Na história do empreendedorismo brasileiro, não há precedente para a dependência das pequenas e médias empresas em relação à transformação digital. Esse processo já estava em andamento, mas a pandemia da COVID-19 o acelerou significativamente. Vamos analisar os números:
De acordo com um levantamento do Sebrae, 44% dos pequenos varejistas utilizaram os canais digitais para manter o funcionamento dos negócios desde o início da pandemia, cenário em que as vendas online (42%) e o delivery (30%) foram os responsáveis por garantir o faturamento desses estabelecimentos.
A partir daí, não houve retorno para o “antigo normal”: 64% das empresas passaram a atender pedidos dos consumidores por meio dos canais digitais e 15% destes pequenos varejistas passaram a utilizar a internet para interagir com seus clientes.
Os dados mostram que a transformação digital deixou de ser um processo exclusivo das grandes companhias e tornou-se uma necessidade para todas as empresas, independentemente do tamanho – no fim, a adoção de estratégias digitais por PMEs passou a ser essencial não só para impulsionar a competitividade no mercado atual, mas para garantir a sobrevida delas.
A fim de entender o nível de digitalização atual das pequenas e médias organizações a Vivo entrevistou cerca de 600 empresas de pequeno e médio porte entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024 dos setores de Varejo, Escritórios, Educação, Financeiro, Indústria, Saúde e Serviços.
Transformação digital para quê?
Quando questionadas sobre suas prioridades no investimento em novas tecnologias, 28% das empresas afirmaram que a transformação digital deve, antes de tudo, aprimorar a comunicação entre clientes e funcionários. Enquanto isso, 21% consideram mais importante expandir a presença da empresa na internet, e 20% ainda não têm uma prioridade definida. No entanto, é preocupante que apenas 5% mencionaram investir prioritariamente em segurança digital.
Tecnologia aplicada aos negócios
No dia a dia, 64% dos entrevistados já utilizam armazenamento em nuvem, 84% empregam ferramentas de produtividade como editores de texto, planilhas e apresentações, e 56% fazem videochamadas com clientes e funcionários.
Entretanto, quando se trata de otimizar processos administrativos, como vendas e gestão de carteira, 55% ainda não realizam essas tarefas de forma sistêmica, através programas especializados. Essa parcela se divide entre uso básico de computadores e celulares (20%), métodos manuais com agendas e fichas (8%), e 27% deles sequer gerenciam essas atividades. Há, portanto, um caminho a percorrer para otimizar processos burocráticos e aprofundar a compreensão da relação com os clientes.
Presença na web e segurança
Os temas mais relevantes para os entrevistados foram a presença na web e a interação com os clientes online. Cerca de 54% consideram crucial divulgar a empresa na internet, enquanto 48% valorizam a posse de um domínio próprio. No contexto do e-commerce, 45% já realizam vendas online, e 18% planejam iniciar em breve.
Apesar do avanço das pequenas e médias empresas na divulgação de suas marcas na web, a pesquisa confirma o reflexo da falta de prioridade para os assuntos de segurança digital. Mais da metade (53%) não possui medidas básicas de proteção, como antivírus pagos, para proteger seus dados e ambientes digitais. Além disso, 60% não têm ou desconhecem a existência de camadas de segurança para o Wi-Fi utilizado por clientes e funcionários.
Essa realidade destaca a necessidade de fortalecer a cultura de segurança digital no país, especialmente diante de fraudadores altamente especializados – um cenário arriscado tanto para as empresas quanto para os consumidores que se relacionam com elas.
Transformação digital: por que as PMEs não podem ignorar essa tendência?
Transformação digital parece um termo complicado, mas na prática é algo que pode revolucionar os negócios, principalmente se você é dono de uma pequena ou média empresa.
Imagine novos clientes te encontrando com mais facilidade, sua loja online funcionando 24 horas por dia, com produtos e serviços acessíveis a qualquer hora e lugar.
Ou pense no gerenciamento descomplicado, com tarefas automatizadas, otimização de processos e acesso a dados importantes para tomar decisões estratégicas, sem grande esforço.
Essas são realidades da transformação digital acessíveis para PMEs que já contam, por exemplo, com o ERP de Vivo Empresas para a gestão de vendas – software que centraliza todas as informações importantes do negócio em um único lugar permitindo:
- Visualização do estoque em tempo real;
- Identificação da necessidade de reposição de produtos;
- Comparação de preços de diferentes fornecedores;
- Automatização da emissão de pedidos de compra;
- Controle dos prazos de pagamento.
E para quem quer ampliar a autoridade na internet, já entregamos pacotes de soluções em TI com registro de domínio, hospedagem de sites, e-mail profissional e solução SEO Tool para que sua página web apareça no topo das plataformas de busca como o Google.
Tudo isso, claro, sem virar as costas para a segurança, com todo um portfólio para cuidar da exposição digital do negócio, prevenindo dores de cabeça.
A verdade é que tem tudo na Vivo Empresas e nossos desenvolvedores são preparados para trazer soluções específicas para as dores de PMEs.
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Até a próxima,
Equipe Vivo meu Negócio!
Nota informativa: A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro de 2023 e fevereiro de 2024, e contou com 598 pequenas e médias empresas (84% com até 10 funcionários e 74% com até 10 anos de mercado)