Você tem um café, uma loja, uma agência de turismo ou qualquer outro negócio aberto ao público? Considere liberar o Wi-Fi para o uso de quem consome seus produtos ou serviços. Pois, como as pessoas estão cada vez mais conectadas, elas sentem a necessidade de acessar a internet a todo momento, seja para navegar pelas redes sociais ou para trabalhar. Então, use isso a favor do seu negócio!
Aliás, de acordo com a pesquisa da TIC Domicílios, 87% dos brasileiros se conectam todos os dias. Tal conexão acontece, sobretudo, pelo celular. Entre os consultados, 96% preferem usar o celular como principal dispositivo de acesso à internet. Portanto, tais números indicam que garantir um meio de conexão aos clientes é importante – e necessário em muitos casos.
Para se ter uma ideia, conforme estudo feito pela empresa norte-americana Technomic, 65% dos consumidores consultados se interessam em saber se um estabelecimento irá oferecer ou não uma conexão gratuita. Ou seja, pode se tratar de um fator decisivo para a escolha do local que irão frequentar.
Nesse sentido, um estabelecimento com Wi-Fi gratuito torna-se muito mais amigável e útil para os clientes. Pense em um café ou restaurante, por exemplo. O fato de ter internet, inclusive, pode fazer com que a pessoa fique mais tempo no local, sinta-se à vontade e consequentemente consuma mais.
Veja as vantagens de oferecer Wi-Fi gratuito
Disponibilizar o Wi-Fi não se limita em algo bom apenas para os clientes, a própria empresa pode se beneficiar desta oferta. Como? Te mostramos a seguir.
Divulgar seu negócio
Além de ser algo que ajuda a fidelizar os consumidores, a internet gratuita estimula quem está em um restaurante, por exemplo, a deixar uma avaliação positiva em algum site especializado. Ou então fazer o check-in nas redes sociais, indicando que está no local. E assim incentivando outras pessoas a conhecer o local.
No entanto, para alavancar ainda mais esta estratégia, é fundamental comunicar que o estabelecimento oferece internet gratuita para os seus clientes. Então, faça cartazes e espalhe pelo local. Publique também as promoções nas redes sociais para amplificar a sua estratégia.
Leitura complementar recomendada: Por que é importante ter Segurança Digital nas Empresas?
Atrair consumidores
Já notou que cafés com Wi-Fi gratuito costumam atrair muitas pessoas? Seja para trabalhar ou para navegar nas redes, há um nicho bem específico para esse tipo de negócio.
E esses clientes são importantes, uma vez que consomem seus produtos enquanto estão no local e ainda apresentam o espaço para seu círculo de amizade e contatos em geral.
Fidelizar a base de clientes
É possível configurar a rede de uma maneira que, para se conectar, o cliente faça um cadastro com alguns de seus dados, como nome e e-mail. Com estas informações, é possível fazer ações de marketing que fidelizem este cliente, como oferecer descontos e enviar as novidades do seu estabelecimento.
Além de ficar com os dados dos clientes, você consegue monitorá-los de perto. Ou seja, saber quem voltou e com qual frequência visitam o estabelecimento. Esses dados são fundamentais para a criação de uma relação mais estreita com quem vai ao local.
O motivo é simples: tais informações dão insumos para o empresário oferecer promoções especiais para esse cliente. Aliás, dá para sugerir descontos exclusivos no dia do aniversário e em datas comemorativas, por exemplo.
Vantagens a um custo baixo
Oferecer Wi-Fi gratuito aos clientes não é algo que costuma pesar no seu orçamento da empresa. Pelo contrário. Trata-se de um investimento baixo para o retorno que pode oferecer. Inicialmente, dependendo do tamanho do negócio, não é necessário contratar um plano de internet diferente. Ou seja, basta ter um roteador para garantir a conexão dos usuários.
Com o tempo e com a análise da intensidade de uso, é possível analisar e decidir se aumenta ou não a capacidade de internet.
Com ou sem senha?
Você pode optar entre colocar senha para o acesso ou então permiti-lo de outras maneiras. No entanto, é preciso ter em mente que desde a regulamentação do Marco Civil da Internet (Lei 12.965), quem oferece a conexão pode ser responsabilizado por qualquer tipo de crime cometido por meio dela. Exemplo: roubo de senhas, transações indevidas, ataques nas redes sociais e por aí vai.
Por isso, é importante criar formas de se proteger desse tipo de problema. Um bom caminho é registrar os dados dos usuários que estiveram conectados em seu estabelecimento. E como é possível fazer esse registro? A melhor maneira é usar o que chamamos de “Registro social”. Ou seja, a pessoa faz o login diretamente pelo Facebook, por exemplo, para poder se conectar. Assim, você fica com todos os dados e o histórico de acessos dela.
Vivo Fibra
Com Vivo Fibra é possível oferecer conexão estável e de ultravelocidade para os clientes do estabelecimento, com as vantagens que somente uma banda larga exclusiva para empresas pode oferecer.
Além das vantagens de escolher uma internet com velocidade de até 300 mega, com Vivo Fibra sua empresa tem a segurança de ter um técnico no local em até 4 horas caso ocorra algum problema. E o melhor: não é necessário pagar nada a mais pelo Wi-Fi, já que o serviço é gratuito.
Veja como funciona o Meu Vivo Empresas!
Os planos da Vivo ainda permitem que você crie combos com voz e HD TV, o que garante valores mais em conta sem abrir mão da qualidade da conexão.
Vivo Smart Wi-Fi
Ao contratar um dos planos Vivo Fibra, você tem acesso ao aplicativo Vivo Smart Wi-Fi. A plataforma garante gerenciamento mais eficaz da conexão – tudo por meio do smartphone. Inclusive, é possível decidir para quem e quando a internet fica disponível. Além disso, dá para criar redes separadas para os visitantes.
A solução permite ainda o bloqueio e o desbloqueio de dispositivos. Ou seja, você conseguirá controlar todos os aparelhos que estão conectados (celulares, tablets e notebooks), garantindo mais segurança para a rede da empresa. Quer saber como contratar? Visite o site para saber tudo sobre a o serviço.
Internet Corporativa Dedicada
Caso o volume de acessos aumentem, considere contratar a Internet Dedicada da Vivo. Como o nome já diz, trata-se de um serviço exclusivo para quem contrata. Ou seja, aquela conexão será apenas sua e de seus clientes. Sendo assim, tende a ser mais estável e veloz.
A diferença entre a internet dedicada e a compartilhada é exatamente essa. A segunda, por sua vez, não é exclusiva. Outras empresas estão utilizando o mesmo serviço. Aliás, recentemente fizemos uma matéria que mostra todas as características e as distinções de cada uma. Clique aqui para conferir.
A Internet Dedicada da Vivo é ininterrupta e funciona com 100% da velocidade contratada. Dessa forma, tem baixíssima latência (tempo que as informações demoram a chegar de um ponto para outro), um caminho exclusivo por meio da rede Vivo e atendimento 24 horas. Acesse o site para saber como funciona o serviço.
E aí, se convenceu de que é preciso oferecer um Wi-Fi para os seus clientes? Como falamos, trata-se de um serviço bastante em conta e que, ao mesmo tempo, costuma oferecer um excelente retorno a curtíssimo prazo.
Aliás, já que estamos falando em elementos importantes para quem tem um negócio, sobretudo no início, também é essencial se atentar à escolha do domínio do seu site. Nesta matéria trazemos dicas de ouro! Depois de conferir todas, continue aqui no Blog Vivo Empresas para ter mais acesso a conteúdos como esse!