Vivemos em um cenário adverso e cheio de dúvidas devido à pandemia. Esse momento acelerou a transformação digital em organizações de todos os portes e setores. Nas pequenas e médias empresas (PMEs), por exemplo, a tecnologia despontou como grande aliada.
Aquelas que investirem em recursos capazes de garantir o trabalho remoto e ampliar o atendimento certamente terão maiores de sobrevivência pós-crise.
Para refletir sobre esse momento, Gabriel Formaggio, gerente de vendas da Vivo Empresas, Márcio Campos, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Cisco, e Nelson Brito, arquiteto e orientador de segurança sênior da Cisco, participaram de um webinar sobre o tema.
Neste artigo você verá:
- Os principais temas abordados no webinar
- Tecnologia dentro do cenário das PMEs
- Transformação digital otimiza a rotina
- PMEs e a segurança da informação
Tecnologia no cenário das PMEs
Intermediado por Adriele Marchesini, cofundadora da Agência Essence, o webinar reforçou a importância da tecnologia para viabilizar diferentes processos nas PMEs.
Para Gabriel Formaggio, da Vivo Empresas, é extremamente importante democratizar ferramentas e soluções, uma vez que podem ser acessíveis para companhias de todos os portes. “O objetivo não é usá-las em larga escala, mas sim escolher opções que atendam perfeitamente às demandas “, disse.
Segundo Formaggio, são os recursos que diferenciam as pequenas empresas das grandes, pois as necessidades são muitos semelhantes, e isso ficou ainda mais evidente neste momento. “As companhias maiores já tinham disponíveis soluções tecnológicas e as PMEs tiveram de buscar aquelas que se adequasse melhor aos seus negócios”, detalhou o executivo.
Nesse sentido, o processo de aceleração de transformação evidenciou a necessidade de apostar e investir em três pilares:
- Conectividade: via redes móveis ou fixas;
- Segurança da informação: dados de clientes, usuários e parceiros precisam estar protegidos;
- Armazenamento de dados: as informações devem poder ser acessadas com facilidade por quem precisa e estar seguras de quem não pode vê-las.
O executivo destacou ainda a propensão das PMEs em realizar investimentos em outros setores que abrangem o negócio, deixando a tecnologia em segundo plano. Entretanto, neste momento, a inovação tornou-se ponto fundamental, fazendo com que as companhias caminhassem para um cenário mais digitalizado.
Transformação digital na rotina das PMEs
A pandemia fez os empresários enxergarem a tecnologia como necessária para viabilizar as atividades. Uma das principais mudanças adotadas é o trabalho remoto. Para Márcio Campos, esse cenário novo pegou as PMEs de surpresa. A maior parte, segundo ele, não dispunha de uma infraestrutura digital básica para atender colaboradores, clientes e parceiros.
“Todas tiveram de adotar o home office, o que as fez enxergar o protagonismo de recursos como equipamentos atualizados, conectividade e segurança de dados. Com isso, o processo de inovação integrou a rotina, acelerando a digitalização”, detalhou.
Ele ressalta que a transformação em PMEs depende de recursos que não impactam o orçamento, porém são capazes de otimizar muitos processos rotineiros. “Se as empresas migrarem o armazenamento de dados para uma cloud, por exemplo, certamente terá muitos ganhos”, comentou.
A tecnologia, por sua vez, é um elemento facilitador em diferentes processos, tais como a comunicação e a interação com os clientes. Durante a pandemia isso ficou ainda mais evidente, pois as conexões se perpetuaram pelo ambiente digital.
Além disso, a atuação foi expandida, uma vez que muitos negócios não tinham operações online. “Agora, várias empresas possuem grande escalabilidade em e-commerces, pois encontraram uma solução que atendia à necessidade do negócio e dos clientes, simultaneamente”, ressaltou.
PMEs e a segurança da informação
Por fim, outro ponto tratado de forma ampla dentro do debate foi a questão de segurança. No contexto de trabalho remoto, diversos pontos precisam ser levados em conta e necessitam de uma dedicação especial dos gestores para que não se coloque em risco dados essenciais.
Segundo Nelson Brito, diversas questões que parecem simples e que antes poderiam ser negligenciadas merecem atenção redobrada. “Proporcionar que seus colaboradores tenham os equipamentos necessários e adequados para atuar é de suma importância. Não se deve permitir que aqueles usados para questões de trabalho sejam os mesmos para lazer, pois isso coloca em risco a operação”, detalhou o executivo.
Além disso, ele ressaltou que os colaboradores precisam ter um contexto muito parecido com o encontrado no trabalho do escritório. Ou seja, acessos e permissões devem seguir o padrão anterior, ampliando as camadas de segurança.
Aliás, essa infraestrutura de proteção deve ser suportada, de acordo com ele, pelo tripé confidencialidade, integridade e disponibilidade. “É possível encontrar o melhor caminho para resguardar cada negócio”, enfatizou.
Conclusão
O webinar “Como as PMEs podem usar a tecnologia a favor dos seus negócios” mostrou que os recursos tecnológicos são acessíveis, sim, para empresas de todos os portes.
E a pandemia, por ter acelerado a transformação digital, mostrou como a digitalização pode trazer benefícios para as organizações, mesmo as menores. Sendo assim, a jornada tender a ser ainda mais efetiva se suportada por soluções baseadas em conectividade, cloud e segurança da informação, reconhecidas como essenciais para viabilizar o trabalho e otimizar os processos.
A Vivo Empresas possui um portfólio completo para auxiliar os profissionais do setor nesse importante processo de digitalização.
Além de serviços tradicionais, como Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga, oferecemos e soluções completas de Conectividade, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI, Gestão de Tecnologia e IoT.
Quer saber mais sobre como as PMEs podem usufruir da tecnologia para superar esse momento e continuar crescendo? Conte conosco. Veja o webinar na íntegra:
Até a próxima!