A chegada avassaladora da pandemia obrigou organizações de diversos setores a fecharem suas portas. E, em especial, o segmento de bares e restaurantes foi um dos que mais sofreram com o impacto da crise global.
No entanto, a elevação do consumo virtual para atender aos clientes em isolamento fez com que uma nova oportunidade de negócio se abrisse aos empreendedores do segmento: o atendimento digital. Assim, estabelecimentos de diferentes portes precisaram se organizar rapidamente para aproveitar a popularização do delivery de alimentos: desde adaptar os processos na cozinha, os pratos disponibilizados no cardápio até o reforço de suas infraestruturas tecnológicas .
E mesmo com a retomada progressiva das atividades presenciais em todo o País, os resultados satisfatórios das entregas são importantes indicadores de que os estabelecimentos manterão ambos os modelos de atendimento em paralelo, como forma de ampliar seu faturamento.
Neste artigo falaremos mais sobre esse contexto, mostrando como a digitalização se destaca como fator fundamental para a evolução do setor .
Veja também:
- Principais números do setor
- 5 motivos para manter o atendimento online
- De quais formas a tecnologia contribui para o aumento das vendas
Perspectivas para o setor
Divulgado em junho de 2020, um estudo realizado pelo Google identificou o comportamento do consumidor brasileiro durante a pandemia. E o aumento do interesse pelo delivery ficou evidente nos resultados. A alta nas buscas por restaurantes que entregam em casa foi de 72%. Os aplicativos mais procurados nesse contexto foram o iFood (47%) e o Rappi (32%).
Em relação ao futuro, tudo indica que a experiência obtida nesse primeiro semestre deve perdurar. De acordo com outro estudo do Google, 51% das pessoas que aderiram ao e-commerce durante o isolamento social continuarão com o hábito.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, os estabelecimentos obtiveram a liberação para voltar à ativa no dia 6 de julho. Protocolos de segurança e distanciamento social da prefeitura definiram uma lotação máxima de 40% da capacidade, além de exigir máscaras aos consumidores e viseiras aos garçons. Além disso, o funcionamento foi reduzido, sendo permitido das 11h às 17h.
Segundo a Abrasel, tais regras fizeram 59% dos restaurantes e 80% dos bares optarem pela manutenção do fechamento.
Por que manter o atendimento online
No Brasil, como indica a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o investimento mais recorrente em tecnologia para suportar as demandas virtuais tem sido em ferramentas de atendimento online. O principal objetivo é substituir as ligações, diminuindo a espera e os custos extras.
Esse tipo de infraestrutura é essencial nesse contexto, sobretudo porque a retomada deve ser lenta. Uma pesquisa da 4LIFE, realizada em junho de 2020, indicou que apenas 19% dos frequentadores pretendem voltar imediatamente a consumir nos salões. Além disso, 44% acreditavam ser muito pouco ou nada provável que o retorno acontecesse logo.
Ou seja, o processo de transformação digital deu passos largos durante a pandemia e, ao que indicam as pesquisas, não terá grandes recuos. Por isso, é essencial acelerar projetos de digitalização e de reforço da presença online dos estabelecimentos gastronômicos.
Abaixo, listamos cinco bons motivos para que isso aconteça:
- Estar onde o público está: o pedido feito por meio de ferramentas online é uma atitude crescente. Por isso, é essencial manter as atividades no meio digital para continuar oferecendo canais de compra práticos, acessíveis e econômicos;
- Ampliar a carteira de clientes: oferecer opções de entregas ou de vendas online fazem produtos e serviços terem um alcance maior;
- Aprimorar a infraestrutura virtual: os novos modelos, como delivery e vendas online, exigem infraestruturas bem planejadas. Ao dar continuidade a esse tipo de projeto, os estabelecimentos fazem melhorias e ajustes contínuos. Dessa forma, caminham muito mais rápido rumo ao processo de digitalização definitivo;
- Funcionários protegidos: é essencial redobrar a atenção com a saúde dos colaboradores. No contexto de pandemia, quanto menos contato eles tiverem com o público, menores as chances de contaminação. Nesse caso, as operações de delivery são mais seguras;
- Redução de prejuízos: nesse cenário de incertezas, contratar profissionais ou então modificar algo na estrutura física sem saber se o volume de trabalho será o mesmo pode impactar o orçamento, sobretudo se as operações forem suspensas novamente.
Como melhorar o atendimento online
De acordo com as expectativas de gestores e clientes, as opções de atendimento online, como delivery e take away, continuarão sendo valorizadas pelo público brasileiro.
Por isso, é importante que bares e restaurantes invistam continuamente nesses modelos, garantindo um serviço de qualidade e uma fidelização cada vez maior.
A Vivo Empresas oferece diversos serviços e produtos que podem ajudar. Veja algumas opções:
- Vivo Gestão: a parceria com a Microsoft viabiliza o uso de soluções como Microsoft Azure, Microsoft 365, Microsoft Dynamics 365 e Microsoft Power Platform. Com essas ferramentas, é possível gerenciar não apenas os funcionários que estão no local, mas também os entregadores de delivery;
- Vivo Cloud: soluções em nuvem são uma forma de acessar e armazenar informações com fluidez, agilidade e segurança, permitindo, assim, o gerenciamento de equipes dentro e fora do estabelecimento;
- Segurança da Informação: ferramentas que barram ataques e roubos de dados armazenados são essenciais para empresas que trabalham com atendimento online;
- Conectividade: uma conexão de internet de qualidade, de banda larga e móvel, é essencial para agilizar o processamento de informações e garantir um atendimento eficiente;
- IoT: dispositivos conectados, como câmeras e sensores inteligentes, são eficientes para garantir o distanciamento de funcionários, entregadores e até mesmo dos clientes que optam por retirar as refeições no local.
Concluindo
Mesmo com a retomada das atividades presenciais e a abertura de bares e restaurantes em diversas partes do Brasil, a volta do público aos salões tem ocorrido de forma lenta. Por isso, é importante que estabelecimentos do setor continuem apostando no atendimento online.
No período pandêmico, os sistemas de delivery foram utilizados em larga escala para manter as operações ativas. No entanto, inserir tais ferramentas no dia a dia exige o suporte de recursos tecnológicos, tais como ferramentas de colaboração e uma infraestrutura de conectividade.
A Vivo Empresas reúne em seu portfólio diversos serviços e produtos que podem ajudar, ampliando as possibilidades de vendas em diferentes plataformas.
Com uma carteira de mais de 1,5 milhão de clientes corporativos, atuamos como um parceiro estratégico de negócios em todo o território nacional. Essa ampla cobertura nos permite conhecer, a fundo, as dores de cada segmento.
Assim, desenvolvemos um portfólio assertivo e abrangente, com produtos adequados aos mais diferentes estágios de maturidade digital. Além de serviços tradicionais, como Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga, oferecemos e soluções completas de Conectividade, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI, Gestão de Tecnologia e IoT.
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Até breve!