A definição de metas é essencial em uma empresa. E os motivos são muitos: estabelecê-las ajuda a manter o foco dos colaboradores, projeta o negócio para o futuro e prevê expansão constante. Por isso, é importante traçar alguns objetivos tanto para a companhia em geral quanto para a equipe de colaboradores.
Mas e como prever esses números da maneira mais adequada? Com planejamento, análise dos caminhos que deseja seguir e ter os objetivos bem claros e definidos. Assim, é possível pensar em números e resultados de um jeito mais assertivo. Para te ajudar nessa etapa, mostramos a seguir seis dicas de ouro para estabelecer as metas do seu negócio – e também as respectivas equipes de colaboradores!
6 – Defina os objetivos
O primeiro passo é definir os objetivos a curto, médio e longo prazo. Ou seja, o que você quer agora, em um futuro próximo e também lá na frente? Coloque todas as informações em um arquivo para conseguir articular melhor. Inclusive, tudo deve estar em um documento para que o mesmo possa ser consultado sempre que for preciso – ou quando bater alguma dúvida sobre os caminhos que a empresa tem seguido.
Depois que tiver com os objetivos macro em mãos, parta para a análise das equipes. Veja qual tipo de esforço de cada grupo de colaboradores será suficiente para alcançar tais objetivos mencionados acima. Esse exercício é bastante importante para definir as metas por time. Mas o momento ainda será apenas de reflexão. É só para você verificar quais profissionais estarão envolvidos e com qual intensidade.
5 – Estabeleça metas globais
Pense na empresa como um todo, onde você quer chegar e quais serviços deseja oferecer. A partir disso, crie cinco metas globais. Um exemplo prático: uma agência de turismo que foi lançada recentemente no mercado. As cinco metas estabelecidas podem ser algo do gênero:
- Oferecer pacotes de turismo para os Estados Unidos a preços acessíveis.
- Entregar um serviço de qualidade, com passeios e acomodações atestadas por agentes da companhia.
- Oferecer um atendimento personalizado, em tempo real.
- Garantir um suporte em todas as etapas da viagem.
- Garantir que os clientes voltem satisfeitos.
Então, com as metas estabelecidas, pense em quais esforços serão necessário para garantir que todas sejam cumpridas ao longo dos meses de trabalho. Exemplos:
- Oferecer pacotes de turismo para os Estados Unidos a preços acessíveis. Esforços necessários: pesquisas junto a profissionais dos Estados Unidos, parcerias com agências locais para garantir valores mais em conta, criação de pacotes que permitem o barateamento dos serviços.
- Entregar um serviço de qualidade, com passeios e acomodações atestadas por agentes da companhia. Esforços necessários: envio de profissionais da companhia aos Estados Unidos para checar e atestar as opções disponíveis e pesquisas constantes.
- Oferecer um atendimento personalizado, em tempo real. Esforços necessários: treinamentos frequentes com a equipe de atendimento, definição de regras de conduta e criação de uma linguagem específica de atendimento.
- Garantir um suporte em todas as etapas da viagem. Esforços necessários: parcerias com agências e empresas norte-americanas de qualidade e acompanhamento personalizado.
- Garantir que os clientes voltem satisfeitos. Esforços necessários: fornecer e indicar atividades e acomodações de qualidade.
4 – Comunique as metas para as equipes
É essencial que a sua equipe saiba e compreenda todas as metas estabelecidas. Por isso, separe um dia para apresentá-las a todos os colaboradores da companhia. Faça um evento geral ou, se o time for muito grande, separe por áreas ou grupos específicos.
Seja bem claro e objetivo nas explicações. Inclusive, deixe um canal aberto para que os colaboradores possam tirar todas as dúvidas possíveis e ainda dar opiniões. Tudo isso contribui para os passos que estão por vir.
Leitura complementar recomendada: Qual ferramenta mostra se o cronograma do projeto está sendo cumprido?
3 – Crie estratégias para alcançar as metas estabelecidas
Com todas as metas definidas e apresentadas, cabe aos gestores de cada área desenvolverem um plano de ação para detectar de quais maneiras será possível cumpri-las. Então, especifique todos os esforços necessários. Faça uma lista com as atividades, os materiais, os equipamentos e as ações que devem ser executadas pelos membros do time.
Documente tudo e se reúna novamente com as áreas para apresentar o plano de ação e mostrar os papéis de cada um no contexto geral. Deixe bem claro a importância que é cumprir determinada meta em pequena escala para garantir resultados em larga escala. Fazer com que o colaborador consiga enxergar a importância do seu papel dentro de um todo é essencial para estimulá-lo.
Então, sob essa ótica, o plano de ação de uma empresa deve conter características essenciais, como:
- Objetivo principal e secundários.
- Lista de ações que devem ser executadas para o cumprimento de todos os objetivos mencionados acima.
- Data prevista para o início e para o fim de cada atividade.
- Orçamento separado para cumprir todas as metas estipuladas, especificado por áreas e ações.
- Os profissionais responsáveis por cada área e também pode cada atividade especificada no plano.
- Objetivo de todas as atividades que fazem parte do plano de ação.
- Riscos previstos e planos desenhados para contê-los.
2 – Monitore o andamento das tarefas
Depois de apresentar todas as metas e definir seus respectivos prazos, chegou a hora de monitorar para verificar se as equipes estão cumprindo a tarefas estabelecidas. Uma boa dica é usar uma ferramenta para gestão de projetos, como o Trello ou o Wrike. Com essas plataformas, você consegue criar quadros e inserir as ações, atribuí-las aos responsáveis e acompanhar todas as entregas.
Os gestores de cada área podem verificar se as metas estão sendo cumpridas e detectar possíveis problemas no meio do caminho. Caso algo não esteja dentro do previsto, fica mais fácil identificar os motivos e corrigir possíveis erros.
1 – Revisite as metas mensalmente
Todos os meses faça uma avaliação do plano de ação. Assim, você consegue verificar o andamento das ações, se elas estão seguindo rumo às metas estabelecidas. E não deixe nada parado. Nesse momento, também é a hora de prever as atividades que devem ser feitas durante o próximo mês.
Reúna-se com os responsáveis por cada área para transmitir feedbacks e pensar nos próximos momentos juntos. Em seguida, apresente as ações para as respectivas equipes. E não pense que o trabalho acaba por aí. É preciso revistar o plano de ação todos os meses e inserir novas metas de acordo com a evolução da empresa.
Ficou mais claro para você agora como é possível estabelecer metas para a empresa e para as equipes de um jeito que contemple todos os objetivos traçados? Trata-se de um processo trabalhoso e que exige a participação de profissionais de diferentes áreas. Mas o resultado compensa o esforço, uma vez que um bom planejamento é garantia de sucesso.
Aliás, porque não fazer toda essa trajetória com bastante inovação? Ou seja, usar produtos, ferramentas e soluções tecnológicas para garantir que as metas sejam cumpridas. Para isso, veja aqui uma reportagem com dicas de ouro sobre como é possível inovar na sua companhia.
Além disso, aproveite para conferir quais são as métricas mais importantes para impulsionar o marketing digital da empresa. E continue conosco por aqui, no Blog Vivo Empresas, para mais conteúdos como esse! Até a próxima leitura!