% das mulheres começaram a empreender por questões de necessidade, para complementar as suas rendas. Já 69%, afirmaram que iniciaram algum projeto inovador impulsionadas pelo desejo de fazer a diferença no mundo. 

O fato é que, independentemente dos motivos individuais que as levaram a investir em uma ideia ou um negócio, no mercado, os objetivos do empreendedorismo feminino estarão relacionados, sobretudo, a questões sociais. Isso porque tal iniciativa impacta diretamente na forma como são estabelecidas as relações na sociedade. 

Conheça a seguir os seus principais objetivos: 

  • Estimular a autonomia financeira da mulher e, consequentemente, fortalecer o seu protagonismo na economia.
  • Promover a diversidade de negócios na sociedade. 
  • Incentivar as mulheres a terem o seu próprio empreendimento ou a ocuparem cargos de liderança.
  • Proporcionar uma maior equidade de gênero nos ambientes empresariais. 
  • Estimular a presença de mulheres em áreas predominantemente masculinas, como tecnologia e inovação. 

Quais são os tipos de empreendedorismo feminino?  

O empreendedorismo feminino pode ser dividido em várias categorias. Conheça a seguir cada uma delas:  

Social

É uma iniciativa que tem como objetivo principal promover algum tipo de benefício para a sociedade. Dessa maneira, os serviços prestados irão sempre gerar inclusão social e melhorias de condição de vida para as pessoas. 

Negócios

Esse tipo de empreendedorismo tem como foco a geração de lucro. A sua atuação é ampla e costuma atender às necessidades apresentadas pelo mercado. 

Corporativo

É um empreendedorismo que ocorre dentro das empresas, visto que são os colaboradores os responsáveis por realizar mudanças e inovações no ambiente de trabalho. 

Empreendedorismo verde

A iniciativa tem como propósito principal gerar lucros e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

Digital 

É um empreendedorismo que oferece serviços online, por meio da digitalização, seja através de lojas virtuais, aplicativos, entre outros. 

De franquia 

É um tipo de negócio que costuma ser mais seguro, porque os produtos ou serviços já são conhecidos pelo público da marca.  

Cooperativo 

Essa iniciativa tem como característica principal o trabalho conjunto entre empreendedores. Eles se juntam com a finalidade de gerar resultados mais positivos para os seus negócios.

Ideias de negócio para investir 

O empreendedorismo feminino tem crescido muito ao longo dos anos. Segundo o Relatório Executivo – Empreendedorismo no Brasil 2021, realizado pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em parceria com o Sebrae, o Brasil ocupa o 5° lugar no ranking dos 50 países com maior quantidade de empreendedores totais.

Também no estudo Quem são os “Empreendedores Iniciais” no Brasil do Sebrae, percebe-se que, em 2021, o número de empreendedores no país chegou a 43 milhões, sendo que, desse total, 45,6% foram iniciativas realizadas por mulheres. Em sua grande maioria, elas investiram no próprio negócio e atuaram em diversas áreas, como comércio, alimentação, entre outros.  

Sendo assim, pode-se observar que a possibilidade de inovar em setores dos mais diversos já é uma realidade — mas, claro, se a vontade de investir estiver aliada, principalmente, ao conhecimento, à experiência e à criatividade. A seguir, conheça alguns tipos de negócio que estão em alta e merecem uma atenção especial.

Tecnologia 

O número de mulheres em busca de empregos na área de tecnologia teve um aumento de 60% nos últimos cinco anos. É o que apontam os dados de 2021 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).  

Ainda com base nessas informações, somente em 2021, foram contabilizadas 12,7 mil candidaturas de mulheres. No ano anterior, o número de candidatas às vagas de tecnologia chegou a um pouco mais de 10 mil.   

Atualmente, uma das possibilidades de atuação dentro da área tecnológica que está em alta é a Programação. Nesse contexto, mulheres programadoras podem oferecer a startups os serviços de desenvolvimento e soluções de software, criação de templates, entre outros. 

Cosméticos 

Outra oportunidade promissora são as lojas de cosméticos, tanto físicas quanto online. Isso porque produtos voltados para beleza são bastantes requisitados e possuem uma gama de variedades – creme para pele, perfumes, produtos para variados tipos de cabelo, etc. Opção é o que não falta, e nem mesmo público. 

De acordo com a pesquisa intitulada “Mulheres Empreendedoras e Seus Negócios 2022”, publicada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), em parceria com a Meta, e realizada pelo Instituto Locomotiva, 55% das empreendedoras vendem produtos próprios, de terceiros ou de empresas. Entre os itens mais vendidos, estão cosméticos, itens de higiene pessoal, entre outros. 

Alimentação 

A alimentação é, também, uma ótima oportunidade de ter sucesso no mercado, já que a comida é algo que nunca vai deixar de ser consumido.  

Desse modo, é possível abrir um restaurante ou lanchonete; oferecer serviço de almoço, de café ou bistrô; comidas congeladas somente para eventos. Há muitas possibilidades. Para se destacar, vale a pena investir em muita criatividade e conhecimento. 

Além desses segmentos, existem outros, ainda, que se apresentam como uma ótima oportunidade para realizar iniciativas inovadoras. São eles: imobiliária, produção de conteúdo, pet shop, salão de beleza, agência de fotografia, etc. 

Por que incentivar o empreendedorismo feminino? 

Existem muitos motivos para incentivar o empreendedorismo feminino. O principal deles é o fato de que a atuação das mulheres no mercado de trabalho – especialmente em funções que são predominantemente desempenhadas por homens – é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Além disso, já foi comprovado que a liderança feminina traz uma série de vantagens para as empresas. É o que demonstra o relatório Women in Business and Management: The business case for change, o qual foi produzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com base nas entrevistas realizadas com 13 mil empresas de mais de 70 países. 

Segundo o estudo, as organizações que passaram a investir em diversidade de gênero apresentaram avanços importantes. Veja a seguir: 

  • Mais de 75% dessas empresas disseram que a iniciativa contribuiu para o rendimento da empresa. 
  • 75 % afirmaram ter tido um aumento do lucro entre 5% e 20%. 
  • 57% disseram que a diversidade de gênero promoveu maior atração e retenção de talentos.
  • 54% responderam que a presença feminina possibilitou maior criatividade e inovação.
  • 71% das empresas brasileiras disseram ter tido maior ganho financeiro. 

Cases de mulheres empreendedoras no mercado de trabalho 

Há cada vez mais mulheres em destaque no mercado, principalmente quando o assunto é inovação e competência. Aqui, trazemos algumas histórias de empreendedoras que são hoje referência de liderança no mundo empresarial.

Luiza Helena Trajano 

É presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e a responsável por realizar inovações que tornaram a rede de varejos em um grande império. É, hoje, considerada uma das maiores varejistas do Brasil. 

Cristina Junqueira 

É uma empresária, formada em Engenharia, e uma das fundadoras da fintech Nubank e atual CEO. Tornou-se, em 2021, a segunda mulher mais rica do país, ficando atrás apenas de Luiza Trajano. 

Rachel Maia 

É empresária, contadora e a primeira mulher negra a atuar como CEO em um uma multinacional. Já esteve à frente de marcas como Lacoste, Tifanny e Pandora no Brasil. Hoje, chefia a sua própria empresa, que presta consultoria especializada em sustentabilidade do negócio, denominada RM Consulting. 

Camila Farani 

Começou a empreender com 21 anos. Hoje, além de empreendedora, é também empresária, colunista e uma grande investidora. Escreve para a Gazeta do Povo, O Estado de São Paulo e a Forbes.

Como a tecnologia pode auxiliar no empreendedorismo feminino? 

Para além do conhecimento, criatividade e expertise, a empreendedora precisa contar, também, com tecnologias de ponta na hora de montar o seu empreendimento. Isso é essencial para garantir o sucesso de qualquer negócio, afinal, não há a possibilidade de promover inovação sem utilizar ferramentas tecnológicas. 

Pensando nisso, a Vivo Empresas oferece uma série de soluções perfeitas para o seu negócio. Confira a seguir: 

Cloud 

As soluções em Cloud são o ambiente em nuvem (cloud computing), que permite o acesso de arquivos a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. 

Ideal para empresas que precisam de mais espaço no hardware e não querem abrir mão da segurança e facilidade para acessar os documentos.  

Construtor de sites  

Com o construtor de sites, a Vivo oferece um serviço completo de desenvolvimento de sites, que contempla:  

  • Domínio
  • Hospedagem
  • E-mail profissional
  • Tráfego
  • Número de páginas ilimitadas
  • Plataforma de fácil manuseio e design moderno. 

 Enfim, para todos os empreendedores, a presença digital é fator que diferencia e se destaca no mercado.

Big Data 

Com as soluções de Big Data, é possível processar um grande volume de dados de maneira ágil, fazendo análises a partir deles para melhorar o processo de tomada de decisão. Isso contribui diretamente para: 

  • Gerar talentos. 
  • Identificar problemas.
  • Fazer previsões de mercado.
  • Detectar padrões de comportamento do cliente. 

Aluguel de equipamentos 

É a solução ideal para empresas que não querem investir em hardware, optando assim por aluguel de equipamentos. Nesse sentido, a Vivo oferece ferramentas de ponta, que entregam alta performance, segurança e eficiência. 

Conectividade 

Outro serviço indispensável para qualquer tipo de negócio é a conectividade. Por isso, a Vivo oferece o serviço de internet banda larga de máxima velocidade através da Vivo Fibra, que garante uma conexão com estabilidade e segurança para toda a sua empresa. 

Para conhecer mais sobre essas e outras soluções tecnológicas, acesse o portfólio completo da Vivo Empresas.  

Gostou do conteúdo sobre empreendedorismo feminino? Então, continue a leitura de outros artigos como estes: 

Até a próxima! 

Foto do autor
Solicite um contato