Empreendedorismo digital: como construir negócios digitais de sucesso  

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Quer se tornar um empreendedor digital de sucesso? Confira essas dicas de como construir negócios digitais! 

O que é empreendedorismo digital e por que é importante 

Caro empreendedor, você já ouviu falar do cineasta Glauber Rocha? 

Na década de 1960, ele foi autor de uma frase que ficou na mente dos amantes do cinema: “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça.” Era o resumo do que Glauber e outros cineastas como Ruy Guerra e Rogério Sganzerla chamavam de “Cinema Novo”, um movimento que pregava o cinema como forma de arte que ia além do entretenimento e fazia questionar e encantar. 

Para eles, o cineasta não precisava de grandes estrelas ou equipamentos: bastava ter a técnica prática, liberdade de movimento e criatividade para pensar em soluções. 

A vida do empreender também é cheia de desafios que exigem não uma, mas muitas ideias na cabeça, ainda mais para quem aposta no empreendedorismo digital como forma de criar negócios de sucesso. 

O empreendedorismo digital é o processo de criar negócios com base no uso de tecnologias digitais e a internet como principais ferramentas de contato com o cliente, logística e operação, sem a necessidade de um espaço físico para o funcionamento da loja e para a venda de produtos ou serviços. 

São negócios que acontecem totalmente na internet. 

Entre os exemplos de negócios digitais, estão: 

  • Lojas agregadoras de e-commerce 
  • Blogs ou site especializados 
  • Infoprodutos, como e-books 
  • Aplicativos 
  • Jogos 
  • Cursos e mentorias online 
  • Softwares 

O empreendedorismo digital vive um momento de pleno crescimento no Brasil. Em 2020, antes da pandemia, 54% dos empreendimentos na forma de empreendedorismo digital tinham menos de um ano de vida em 2020. Ou seja: vivemos um momento que a maioria dos negócios está entrando numa curva de maturidade, no qual os desafios de mercado costumam se transformar. 

Estratégias para identificar oportunidades de negócios digitais 

Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Brasil tem 149 milhões de usuários de internet.  

Desses, 142 milhões se conectam todos ou quase todos os dias, e mais de 92 milhões, cerca de 62%, acessam a internet apenas pelo celular. A incidência de acessos é maior nas classes A, com 93%, e B, com 91%. Nas classes C e D fica em 81% e 60%, respectivamente. 

É nesse recorte que o público do empreendedorismo digital mora. Como todo o negócio visa criar uma solução que tem começo e fim na internet, o empreendedor deve estar atento às necessidades dessas pessoas e entender se existe demanda e espaço para serviços que atuem dentro dos hábitos de consumo do brasileiro na internet. 

Um olhar atento aos comportamentos pode dar ideias de negócios que atendam as dores dos clientes e possam surpreender com inovações, pensando no que ainda não tinha sido pensado. Pode ser um aplicativo, um curso ou até um jogo: o empreendedorismo digital deve ter os dois olhos voltado para o dinamismo da internet e os dilemas que surgem a partir do uso dela. 

Como o brasileiro ama consumir conteúdo nas redes sociais, boa parte das novas oportunidades de negócios mora de demandas que acontecem e ganham forma nas redes. Negócios totalmente digitais, como a oferta de cursos e serviços à distância, nascem de necessidades expressas em redes sociais.  

Um bom exemplo são os prestadores de serviço à distância, como consultores de imagens e treinadores pessoais. Há casos de sucesso de negócios digitais criados totalmente na internet que nasceram de forma despretensiosa, como forma de atender ao público da rede social do empreendedor.  

Todas essas maneiras estão ligadas ao que o teórico Joseph Schumpeter diz que é a característica principal do empreendedorismo: a inovação. Para ele, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações entre métodos de produção e comercialização, abrindo um novo mercado com essa junção.  

O empreendedorismo digital é a inovação num ambiente que não tem limites no acesso à informação e no contato com as pessoas. Estamos falando de um mundo de oportunidades para você, empreendedor, sair da zona de conforto e começar a caminhar dos sonhos para a concretização do negócio. 

E se tem um ponto de partida nessa jornada, é o plano de negócios do seu empreendimento digital. 

Como criar um plano de negócios para um empreendimento digital 

Todo bom empreendedor sabe que a ideia só sai do papel quando há um plano muito claro do que fazer. É o chamado plano de negócios. Um documento que descreve com detalhes todos os aspectos da empresa, que vão da criação até a concepção e execução do plano de vendas, passando pelo marketing, operação, logística e pós-venda. 

O plano de negócios voltado a negócios digitais é um pouco diferente de um plano comum. No ambiente online, tudo muda a toda hora. Inovações tecnológicas são apresentadas e acabam alterando a dinâmica do mercado. O plano voltado ao digital precisa estar aberto a essas nuances. 

 
Afinal, uma das principais características de um negócio digital é sua proposta de valor. Se falamos em um ambiente de pura inovação, o que cria valor e atrai consumidores é justamente o compromisso em inovar e facilitar cada vez mais a vida das pessoas, usando tecnologia, soluções digitais e muito mais. 

Todas as partes do plano, como o Plano Operacional, a Análise SWOT e o Plano de Implementação, para dar alguns exemplos, precisam estar muito bem alinhados com o cliente. Ele é o que há de mais importante para empresas assim. 

Um negócio digital maduro coloca o cliente em primeiro lugar e usa soluções de gestão e produtividade que unem o melhor que existe do mundo digital. 

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Entre em contato e descubra o que combina com seu negócio digital. 

Bons negócios, e até a próxima! 

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