A Covid-19 causou um grande impacto na rotina das organizações. Com o isolamento social, o número de pessoas trabalhando a distância cresceu exponencialmente, levando os negócios a repensar e até a recriar suas práticas para continuar em funcionamento.
De acordo com o Gartner, pelo menos 88% das companhias adotaram o trabalho remoto durante a pandemia.
Como o aumento do home office, o acesso remoto às redes corporativas também cresceu e, consequentemente, a necessidade de contar com um suporte de TI também se elevou proporcionalmente. Afinal, problemas técnicos com o equipamentos ou com a configuração do Wi-Fi, por exemplo, podem dificultar a realização de diversas atividades, afetando a produtividade dos funcionários e da empresa.
Neste artigo, você vai ver:
- Assistência para as novas operações
- Como funciona o suporte remoto de TI pela interne?
- Boas práticas para o funcionamento a distância
- Vivo Guru amplia o apoio remoto
Assistência técnica para novas operações
Para se adaptar à nova realidade, as empresas estão correndo contra o tempo e adotando novas estratégias e tecnologias capazes de viabilizar a continuidade dos negócios. Como exemplo, o uso de ferramentas de colaboração e comunicação no ambiente digital, como Microsoft Teams e de ferramentas de trabalho em nuvem, vêm sendo amplamente difundido.
E isso significa um aumento exponencial no uso da internet. À medida que as atividades migram para o ambiente online, mais soluções digitais são usadas. E como tais dispositivos são essenciais para a realização de tarefas, falhas técnicas podem comprometer o andamento do trabalho e prejudicar o faturamento da empresa.
Embora alguns erros pareçam pequenos, eles podem trazer grandes prejuízos às organizações e aos colaboradores. Um relatório do Tricentis descobriu que, apenas em 2017, os defeitos de software afetaram 3,6 bilhões de pessoas e causaram a perda de US $ 1,7 trilhão.
Com a tantas atividades remotas, as empresas ficam ainda mais suscetíveis aos riscos do ambiente digital. Nesse contexto, é preciso se preparar para se deparar com os desafios e contar com a infraestrutura necessária para levar as operações adiante.
Como funciona o suporte remoto de TI?
O suporte remoto de TI é a assistência técnica realizada a distância, especialmente para apoiar usuários que precisem solucionar problemas em computadores e equipamentos de rede.
O suporte se dá por meio de e-mail, telefone, WhatsApp ou chat. No entanto, para que funcione, é fundamental que o cliente disponha de uma conexão de internet de qualidade.
Esse tipo de solução auxilia na resolução de vários problemas técnicos, como a instalação de programas e aplicativos ou com a solução de falhas na conexão de redes Wi-Fi.
Em comparação ao atendimento tradicional, o suporte remoto é vantajoso por oferecer mais agilidade na solução de problemas. Como não é necessário que o técnico vá até o local, a assistência pode ser iniciada logo que a situação é detectada, minimizando interrupções no trabalho.
O serviço, portanto, ajuda a evitar que problemas técnicos, como cancelamento de transações e vazamento de dados, prejudiquem às organizações.
Além disso, neste momento de pandemia, o suporte de TI realizado a distância também elimina o risco de contaminação ao reduzir o contato físico.
Boas práticas para o funcionamento a distância
Embora o suporte de TI pela internet seja necessário para o trabalho remoto, algumas ações são fundamentais para o funcionamento do sistema:
- É indispensável contar com profissionais dedicados exclusivamente aos atendimentos;
- A empresa precisa divulgar a existência da assistência para os funcionários e disponibilizar os canais de contato dos técnicos;
- Os colaboradores precisam ter acesso a internet de qualidade — conforme uma pesquisa conduzida pela IDC em março de 2020, 40% dos trabalhadores não tinham uma conexão eficaz antes do início da pandemia;
- Em casa, muitos profissionais usam dispositivos pessoais e redes públicas para o trabalho. Isso significa que as empresas devem redobrar os cuidados com o gerenciamento de segurança para evitar crises.
Vivo Guru amplia apoio remoto
Com o objetivo de oferecer mais apoio aos clientes durante a pandemia, a Vivo Empresas oferece às organizações o Vivo Guru, serviço digital de suporte técnico 24 horas por dia, sete dias por semana.
O atendimento remoto, realizado por meio de canais digitais como chat, Whatsapp e videoconferência, agiliza a resolução de problemas, a realização de reparos, instalações ou configurações em dispositivos e nas redes em que estão conectados, como, por exemplo, desktops, notebooks, tablets, impressoras câmeras IP, equipamentos de rede, roteadores Wi-Fi, repetidores e smartphones.
Além da assistência a distância, as empresas podem escolher planos com visitas técnicas presenciais. Em todos os casos, após a contratação do serviço, por medida de segurança, os técnicos precisarão de autorização para acessar à rede e os dispositivos da empresa.
Conclusão
Embora seja preciso se adaptar ao novo cenário, em que o home office integra a rotina de trabalho, as empresas não podem ignorar os impactos dessas mudanças no longo prazo. Nesse contexto, o suporte remoto de TI é e será cada vez mais importante.
Atualmente, aumentar a resiliência dos negócios é a saída não apenas para buscar crescimento, mas também para se manter no mercado. E sua empresa pode contar as soluções de Vivo Empresas para se digitalizar.
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