Prepare seu negócio para o fim do ano: do marketing à logística 

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Segundo dados da ClearSale, o e-commerce brasileiro faturou R$2,8 bilhões no período de festas de 2022, uma alta de 6,2% em relação ao mesmo período de 2021. Foram 5.970.296 pedidos, frente aos 5.884.708, em 2021, um aumento de 1,5%.  

A magnitude dos dados ajuda a entender o motivo do fim do ano, período compreendido entre o Natal e o Ano Novo, ser de muita atenção para empreendedor: as vendas bombam! 

Dentre os produtos mais vendidos, estão artigos de vestuários, produtos alimentícios para ceias de Natal e Ano Novo, itens de decoração para as festas de fim de ano, brinquedos, eletrônicos, perfumes e cosméticos, livros, eletrodomésticos e muito mais. O setor de turismo também aquece com o aumento do fluxo de viagens, e muitas pousadas e hotéis garantem o faturamento de um ano inteiro nessa época. 

Aproveitar o fim do ano exige estar muito bem-preparado em termos de operação, logística, equipe e marketing. Sabemos como é difícil tocar todas essas áreas ao mesmo tempo, e como muitos negócios podem deixar a oportunidade passar por falta de planejamento ou até de tempo. 

É por isso que elencamos algumas iniciativas para você preparar seu negócio e bombar suas vendas no fim do ano. Vamos passar por todos os temas, como: 

  • Do planejamento ao sucesso: prepare-se para o fim do ano em seu negócio 
  • Estratégias de marketing para impulsionar suas vendas no período 
  • Planejamento logístico para atender à demanda sazonal 
  • Como preparar sua equipe para lidar com o aumento de demanda durante o período de festas 

Vamos lá? Boa leitura! 

Do planejamento ao sucesso: prepare-se para o fim do ano em seu negócio 

Se tem uma palavra que é essencial para o empreendedor ter nesse momento, é “planejamento”. Ter uma meta muito clara e saber os meios para chegar lá são a base para o sucesso durante o fim do ano em qualquer negócio.  

Momento de outra palavra entrar em ação: antecedência! Antecipe a demanda e certifique-se que tem um estoque adequado para atender aos picos de pedidos durante o período, bem como uma equipe muito bem-preparada para lidar com a alta demanda.  

Fazer uma projeção financeira detalhada para este período pode ajudar a calcular os custos adicionais da antecedência e entender quanto que você pode arcar com despesas com marketing, mão de obra temporária e possíveis promoções. A projeção dirá se você tem capital para esse momento ou não. 

Um bom planejamento de fim de ano inclui não apenas atender a demanda crescente, mas prever cenários e imprevistos que precisarão ser solucionados quando a maioria dos serviços públicos e empresas está de recesso. É preciso estar preparado para tudo! 

Estratégias de marketing para impulsionar suas vendas no período 

Existe algo que vem junto com o aumento de demanda no fim do ano: uma concorrência mais feroz. O período das festas é quando a maioria das empresas solta boa parte da verba destinada ao marketing para alavancar vendas ou promover um maior reconhecimento de marca. As propagandas na TV e na internet ficam cada vez mais recorrentes.  

Esse é o momento de desenvolver campanhas temáticas alinhadas com as festividades de fim de ano. Pode ter promoção, desconto especial, embalagem personalizada, edição limitada de produto e muito mais. O que vale é se destacar perante a concorrência. 

Empresas com uma presença digital relevante podem criar conteúdo relacionado às festividades, como guias de presentes, dicas de celebração, vídeos temáticos ou histórias envolventes que conectem produtos e serviços com o espírito festivo. Isso vale para tudo o que acompanha essa data, como as férias escolares e viagens de fim de ano. 

  

Outra tática certeira é oferecer uma experiência personalizada no ambiente da loja e no ambiente online. Aposte em conteúdos de recomendação de presentes com base em compras anteriores, campanhas de CRM com mensagens personalizadas de fim de ano ou serviços exclusivos para membros. A imaginação é o limite! 

Planejamento logístico para atender à demanda sazonal 

A demanda sazonal no fim do ano exige uma logística muito afiada para tudo chegar no tempo previsto e nada faltar para a operação de seu negócio. É nesse momento que muitos empreendedores apostam na antecedência de matéria-prima e começam a encomendar insumos já em outubro e novembro, garantindo que o mês de dezembro seja apenas de produção. 

Uma dica de ouro para garantir uma logística eficiente é examinar dados de anos anteriores. Dessa forma, você consegue entender padrões de demanda picos de pedidos, sabe quais são os produtos mais populares e que necessitam de uma atenção especial. O estudo pode até oferecer uma visão de área geográfica com maior movimento. Tudo isso é informação para seu preparo. 

A partir desses insights, você conseguirá ajustar seu estoque. Considere formar parcerias com fornecedores adicionais, como uma forma de ter mais uma opção caso aconteça algum problema. Nesse momento é importante estar preparado para tudo, até para o pior! 

Como preparar sua equipe para lidar com o aumento de demanda durante o período de festas 

O período de festas é marcado por um aumento excessivo na demanda de trabalho de equipes comerciais, o que pode gerar alguns desafios para empreendedores. Quem já visitou um shopping, loja ou rua comercial e não conseguiu andar de tanta gente, sabe que é um momento em que tudo acontece ao mesmo tempo. A palavra-chave para lidar com o período é preparo. 

Aposte num regime de escala muito bem definido para seu negócio. Se você tem uma loja física e irá abrir durante o período de festas, estabeleça a escala de sua equipe de forma a ter sempre ao menos dois funcionários em condições de atender uma demanda. Se você tem um negócio que lida prioritariamente com ambientes de compra e venda online, é importante ter uma escala em horários de envio de produtos. 

A preparação da equipe depende muito da natureza do seu negócio. Se você tem um negócio focado em produtos que costumam ter uma demanda alta nesse momento do ano, como roupas ou comida, é fundamental preparar funcionários para a especificidade das datas. Aposte em treinamentos com antecedência e aproveite quando há pouca demanda para simular a correria de fim de ano. 

Nesse momento de demanda, sabemos como é difícil fazer tudo ao mesmo tempo. É por isso que estamos prontos para te ajudar com nossas soluções de tecnologia e nossas dicas com conteúdos ricos e textos que te colocam a par das principais tendências e novidades do mercado. 

Estamos aqui para te dar aquela ajudinha e deixar seu negócio mais tecnológico e preparado não apenas para o fim do ano, mas também para o futuro. 

Boas festas! E boas vendas! 

Até a próxima! 

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