Cardápio na ponta dos dedos, controle de fluxo de pessoas, monitoramento inteligente de pedidos. Esses são apenas alguns exemplos de soluções tecnológicas que podem ser implementadas para acelerar as vendas em bares e restaurantes.
O uso da tecnologia em processos que abrangem desde a recepção à produção dos pedidos – e até mesmo na hora de encerrar a conta de um cliente – traz mais eficiência ao atendimento como um todo. E, ainda, evidencia informações que estimulam a gestão otimizada do negócio.
Assim, pequenos a grandes estabelecimentos podem aproveitar os benefícios dessas inovações e ganhar destaque no mercado.
Quer saber como? Neste artigo, você verá:
- Conectividade: uma poderosa aliada nas vendas em bares e restaurantes
- O poder dos dispositivos conectados
- Dados e segurança nas vendas em bares e restaurantes
Conectividade: uma poderosa aliada nas vendas em bares e restaurantes
Atualmente, as pessoas passam seus dias conectadas, seja no trabalho, em casa ou até mesmo na hora de lazer. Por isso, garantir um acesso à internet estável e com boa velocidade é essencial para trazer conforto aos clientes.
Afinal, as pessoas têm cada vez mais opções de onde ir. E oferecer uma boa experiência ao consumidor pode ser um diferencial para alavancar as vendas em bares e restaurantes.
Antes de mais nada, é importante entender que uma boa conexão depende do espaço do estabelecimento e também da quantidade de pessoas que estarão online ao mesmo tempo.
Por isso, é preciso escolher um plano de internet que atenda às demandas específicas do seu negócio, como as opções oferecidas pela Vivo Empresas. Como líder em serviços de conectividade, oferece diversas opções de velocidade, que se adequam a bares e restaurantes dos mais diversos tamanhos.
Vale ressaltar que oferecer conexão gratuita para o cliente também pode ser uma forma de obter informações sobre ele através de um simples cadastro para o uso. A Vivo Empresas conta com o Vivo Wi-Fi Social, solução de IoT que permite a comunicação direta com o usuário a partir do acesso à rede no ponto de venda.
Porém, é importante considerar a responsabilidade do estabelecimento sobre a coleta, tratamento e custódia dos dados à luz do que obriga a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em vigor no Brasil.
LEIA MAIS: Como uma navegação mais segura evita graves ameaças aos dados das empresas
O poder dos dispositivos conectados
Nesse cenário, a tecnologia IoT aparece como outra alternativa para comerciantes do setor. Segundo estimativas recentes da consultoria IDC, em 2025, serão 41,6 bilhões de dispositivos conectados, gerando 79,4 zetabytes (ZB) de dados. Nesse sentido, pode-se aproveitar essa inovação para acelerar as vendas em bares e restaurantes.
Por meio de câmeras, sensores e até mesmo equipamentos de uso diário, como tablets e celulares — todos com acesso à Internet —, é possível mapear as atividades que acontecem dentro dos estabelecimentos e, assim, trazer mais eficiência ao atendimento. Alguns exemplos de uso:
- Monitoramento do espaço: ter as mesas mapeadas, facilitando a alocação de clientes de forma confortável e segura, bem como entender o fluxo de pessoas em cada área. Por meio dessa ferramenta, é possível diminuir filas e aglomerações e identificar se a disposição do salão é efetiva;
- Cardápio na ponta dos dedos: disponibilizar o menu nos smartphones dos consumidores pode agilizar pedidos e otimizar o trabalho dos garçons, que ficam livres para se concentrar na entrega de pedidos;
- Controle de estoque: com os pedidos digitalizados, pode-se realizar o cruzamento de dados e automatizar o controle de estoque. Isso evita que os bares e restaurantes fiquem sem algum item essencial.
Essa inovação pode ser implementada também em bares e restaurantes para melhorar o atendimento e o serviço oferecido ou ainda os processos de higiene e produção.
LEIA MAIS: Previsões para 2021: Forrester indica tendências em tecnologia
Agilidade e eficiência
Só para ilustrar, com os pedidos digitalizados, fica fácil para o gestor visualizar os pratos e bebidas mais e menos pedidos, por exemplo. Como resultado, a análise do comportamento do cliente e as preferências do menu podem influenciar diretamente as decisões do negócio. Isso pode influenciar decisões como a composição do menu e a disposição dos pratos do cardápio.
Além disso, se há reclamações recorrentes de clientes em uma área específica do estabelecimento, é possível mapear horários e colaboradores que serviram naquele local para rapidamente corrigir a situação.
Armazenamento e segurança nas vendas em bares e restaurantes
Como vimos, com um maior uso de dispositivos conectados, há também um maior volume de dados gerados. E, nesse cenário, surgem duas novas preocupações.
- Primeiramente, é necessário cuidar do armazenamento. As estruturas em Cloud se destacam como uma boa opção para quem busca uma forma de acessar e armazenar informações de forma ágil e fluida, de qualquer lugar. Além disso, essa tecnologia permite uma maior elasticidade na capacidade de conservação de dados .
- Há também a questão da segurança da informação, pois toda transação feita de forma online está sujeita a riscos. Inclusive, no primeiro semestre de 2020, houve mais de 2,6 bilhões de tentativas de ciberataques no Brasil, segundo a Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America.
Assim sendo, não apenas a operação online, como também o armazenamento de dados na nuvem, deve contar com camadas de segurança capazes de identificar ameaças e de solucioná-las antes de causar danos à empresa.
LEIA MAIS: Cibersegurança: criando novos parâmetros para a proteção da sua empresa
Conclusão
A inovação hoje transcende o ‘estar bem equipado’. Sobretudo, a real mudança é saber como utilizar de forma inteligente o data driven e os dispositivos a seu dispor.
Em suma, a tecnologia, quando utilizada de forma inteligente, pode ser uma grande aliada para acelerar os negócios nos mais diversos setores – e, em especial, as vendas de bares e restaurantes.
Inovações, como dispositivos IoT e as soluções em Cloud, trazem eficiência, agilidade e produtividade para o negócio e o ajudam a se destacar frente aos concorrentes.
Além disso, as ferramentas tecnológicas contribuem para superar o desafio de oferecer uma experiência personalizada ao consumidor. Isso é algo cada vez mais importante, para que se crie um bom relacionamento e até mesmo estimular fidelidade do cliente.
A Vivo Empresas vem apoiando a digitalização de bares e restaurantes com um amplo portfólio desenvolvido para auxiliar a evolução de pequenos a grandes negócios do setor.
Assim, atua como um verdadeiro parceiro tecnológico na implementação de soluções digitais completas de Conectividade, serviços tradicionais, como Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga.
Adicionalmente, ainda oferece aluguel de Equipamentos de microinformática, Cloud, Segurança da Informação, IoT, Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI e Gestão de Tecnologia.
Quer saber mais sobre como inovar em bares e restaurantes? Confira:
- Tecnologia em restaurantes: como garantir o atendimento seguro dos clientes
- Tecnologia na cozinha: saiba como a IoT ajuda bares e restaurantes
- Porque bares e restaurantes manterão atendimento online no pós-crise
- Empresas de delivery: vale a pena contratar ou criar o seu próprio sistema?
Até a próxima!