Com um desenvolvimento cada vez mais rápido, as novas tecnologias têm trazido grandes mudanças para a rotina de pessoas e instituições. A previsão para o futuro do varejo é que novos dispositivos, programas e inteligência artificial ajudarão a aprimorar os processos de venda.
Como novas soluções surgem a todo momento, o setor precisa se preparar para um cenário dinâmico com muitas transformações. Segundo o estudo High Tech Retail, realizado pelo Grupo Croma, essas tecnologias devem simplificar processos, trazendo mais praticidade, agilidade e bem-estar. No entanto, não é possível obter essas vantagens sem saber como inovar.
Conhecer o comportamento do consumidor, sabendo o que ele espera no momento da compra, é fundamental para compreender o que está por vir e investir de forma correta.
Portanto, neste artigo você verá:
- As principais perspectivas para o futuro do varejo
- O papel da tecnologia no processo de vendas
- Ferramentas que vão ajudar a inovar no seu negócio
Perspectivas para o futuro do varejo
Omnichannel
Em um mundo superconectado, é comum que a mesma compra envolva interações em diferentes dispositivos e ambientes. Por exemplo, segundo o High Tech Retail, 73% dos consumidores fazem pesquisas sobre produtos online e 43% fazem compras pela internet.
Contudo, a tendência é que as lojas físicas continuem sendo espaços importantes para o consumidor. A mesma pesquisa também aponta que, no futuro, 31% dos clientes vão pesquisar online e depois comprar em lojas físicas. Além disso, a possibilidade de fazer a compra na loja e receber o produto em casa será considerada por 10% das pessoas.
Como o público já transita entre os diferentes ambientes, criar estratégias separadas para os ambientes online e offline não faz sentido. Portanto, para o futuro, é necessário que o meio digital e o físico se tornem muito mais conectados.
Nesse contexto, o melhor é investir no omnichannel, uma estratégia que usa diferentes canais de comunicação — aplicativos, redes sociais, lojas físicas e e-commerce — para integrar as possibilidades da compra presencial e online.
Hoje, alguns grandes varejistas já colhem resultados positivos após começarem a adotar a abordagem omnichannel. A Magazine Luiza, por exemplo, integrou as experiências online e offline com o uso de três recursos tecnológicos: aplicativos para mobile, tecnologia facilitadora nas lojas e possibilidade de comprar online e retirar o produto em uma loja física. A estratégia provocou um aumento de 241% nas vendas no e-commerce, além de 51% nas lojas físicas entre os anos de 2015 e 2018.
Humanização do atendimento
O uso de canais digitais para a comunicação com o cliente também é uma forte tendência para o futuro do varejo. Afinal, chatbots, redes sociais e canais de atendimento online agilizam e facilitam o atendimento.
No entanto, apesar disso, conforme o estudo High Tech Retail, 16% dos consumidores ainda preferem ter contato com atendentes humanos. E outros 11% não estão familiarizados com essas tecnologias. Portanto, é preciso tornar as interações do ambiente digital mais amigáveis para aumentar o conforto dos usuários.
Com a migração das compras para o ambiente digital, muitas empresas encontraram nos assistentes virtuais uma solução para tornar o atendimento do varejo mais próximo. Utilizando a Inteligência Artificial (AI), elas são capazes de interagir com os clientes a partir de comandos de voz e texto.
Aqui no Brasil, um levantamento da iProspect constatou que 49% dos brasileiros que têm smartphones usam assistentes virtuais. Como a tecnologia fica mais inteligente a cada dia, seu uso pelas empresas é uma grande tendência.
Hoje, grandes organizações, como Amazon, já investem na ferramenta. No entanto, há uma estratégia capaz de humanizar ainda mais o atendimento, a adoção de personagens ou avatares para representar uma loja.
A Lu, do Magazine Luiza, é um exemplo de destaque no setor varejista. Com uma representação humana, os usuários a procuram quando querem tirar dúvidas ou saber sobre dicas e promoções. A Lu, inclusive, tem redes sociais próprias e demonstra emoções para o público — o que aconteceu quando ela chorou após a desclassificação do Brasil na Copa do Mundo.
Experiência total
Em alguns segmentos, a experiência material ainda é muito importante para os consumidores. Atualmente, 88% das pessoas ainda compram alimentos em lojas físicas, por exemplo. O mesmo acontece com a compra de medicamentos (81%), cosméticos (70%) e itens de moda (66%).
A tendência é que essas categorias sejam vendidas principalmente em lojas físicas nos próximos três anos. No entanto, como as compras online também tendem a aumentar, é importante adotar inovações para além do omnichannel.
A realidade aumentada, a realidade virtual e a visualização em 3D são exemplos de tecnologias que ajudam a ampliar a experiência na internet e estão no futuro do varejo. Embora elas não sejam muito populares, seu uso deve crescer nos próximos anos.
Uma prova disso é um estudo do IHS Markit. Ele prevê que os gastos do consumidor com aplicativos que usam a realidade aumentada chegarão em U$7,8 bilhões em 2021.
Provadores virtuais
Em telas interativas ou provadores virtuais, por exemplo, o comprador pode ter uma noção mais concreta do uso de um produto. Dessa forma, se sentirá mais confiante para comprar.
Uma aplicação prática da tecnologia no varejo é o IKEA Place, aplicativo da rede de móveis IKEA. Ele permite que os usuários testem móveis em seu espaço com o auxílio da realidade virtual.
Outro exemplo é o Vivo Marketing Dinâmico, solução completa de comunicação que contribui na gestão de produtos de forma mais alinhada ao negócio para melhorar o serviço e o atendimento ao cliente com impacto direto na redução de custos e no aumento das vendas quando comparados à mídia tradicional. Nas lojas da Baked Potato, por exemplo os clientes podem ver informações sobre cardápios e promoções de forma dinâmica e flexível em telas profissionais. Portanto, a tecnologia digitaliza o espaço físico, tornando-o um ambiente de venda interativo.
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Conclusão: o objetivo é encantar o cliente
O uso de múltiplos canais, novas tecnologias e a humanização do atendimento são estratégias que têm como objetivo aprimorar a experiência do cliente durante a jornada de compra.
Na era da transformação digital, a integração do ambiente online com as lojas físicas garante que o comprador encontrará a forma mais vantajosa de adquirir um produto de acordo com suas necessidades.
Nesse contexto, a tecnologia será uma grande aliada para potencializar os pontos positivos tanto da compra online quanto offline.
Hoje, 80% dos compradores já consideram mais as empresas que usam a tecnologia em seu processo de vendas. Então, os negócios devem se atentar para o fato de que a adequação às novas modalidades de compra deixa os consumidores mais satisfeitos. Além de melhorar a imagem de uma marca.
No entanto, não podemos esquecer que as áreas de gestão de estoque e de logística integrada também precisam ser transformadas para que a empresa ofereça a melhor experiência aos consumidores.
E, para suportar o tráfego nos múltiplos canais de uma varejista e as ferramentas que serão disponibilizadas aos clientes, é fundamental ter uma boa conectividade.
É por isso que Internet Dedicada da Vivo Empresas traz grandes vantagens para negócios que procuram uma conexão segura e de alto desempenho. Conte com os benefícios desse serviço e prepare o seu negócio para o futuro com outras soluções especialmente pensadas para o comércio on e offline.
Já que as perspectivas para o futuro do varejo são focadas na experiência do cliente, antes de ir embora, leia também:
- Sete maneiras de melhorar essa área em seu negócio;
- Como garantir um serviço de excelência para o consumidor.
Esperamos que tenha aproveitado a leitura.
Então, até a próxima!