Temos a certeza de que você já ouviu o termo ISO ou então certificado ISO em algum lugar, produto ou situação. Mas por acaso você sabe ou parou para pensar sobre o que essa sigla significa e quais são os seus objetivos? É exatamente isso que explicamos no texto a seguir.
Para entender melhor o significado de certificado ISO, precisamos voltar para 1946, em Londres. Nesse ano, membros de 25 países se reuniram no Instituto de Engenharia da cidade para fundar uma organização internacional que unificasse e coordenasse os padrões industriais. E foi assim, em 1947, que surgiu o ISO. Aliás, sua sede fica em Genebra, na Suíça.
A sigla ISO vem do grego e significa igual. Inclusive, ela é adotada para evitar a criação de novas siglas quando fosse necessário traduzi-la. Além disso, também é uma abreviação de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização, em português).
O grande benefício dessa ferramenta é que ela garante a padronização de produtos e serviços. Inclusive, pode ser adotada por qualquer companhia, independentemente do tamanho e em qualquer parte do mundo.
O ISO fornece à empresa um certificado que garante um controle maior dos processos, além de maior eficiência.
As empresas que buscam esse tipo de certificação visam melhorar a imagem da sua companhia no mercado, buscar o crescimento e alcançar um outro patamar reconhecido de produção. Em resumo: esses processos reconhecidos internacionalmente garantem que os produtos e os serviços comercializados são seguros, confiáveis e de boa qualidade.
Além disso, a certificação traz benefícios para as companhias. Como? Minimizando perdas e erros e aumentando a produtividade. Isso ajuda as empresas a entrarem em novos mercados e promove um comércio global justo e livre.
Há, por exemplo, o ISO 14000, voltado para o sistema de gestão ambiental. Temos também o 17025 (certificação de laboratórios) e o 50001 (gestão e conservação de energia). No entanto, o mais conhecido é o 9000 e outros. E é exatamente sobre ele que vamos falar agora!
ISO 9000
Essa é uma das mais famosas certificações do mercado. Inclusive, diz respeito à gestão de qualidade de uma empresa. Este ISO garante que a empresa vai produzir produtos com qualidade e características iguais em toda a linha de produção.
Além disso, qualquer alteração será rapidamente percebida e corrigida. Ela pode ser aplicada por qualquer companhia e possui ramificações dentro da mesma família, como o 9000, 9001 e 9004. Aliás, há variações dentro dessa categoria. Há normas como 9000 e 9004, que servem como sugestões de caminhos a serem seguidos e ajudam a sanar dúvidas e a guiar a empresa.
Existem também as normas do tipo “conformidade”. É o caso da 9001, que mostra tópicos que devem ser seguidos um a um. Aliás, só quando isso acontece a empresa consegue a sua certificação, pois é necessário cumprir cada etapa listada.
Tipos de certificação
Falamos mais sobre cada uma certificação a seguir:
9000: descreve os conceitos e os princípios fundamentais para garantir qualidade a produtos e serviços. É uma garantia de que se trata de uma empresa confiável, que trabalha de acordo com os princípios pré-estabelecidos.
9001: é uma fusão dos ISOs 9001, 9002 e 9003. Estabelece os critérios para um sistema de gerenciamento de qualidade. Aliás, mais de um milhão de companhias em cerca de 170 países já são certificados com o ISO 9001, que pode ser aplicado por qualquer empresa, de qualquer tamanho e área de atuação.
Tal certificação foi criada para garantir diversos princípios de gerenciamento de qualidade com foco no consumidor. Além disso, estabelece melhorias contínuas, motivação e participação dos altos escalões de administração da empresa. Com foco principal no cliente, garante produtos e serviços de qualidade, o que traz muitos benefícios para o negócio.
9004: norma-guia que engloba os stakeholders na gestão de qualidade, expandindo a preocupação com qualidade a todos os envolvidos na cadeia. O objetivo é buscar um sucesso sustentável para a empresa. Pode ser aplicada em qualquer negócio, de diferentes portes e áreas de atuação.
Como obter o certificado ISO 9001
Para obter a certificação ISO 9001, é preciso ter um CNPJ e cumprir a legislação da sua área de atuação. Se tudo estiver OK, podemos partir para o próximo passo: aplicar todas as recomendações da norma.
Para isso, é preciso traçar um diagnóstico da empresa e definir um grupo que será responsável pela implementação das mudanças. Exemplo: definir como serão os processos, o monitoramento, o foco no cliente e a integração de sistemas, entre outros.
Por último, é preciso contratar uma consultoria/auditoria. Ela será a responsável por verificar se tudo foi aplicado de acordo com as regras da ISO 9001. Só assim tal instituição poderá emitir uma certificação.
Aliás, o certificado ISO é válido por três anos. Após esse tempo, será preciso passar por uma reavaliação.
Vantagens
Aplicar o ISO traz muitas vantagens para a sua empresa. Trata-se de uma certificação internacional, que abre portas em diferentes mercados e garante reconhecimento fora do Brasil. Além disso, mais eficiência melhora a produtividade e ajuda a diminuir os custos internos. E, obviamente, você garante a qualidade de tudo que será entregue ao cliente final.
Todos os certificados ISO podem ser aplicados para qualquer empresa, basta saber o que a sua companhia busca. Um gerenciamento de qualidade melhor? Então opte pelo 9001. Conservação de energia? 50001. E assim por diante. São inúmeras opções que podem ser conhecidas e acessadas no site da ISO. Acesse para encontrar a mais relevante para o seu negócio.
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