Poucos setores de negócio passaram por tantas mudanças nos últimos anos como o varejo. E não é pra menos: a cada tecnologia que surge, o setor se transforma para se adaptar e evoluir. Foi assim com a internet, as compras online, o celular e as redes sociais, para citar alguns.
Mas o que vem por aí? O que o futuro reserva para este segmento que é um dos mais importantes para movimentar a economia, especialmente em um cenário de recuperação de crise? No texto a seguir, vamos explorar as macrotendências do setor varejista e sua relação com os avanços tecnológicos dentro do segmento, passando pelos seguintes tópicos:
- Transformação digital na experiência do consumidor
- Inovações tecnológicas nas lojas físicas
- Omnicanalidade e a integração de canais de vendas
- Personalização e segmentação dos clientes
- Sustentabilidade e responsabilidade social no varejo
Transformação digital na experiência do consumidor
Imaginamos que você já deve estar cansado de ouvir falar sobre transformação digital no varejo. Afinal, após a chegada da pandemia e as políticas de lockdown, a migração dos serviços para o online foi o que garantiu a que muitas empresas permanecessem em operação.
No entanto, a transformação que estamos falando aqui vai muito além de estabelecer um atendimento no WhatsApp. O e-commerce não para de crescer e o consumidor abraçou de vez este hábito: 63% dos brasileiros declararam ter realizado alguma compra online em 2022.
Se somarmos isso à força das redes sociais, que ainda são a principal fonte de informações de compras do consumidor brasileiro, fica claro que estamos falando de um consumidor bem-informado e exigente em relação aos seus hábitos de consumo.
Para entender estes hábitos, é preciso conhecer seu consumidor. Contar com uma solução de inteligência de dados é crucial para conseguir mapear o perfil de comprador da sua loja e oferecer uma experiência de compra mais personalizada. Com estes dados, você pode tirar insights e trazer ofertas que estejam mais alinhadas ao que seu cliente busca.
Outra maneira de personalizar o atendimento é oferecer experiências de realidade virtual ou aumentada. Com elas, o consumidor pode experimentar o produto ou serviço de maneira imersiva, o que dá segurança em sua decisão de compra. Imagine, por exemplo, se você pudesse visualizar como um móvel ficaria em sua casa antes de comprá-lo, ou como você ficaria vestindo aquela calça jeans que chamou sua atenção no Instagram. Não faltam exemplos de empresas fazendo isso hoje.
Inovações tecnológicas nas lojas físicas
Mas nem só de digital vive o varejo. Com o fim da pandemia global decretado pela OMS, os consumidores voltaram com força para as lojas físicas: 2023 já registrou um aumento de 10% na presença dos compradores em relação ao ano anterior, e ese comportamento deve se repetir em 2024.
Os motivos vão além da vontade de sair. Ainda que as compras online sejam mais práticas, é na loja física que o consumidor consegue experimentar o produto de fato. Além disso, o atendimento personalizado de um vendedor ainda supera em muito o contato frio do e-commerce.
Isso não quer dizer que não haja espaço para a tecnologia. Pelo contrário: além do fortalecimento da omnicanalidade, que iremos explicar melhor adiante, há diversos recursos que podem facilitar a vida do consumidor, especialmente aqueles que tratam dores específicas relacionadas à compra presencial.
Uma inovação que já faz parte do dia a dia do brasileiro, mas que deve continuar crescendo muito é o pagamento por aproximação, seja por aplicativos com tecnologia NFC, seja por meio de cartões adaptados para isso. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o volume total de movimentações com esta forma de pagamento deve atingir R$ 500 bilhões em 2024.
O motivo é simples: pagamentos por aproximação são mais rápidos e práticos, o que supera os receios que a falta de segurança pode trazer. É esta praticidade que também favorece os self-checkouts, caixas onde o próprio consumidor passa suas compras e paga, sem precisar enfrentar filas. Em resumo, quanto mais prática e descomplicada for a experiência do seu consumidor no varejo, maiores as chances de ele querer voltar para sua loja.
Omnicanalidade e a integração de canais de venda
Isso nos leva ao conceito de omnicanalidade, um assunto que já abordamos aqui no Vivo Meu Negócio. A transformação digital e o crescimento do e-commerce fizeram nascer um consumidor híbrido, que transita entre os dois mundos – muitas vezes simultaneamente, como o caso de consumidores que pesquisam preços e vantagens no site de uma loja e comparam com o que estão vendo no espaço físico.
De acordo com uma pesquisa do GS1 Brasil, 65% dos brasileiros declararam já ter comprado em mais de um canal da mesma loja. Com isso, a integração destes canais torna-se cada vez mais importante para conquistar esse cliente. Ao juntar os dados destes canais, você consegue pintar uma imagem muito mais fiel do consumidor que você tem e pode oferecer serviços cada vez mais personalizados para ele.
A Omnicanalidade não impacta apenas no ato da venda: ela ajuda na fidelização deste cliente. A mesma pesquisa citada acima mostrou que empresas que oferecem experiências multicanais em sua jornada de venda tem mais chance de reter seus consumidores.
Sustentabilidade e responsabilidade social no varejo
Esta não é uma macrotendência relacionada à tecnologia. Ainda assim, é um ponto importante para ficar de olho para o futuro. Afinal, práticas que ferem o meio-ambiente ou a dignidade das pessoas têm sido denunciadas com cada vez mais frequência, especialmente nas redes sociais.
Assim, adotar práticas sustentáveis, como trocar embalagens plásticas por outras menos poluentes, adotar máquinas e processos que utilizem menos energia e causem menos impacto para o meio-ambiente são medidas que você deve tomar se quiser se alinhar com o comportamento do consumidor.
Mas não se trata apenas de cuidar da natureza: a forma como seus funcionários são tratados em sua loja também precisa ser um ponto de atenção. Garantir a dignidade e a integridade psicológica e moral dos seus colaboradores pode evitar mais que um processo: pode afastar uma crise.
Estas são algumas das tendências que se espera para o varejo nos próximos anos. Se fôssemos resumir tudo em uma palavra, ela seria “consumidor”. Afinal, sua experiência, seus hábitos e suas decisões vão precisar estar no centro de todas as suas decisões, independente do seu porte ou segmento.
Se modernizar a sua loja está nos seus planos para 2024, considere também contratar um serviço de Gestão de Vendas para seu varejo. A automatização não só vai ajudá-lo a gerir o dia a dia de sua loja de maneira eficiente, como também liberará tempo e recursos para você focar nas grandes transformações que precisa para realizar seu objetivo.
E já que está aqui, que tal aprender mais sobre como personalizar a experiência do seu cliente? Ou então conhecer mais sobre a economia prateada e como os consumidores 50+ estão representando uma parcela cada vez maior de compradores?
Até a próxima!