As redes sociais para empresas se tornaram uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer negócio. Mas você sabe, de fato, como elas podem te ajudar? Quais as vantagens? E como escolher a rede social ideal? Calma, não se preocupe! Você encontrará todas as respostas sobre o tema neste artigo. Acompanhe e boa leitura!
Como empresa, é seu papel entender a fundo. Ou seja, enxergar o papel das redes sociais, qual a sua importância e como elas podem ajudar o seu negócio a crescer. Aliás, nós aqui do blog Vivo Empresas vamos te ajudar nessa missão! Neste artigo, você saberá como escolher a rede social ideal para o seu negócio.
Redes sociais para empresas: para que servem?
Com todo o avanço tecnológico, o acesso à internet ficou muito mais fácil. Com isso, a jornada do consumidor mudou. Nesse contexto, as redes sociais começaram a fazer parte da decisão de compra das pessoas. Como isso acontece? Por meio do oferecimento de conteúdos, informações e serviços.
Segundo a MarketingSherpa, a estimativa é de que 95% dos americanos entre 18 e 34 anos seguem suas marcas favoritas nas redes sociais. E no Brasil o cenário não é diferente, já que nosso país representa 10% do tempo gasto em redes sociais em todo o mundo.
Sendo assim, as redes sociais para empresas representam uma excelente oportunidade de conquistar o público-alvo, que está ali esperando uma aparição sua. Obviamente, só ter presença nas redes sociais não adianta. Aliás, é preciso trabalhar outras estratégias. O ideal é a sua empresa ir ganhando espaço na mente do consumidor por meio da presença multicanal.
Quais as vantagens das redes sociais para empresas?
As redes sociais para empresas ajudam de diversas maneiras. Inclusive, seus benefícios são percebidos rapidamente, principalmente quando as atividades são integradas a outras ações online. Conheça algumas das principais vantagens:
Autoralidade para sua empresa
Conteúdo autoral e de qualidade ajuda, e muito, na autoralidade da sua empresa. Inclusive, os formatos podem ser de diferentes tipos: vídeos no youtube, dicas nos stories ou artigos no LinkedIn. Sendo assim, o mais importante é mostrar que a sua empresa é uma referência no assunto.
Relacionamento com clientes
Fidelizar um cliente é muito mais inteligente (e barato!) do que conseguir um novo. Para isso, construir um relacionamento é fundamental. E as redes sociais estão aí para te ajudar nisso. Interações e reações nas redes são uma forma de estar presente, realizando não só o atendimento, mas também ouvindo as necessidades e opiniões dos consumidores.
Tráfego para o site
As redes sociais para empresas são o canal perfeito para conseguir mais tráfego para o site. Elas servem como uma porta de entrada para os visitantes, que poderão se transformar em leads e clientes. Por isso, lembre-se sempre de inserir links que levem para o seu site nos seus posts e perfis.
Divulgação e mensuração
Divulgar não só os seus produtos e serviços, mas também conteúdos é uma ótima maneira de conseguir extrair ao máximo os benefícios das redes sociais. O Twitter, por exemplo, é a rede mais indicada para compartilhar artigos. O motivo? A boa aceitação da plataforma em relação ao uso de links.
Enquanto isso, nas demais redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn, é possível segmentar anúncios levando em consideração idade, gênero, localização e até os interesses das pessoas. Demais, não é?
E o melhor ainda está por vir: tudo isso com um poder enorme de mensuração de ROI e campanhas. Todas as redes sociais para empresas possuem ferramentas próprias de análise, que mostram o número de impressões, interações, conversões, valores gastos nos anúncios e muito mais. Com isso, você consegue ter novos insights e realizar pequenas correções de forma rápida, sem perder tempo e dinheiro.
Como escolher a melhor rede social para a minha empresa?
Cada rede social possui suas particularidades. Aliás, o tipo de conteúdo que funciona muito bem em uma delas pode não trazer resultados tão bons em outra. Além disso, existem redes mais indicadas para determinados tipos de mercado e segmentos. E é isso que vamos ver a seguir.
Facebook
A maior das redes sociais é também a mais versátil. O Facebook permite diversos tipos de mídia, como fotos, textos, links e vídeos. A plataforma desempenha um papel-chave na atração de novos clientes e no atendimento do público.
Além disso, a rede possibilita o patrocínio desses conteúdos, fazendo com que as campanhas da sua empresa apareçam em destaque. Com isso, podemos concluir que o Facebook funciona muito bem para todos os tipos de mercado. Inclusive, é bastante indicado, principalmente, para empresas que atuam no ramo da educação, SaaS e imóveis, entre outros.
Instagram
Se hoje, só no Brasil, o Instagram possui mais de 50 milhões de contas ativas, é devido ao seu apelo visual. Com foco 100% em fotos e vídeos, essa rede social pede por postagens frequentes. Inclusive, o material deve ser de qualidade, algo que realmente chame a atenção.
Sendo assim, o mercado gastronômico é um dos mais beneficiados, assim como redes varejistas e imobiliárias. Essas empresas conseguem mostrar seus produtos com boas fotos, vídeos, tutoriais e etc.
Mas lembre-se: muitas empresas que oferecem produtos não palpáveis também fazem um bom uso do Instagram. De qual maneira? Trazendo, assim, todo o conceito da marca para suas postagens. Abuse e use dos stories!
Twitter
O Brasil é o país que mais usa Twitter em todo o mundo. Inclusive, essa rede social funciona como uma espécie de microblog, onde os usuários são livres para fazer publicações com até 280 caracteres, incluindo imagens, vídeos, gifs, enquetes e outros recursos. Muitos afirmam, inclusive, que o Twitter funciona como uma segunda tela. Ou seja, enquanto os usuários consomem conteúdos em outras mídias, eles estão postando suas opiniões no Twitter.
Essa rede social, sem dúvidas, se destaca pela rápida interação com os usuários. Por isso, é uma excelente opção de canal de atendimento para as empresas, qualquer que seja o seu segmento.
LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede corporativa do mundo. Ou seja, principalmente se os clientes da sua empresa forem outras empresas (B2B), você precisa criar um perfil empresarial dentro da plataforma.
Pelo seu perfil corporativo, ela é ideal para buscar leads qualificados. Isso porque os tomadores de decisão estão sempre por lá. Além disso, a rede também é essencial para o recrutamento e a seleção de talentos e para fomentar discussões sobre temas que fazem parte do dia a dia da sua empresa. Por isso, além de produzir seus próprios artigos, busque também comentar e compartilhar outros conteúdos. Ou seja, leve o conhecimento mais à frente.
YouTube
O YouTube vai muito além de uma plataforma de vídeos (a maior do mundo, aliás). Ele funciona hoje como um site de buscas, onde você pode encontrar o que quiser através de vídeos, clipes e tutoriais.
O segredo da rede social é a estratégia de conteúdos publicados. Você pode investir em vídeos sérios e com alta qualidade. Ou então apostar em algo com mais humor. Dessa forma, o importante é usar a criatividade para não fazer mais do mesmo. Por isso, só crie essa rede social se realmente conseguir se dedicar a ela. Sendo assim, o conteúdo do YouTube tende a ser mais elaborado do que nas demais redes sociais.
Gostou do nosso conteúdo sobre redes sociais para empresas? Aproveite para ler mais sobre o tema! Veja como as mídias sociais te fazem ter contato direto com o seu cliente, aprenda como criar uma página empresarial no Facebook, Instagram e LinkedIn e saiba por que investir em vídeos verticais para essas redes!