Você sabe qual é o ponto de partida da maioria das empresas?
Dá para dizer que tudo começa numa ideia.
Isso mesmo: boa parte dos negócios começam no papel, com ideias com o poder de transformar o entorno ou o ambiente em que estão e promover impacto positivo na vida das pessoas, além de fazer a roda da economia girar.
O caminho para essa ideia virar realidade – e depois uma empresa de sucesso – muitas vezes é longo, tortuoso e faz com que muitos empreendedores não consigam ver uma luz no fim do túnel.
Como tudo na vida, o desenvolvimento de uma empresa é um grande processo que envolve uma série de etapas. São os estágios de crescimento empresarial que definem o quão desenvolvida uma companhia está e dá o norte para que os próximos passos caminhem em direção ao sonho de todo dono de negócio: o sucesso!
Neste texto, você entenderá o que são os quatro estágios de maturidade de uma empresa, entre eles:
- Estágio inicial: fundação e estabelecimento
- Segundo estágio: crescimento sustentável
- Terceiro estágio: maturidade consolidada e expansão
- O Estágio avançado de maturidade empresarial
Vamos à leitura?
Desvendando o crescimento empresarial: os quatro estágios de maturidade da sua empresa
O conceito ganha muitos nomes por aí: ciclos de vida de uma empresa, estágio de crescimento ou estágios de maturidade. A ideia foi desenvolvida por vários teóricos de negócios em conjunto e é muito usada no universo da inovação e das startups.
Muitos dos investidores querem saber o estágio em que uma empresa está antes de realizar qualquer tipo de investimento. Imagine se uma startup chega a um estágio avançado, mas ainda apresenta desafios quanto ao produto ou serviço desenvolvido. Será que é uma boa ideia de investimento?
Isso vale para aquela empresa que acabou de ser criada e está num crescimento imenso, com altas taxas de lucro. Será que a empresa está preparada para esse crescimento, com uma estrutura que favoreça esse movimento?
Muitas vezes, empresas experimentam um momento de alta mesmo quando não estão em estágios avançados. A falta de preparo pode acarretar o fechamento delas: de acordo com levantamento da Contabilizei, o Brasil perdeu quase 428 mil micro, médias e grandes empresas no primeiro semestre de 2023. O saldo negativo se mantém constante desde o 4º trimestre de 2021.
Sabe o que todas elas têm em comum? São empresas em diferentes estágios, mas que não conseguiram dar o “salto” para chegar aonde queriam.
Entender o nível de maturidade de uma empresa é compreender sua saúde financeira, humana e estrutural. É entender o modelo de negócio e saber onde está a lacuna de aprimoramento, de forma a estabelecer processos e mudanças para chegar numa melhoria contínua.
As empresas que crescem são aquelas que estão constantemente se atualizando, se adaptam às mudanças e otimizam seus processos de negócios, estratégias e operações.
Estágio inicial: fundação e estabelecimento
O primeiro estágio de crescimento de uma empresa é a função e estabelecimento. Segundo o empreendedor norte-americano Eric Ries, essa etapa pode ser chamada também de “ideação”. É quando a empresa testa a ideia do produto ou do serviço junto a seu público-alvo de forma a conferir se a demanda realmente existe e entender qual é o tamanho dela.
A ideação da empresa não envolve desenvolver o produto ou serviço. É mais uma forma de conhecer o terreno no qual a empresa estará. Geralmente, esse estágio envolve muito planejamento, pesquisa, conversa com clientes em potencial ou pessoas com conhecimento sobre o segmento do mercado para entender a real demanda.
A partir de todos os detalhes colhidos na ideação, a empresa consegue começar sua operação, pois saberá o que será necessário de matéria-prima, funcionários, estrutura e tudo o que envolve a operação.
Segundo estágio: crescimento sustentável
O segundo estágio dé o início da operação e a busca por um crescimento sustentável. Nesse momento, o mais importante é criar as bases para que a empresa possa se solidificar no mercado e cresça de forma sustentável e constante.
Segundo Ries, um dos artifícios que empresas lançam nesse momento é o MVP, metodologia que busca otimizar o uso de recursos, validar hipóteses e aprender com as experiências do usuário o mais rápido possível. É como uma versão primária da empresa, que irá verificar a viabilidade de um produto ou ideia de negócio antes de investir recursos significativos no desenvolvimento completo.
É o sucesso do MVP que irá definir os próximos estágios de crescimento sustentável do negócio, partindo para o que todo mundo busca: a consolidação no mercado!
Terceiro estágio: maturidade consolidada e expansão
O terceiro estágio de maturidade sua “decolagem”, ou tração, termo usado no livro “A Startup Enxuta”. É quando o produto ou serviço foi aceito e encontrou uma demanda que permite expandir a empresa e criar uma marca forte, que tenha boa parcela do do mercado e possa causar o tão sonhado impacto na vida das pessoas.
O período de tração normalmente chega com muitos desafios. Diversos empreendedores relatam que é no momento de crescer que gastos com marketing se expandem (afinal, a empresa precisa encontrar novos públicos), e que os custos operacionais se tornam cada vez maiores.
Por isso é tão importante garantir um crescimento sustentável: é ele que torna a decolagem mais suave, sem nenhuma turbulência!
O Estágio avançado de maturidade empresarial
Para onde uma empresa com um produto e serviço muito bem definido no mercado e uma marca consolidada pode ir? A resposta está no crescimento a longo prazo. É esse momento que Eric Ries chama de “escala”: o planejamento de uma empresa a um longuíssimo prazo (normalmente dez ou vinte anos).
Esse planejamento envolve muitas variáveis: novas fontes de receita, evolução do produto ou serviço existentes, expansão geográfica e, principalmente, digital do negócio. É a hora de construir um legado para que seja tocado pelos próximos gestores da empresa.
Inovação e adaptabilidade
Há um fator fundamental para o sucesso de uma empresa em todos os estágios comentados acima: a inovação e a adaptabilidade.
A capacidade de inovar e criar produtos e serviços novos e se adaptar às mudanças no mercado e nas demandas dos clientes é crucial para que qualquer organização possa atravessar momentos de turbulência e crescimento com uma estrutura que garanta a operação da empresa e coloque os objetivos do negócio sempre em primeiro lugar.
Inovar é importante porque faz um negócio se destacar e criar tecnologias ou aprimorar processos existentes. Empresas inovadoras têm mais chances de atrair clientes, aumentar sua base de consumidores e expandir sua participação no mercado.
Já a adaptabilidade permite que as mudanças cada vez rápidas e constantes no ambiente empresarial sejam absorvidas com o mínimo de impacto na operação e lucratividade do negócio. Pense só em tudo o que aconteceu nos últimos anos: crises econômicas, pandemia, inflação. Estar preparado para mudar a rota nesses cenários é fundamental.
Uma das armas que ajudam na inovação e adaptação é a tecnologia.
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