Veja como otimizar a experiência de compra no seu site

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Garantir uma excelente experiência de compra é essencial para deixar o consumidor satisfeito, fazer com que ele volte e ainda recomende o seu e-commerce para outras pessoas. Por isso, neste artigo, você irá conferir:

  • Principais dados do setor que ajudarão a pautar as suas decisões.
  • Como otimizar a experiência de compra.
  • Quais são os pontos que devem ser levados em consideração ao criar um e-commerce.
  • Como envolver o público.

A experiência de compra deve ser a melhor possível, pois é um fator crucial para que o consumidor escolha o seu e-commerce. Afinal, ele está conectado, com informação na palma da mão e total poder de decisão.

De acordo com uma pesquisa feita pela ClearSale, empresa global que atua contra fraudes em e-commerces, os dispositivos móveis concentram 43% do share de mercado. Já o uso do desktop corresponde a 57%. E mais: entre 2017 e 2018, diz o estudo, as vendas online via mobile cresceram 28%.

Experiência de compra: computador em um site de e-commerce e, à esquerda, uma mão segurando um cartão de crédito.
No desktop ou no celular, é fundamental garantir uma boa experiência de compra aos clientes.

Então, independentemente da tela usada, é essencial melhorar a jornada de compra para encantar esse consumidor e transformá-lo em cliente fiel. Te mostramos como fazer isso a seguir.

Experiência de compra depende da interação

Digamos que você esteja procurando, por exemplo, tinta para pintar o seu quarto em e-commerces de material de reforma e construção. Entra no site da loja A e rapidamente localiza a palavra “tintas” no menu. Em seguida, percebe que terá de preencher um formulário com a marca, o tipo e as cores que procura, entre outros dados.

Só que você quer duas cores e percebe que não é possível procurar as duas simultaneamente, pois só há campo para uma. Conclusão: será preciso preencher todos os dados novamente para fazer uma nova pesquisa. Só de pensar já dá preguiça, não é mesmo? É mais provável, então, que você procure outra página, que ofereça uma experiência mais simples e direta.

O exemplo acima é bastante simples, mas ilustra muito bem nosso ponto: a experiência de compra depende do sucesso de cada interação que o consumidor faz com o seu negócio. Portanto, para que tudo seja fácil, rápido e eficiente, cada etapa deve refletir e colaborar ativamente para a satisfação absoluta do cliente.

Criando a melhor experiência de compra

Se o objetivo é tornar a experiência de compra a melhor possível, planeje bem cada ponto dessa jornada. Desde a chegada ao seu e-commerce, as informações devem estar disponíveis, sempre objetivas e claras. Capriche no visual do seu site, mas lembrando, sempre, que menos é mais: uma tela clean, elegante e informativa é muito mais atrativa do que excesso de cores, muitos banners e figuras coloridas.

Além disso, a jornada do seu cliente será mais gratificante se for descomplicada, objetiva e segura. E para isso, lembre-se de que o conteúdo do site, sua apresentação, o acesso simples aos dados, a garantia de segurança e o processo de pagamento facilitado são muito importantes.

Portanto, invista e aposte na melhor estratégia digital para o seu negócio. Inclusive, fizemos uma matéria recentemente sobre o tema (clique aqui para ler).

Experiência de compra: homem digitando em um celular.
A experiência de compra deve ser a melhor possível em todas as telas. Estudo aponta que as vendas via dispositivos mobile só crescem.

Pontos fundamentais para uma boa experiência de compras

É claro que cada nicho de produtos tem as suas próprias características. No entanto, entenda que alguns elementos são essenciais em qualquer e-commerce. E, com eles, é possível investir na melhoria da experiência digital do cliente em qualquer tela (leia uma reportagem sobre o tema). Vamos, então, abordar três pontos fundamentais: design, conteúdo e comunicação, e segurança.

Experiência de compra: foto de um carrinho de supermercado em miniatura.
Design e uma boa comunicação são essenciais para garantir os carrinhos sempre cheios.

Ao falar em design, logo se pensa na aparência do site, mas considere muito além disso. Um bom design, acredite, é uma ferramenta muito eficaz para alavancar suas vendas. E com isso queremos dizer que todos os elementos — do logo à velocidade de carregamento, passando por fotos e detalhamento de informações — devem ser muito bem planejados.

É essencial ter um design responsivo. Ou seja, que se adapta a todos os tipos de tela. Além disso, planeje uma exposição atrativa dos produtos, com fotos produzidas.

A clareza nas informações e a praticidade na navegação também são imprescindíveis. Afinal, tudo isso diminui a chance de o consumidor desistir do seu e-commerce e ir para a concorrência. E não se esqueça: pensar em mobile é fundamental ao planejar o seu comércio eletrônico (veja aqui como fazer).

Conteúdo e segurança também impactam a experiência de compra

Já o conteúdo, aqui, abrange desde as informações disponibilizadas no site (que devem ser bem estruturadas e de fácil acesso) até as estratégias de marketing online (leia um texto recente que fizemos sobre o tema).

Tudo deve estar bem claro: informações sobre produtos, modos de pagamento e canais de interação com o cliente. Inclusive, é bastante importante realizar também pesquisas de opinião e prestar um atendimento eficiente nas redes sociais. Aliás, descubra aqui como elas podem ser decisivas na captação do cliente.

Atente-se também para o fato de que, quanto mais você conhece o seu consumidor, mais simples será entender as necessidades dele. Ou seja, assim você será uma empresa que resolve o problema do cliente com transparência e agilidade. Portanto, dê importância às interações nas redes sociais, aos comentários no site, às reclamações e elogios. Não deixe ninguém sem resposta.

Observe a concorrência

Outro modo de melhorar a experiência de compra do seu consumidor vem da observação da concorrência. Esse monitoramento pode trazer insights que geram oportunidades interessantes para o seu negócio (inclusive, veja aqui como surgem as boas ideias a partir do comportamento do consumidor). Afinal, clientes insatisfeitos fazem crescer os índices de abandono de carrinho (veja como evitar esse problema).

Por fim, temos a segurança. Tendemos a repetir experiências que nos agradam. Portanto, a sensação de segurança no e-commerce é um elemento bem importante. Para o cliente, tudo começa com a clareza de informações sobre a sua loja e produtos, os meios de contato (um telefone, SAC, e-mail, chat, etc.) e os meios de pagamento.

Experiência de compra: mão segurando cartão de crédito sobre um notebook acessando um site de compras.
A segurança está entre os itens importantes de uma boa experiência de compra.

Um formulário objetivo, que possa ser preenchido sem que se tenha que teclar repetidamente os dados a cada mudança (acréscimo ou retirada de produtos do carrinho, por exemplo) é outro ponto a favor.

Além disso, ofereça todas as facilidades para realizar o pagamento. Dificultar esse processo implica o temido “abandono de carrinho”. No Brasil, a taxa é de 82%, de acordo com a pesquisa E-commerce Radar. Portanto, ofereça boleto bancário, bandeiras de cartão de crédito e débito, condições de parcelamento, tudo claramente informado.

Tecnologia reforça a melhorar experiência de compra

Na era em que vivemos, com a transformação digital revolucionando tudo, invista sempre em inteligência. Conte com a tecnologia para oferecer ao seu consumidor a melhor experiência de compra da sua vida. Encante-o, satisfaça suas necessidades e, quando ele retornar, reconheça-o e não o faça preencher os dados todos novamente.

Esperamos que você tenha compreendido como a experiência de compra do cliente é importante para o sucesso do seu e-commerce. E que saiba que ela pode ser constantemente aperfeiçoada para encantá-lo sempre mais.

E já que estamos falando em e-commerce, que tal descobrir qual o melhor: ser multicanal ou omnichannel? Aproveite também para ler mais sobre como construir bons negócios pela internet.

E continue acompanhando nosso blog para ter sempre informação relevante para ajudar o seu negócio a alcançar os melhores resultados.

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