Imagine ter um e-commerce que atrai clientes como um ímã, converte visitantes em compradores ávidos e te coloca no topo do mercado. Essa é a realidade de quem aposta em um site bem estruturado, focado nas necessidades do público e todo trabalhado no design impecável.
Se esse não é o seu caso, é hora de reavaliar sua página na internet.
Muitos sites de pequenas e médias empresas, mesmo as mais promissoras, cometem erros que podem custar caro. Cenário em que perdem vendas, frustram clientes e, pior, deixam a concorrência tomar a dianteira.
Se seu site é a vitrine do seu negócio, ele precisa ser atrativo, fácil de navegar, seguro e, acima de tudo, deve oferecer uma experiência memorável aos seus clientes, mostrando seu catálogo e apresentando diferenciais que possam, claro, impulsionar suas vendas.
Por isso a missão do post de hoje é ajudar você, gestor de PMEs, a desvendar os 5 principais erros que podem estar prejudicando o desempenho do seu site, mostrando ações adicionais para alavancar o desempenho de seu website.
5 erros que podem prejudicar seu e-commerce
A construção de um site que ofereça uma experiência impecável, facilite a compra e te ajude a alcançar seus objetivos de negócios pode parecer difícil. Especialmente se você não contar com o auxílio de ferramentas já bastante acessíveis para empresas menores.
Se você sente que algo está errado, que as vendas estão estagnadas e os clientes não se conectam com sua marca, é hora de fazer uma análise profunda. Busque entender se você está cometendo um ou mais erros listados a seguir:
1. Navegação confusa
Imagine entrar em uma loja física e se perder em meio a corredores labirínticos, sem encontrar o que procura. Essa é a sensação que um site com navegação confusa e complexa transmite aos seus clientes.
Uma página com categorias confusas, sem filtros eficientes e sem mapa do site dificulta a jornada do cliente, que perde tempo procurando por um item específico, fica frustrado e desiste da compra.
Solução: priorize a simplicidade e a lógica na navegação. Organize seus produtos em categorias claras e intuitivas, adicione filtros eficientes para facilitar a busca e inclua um mapa do site para que o cliente se localize com facilidade.
Você pode, inclusive, contar com o Construtor de Sites de Vivo Empresas, solução que permite criar menus intuitivos e personalizáveis, além de oferecer templates responsivos que facilitam a navegação em qualquer dispositivo.
2. Design atrasado
Um design desatualizado, com cores berrantes, imagens pixeladas e layouts desorganizados não gera credibilidade nenhuma. Daí a importância da sua apresentação.
Já percebeu que às vezes a navegação em alguns sites de e-commerce é mais fluida pelo celular que pelo notebook ou vice-versa? A depender do dispositivo, aliás, concluir uma compra com facilidade parece impraticável.
Solução: invista em um design moderno, clean e que seja facilmente navegável em qualquer dispositivo eletrônico (desktop, tablet e smartphone). Isso lhe dará a garantia de levar experiências agradáveis de onde quer que o seu consumidor esteja acessando.
3. Fotos sem Graça
As fotos dos seus produtos são a porta de entrada para despertar o interesse do seu consumidor. Quando os registros pecam na iluminação, apresentam problema de foco ou simplesmente não representam a qualidade do produto, você está perdendo vendas.
Um site de joias, por exemplo, com fotos de baixa qualidade, reflexos e sombras, não consegue transmitir a beleza e o brilho das peças. O potencial comprador, sem a certeza da qualidade do produto, pode desistir antes mesmo de ensaiar levar alguma peça para o carrinho.
Solução: invista em fotos profissionais de alta qualidade. Busque, se possível, o auxílio de um fotógrafo especializado em e-commerce, com conhecimento de luz, composição e edição. As fotos devem ser claras, nítidas e com fundo clean para valorizar o produto.
4. Informações incompletas
Um site com informações incompletas, descrições vagas, falta de detalhes sobre o produto, serviço e o processo de compra gera desconfiança e frustrações. E não por menos!
Pense que a compra está sendo feita à distância, e isso aumenta suas responsabilidades, cenário em que descrições genéricas, sem informações sobre a garantia, entrega e formas de pagamento deixam o cliente inseguro para finalizar a compra.
Solução: seja transparente e completo. Ofereça o máximo possível de descrições, com medidas, materiais, funcionalidades, vídeos explicativos e avaliações de outros consumidores. Detalhe as formas de pagamento, as opções e prazos de entrega, as políticas de devolução e as informações de contato.
Aqui também vale o auxílio do Construtor de Sites de Vivo Empresas, solução superintuitiva que cria páginas completas com informações detalhadas sobre seus produtos e serviços e ainda oferece recursos para integrar plataformas de pagamento e gerenciar o processo de entrega.
5. Velocidade de carregamento lenta
Da série de experiências irritantes, está a demora no carregamento daquilo que a gente quer ver na internet. Você já chegou a um site que leva uma eternidade para carregar?
Uma loja de itens esportivos com muitas imagens e vídeos em alta resolução sem otimização para carregamento rápido pode levar muito tempo para abrir. O cliente, impaciente, pode se irritar com facilidade e abandonar o site. Por isso o cuidado com a velocidade é fundamental para a jornada de compras do usuário e o sucesso de suas vendas.
Solução: otimize sua plataforma com o auxílio de um bom servidor, plugins de cache e ferramentas de análise de desempenho para entregar uma navegação ágil, com carregamento em poucos segundos ou milésimos de segundos.
Até para isso hoje o investimento está ao alcance de todos os gestores. Serviços como a Hospedagem de Site de Vivo Empresas entregam um servidor de alta performance, com recursos de cache e otimização para o carregamento desejável, sem “fila de espera”.
Ações adicionais para o sucesso de um e-commerce
Agora que você já conhece os 5 erros mais comuns nos e-commerces, é hora de colocar em prática as soluções mencionadas no bloco acima e transformar seu site em uma máquina de vendas.
Lembre-se de que uma plataforma bem estruturada é um investimento essencial para o sucesso do seu negócio online, por isso ela precisa ser atrativa, funcional e convidativa para a sua audiência, mas não se esqueça: ter um site bonito e funcional é apenas o primeiro passo.
Não deixe de lado o uso de estratégias de marketing digital para atrair novos e velhos consumidores, crie conteúdo relevante, utilize as redes sociais para divulgar seus produtos e invista em anúncios online sempre utilizando ferramentas de análise para entender o comportamento do seu público e melhorar suas ações.
Por isso recomendamos para você a leitura desses conteúdos:
- Quais redes sociais selecionar para o seu negócio
- Conheça os principais benefícios da automação de marketing para as pequenas e médias empresas
Até a próxima!