Este texto irá começar com uma pergunta: você come hoje a mesma coisa que comia há dez anos?
Há cinco anos? Pense no ano passado, de 2023: quais sabores e texturas você experimentou que nunca tinha comido? Ou melhor: quais experiências você vivenciou que nunca tinha vivido?
Teremos diferentes respostas para essa pergunta, mas certamente muitas delas envolverão mudanças na forma de comer, comprar comida e até pensar no assunto. Isso porque o setor de alimentos e tendências, como diversos setores, passaram por profundas transformações nos últimos anos.
Alimentos e bebidas: macrotendências para 2024-2025
A popularização da internet e a digitalização de negócios mudou a forma como as pessoas conhecem e vão a restaurantes, pedem comida em suas casas, experimentam novos pratos e até avaliam os lugares que vão e recomendam aos amigos. Tudo o que gira em torno do ato de comer e beber, que no fim das contas é um verdadeiro ato social, passou por mudanças significativas nos últimos anos.
Caso você seja um empreendedor do ramo de alimentos e bebidas, entender essas mudanças é fundamental para definir o rumo do seu negócio. As macrotendências do setor irão definir o sucesso das empresas que souberem aliar inovação com qualidade na oferta de produtos e serviços para entregar tudo o que nos novos – e exigentes – consumidores querem em 2024 e além.
Fique com a gente, que nesse texto você irá entender:
- A influência das redes sociais nas preferências alimentares
- Desafios e oportunidades para empresas do setor
- Preparando-se para as Tendências Futuras
Vamos lá?
A influência das redes sociais nas preferências alimentares
Não tem como fugir: de acordo com dados da Comscore em uma pesquisa realizada em 2023, 132,5 milhões de brasileiros estão nas redes sociais. Tem mais: o brasileiro costuma ficar, por mês, 348 bilhões de minutos navegando por elas. Em volume de uso, nosso país só perde para a Índia.
Isso significa que qualquer estratégia de negócio precisa, imprescindivelmente, considerar uma presença forte no social: afinal, é ali que o seu público se comunica, se entretém, se atualiza e se informa sobre suas decisões de compras.
E mais importante que estar presente é saber o como se está presente. É a partir do perfil das redes sociais que o seu consumidor em potencial irá avaliar seus posicionamentos, suas vantagens e, não menos importante, o produto que você está oferecendo.
Um bom começo é avaliar as tendências de consumo de mídia relacionadas ao seu setor: o food porn, por exemplo, é uma editoria que atrai público há muito tempo. Por isso, vale muito a pena investir um tempo na produção de vídeos e imagens que despertem o apetite do seu consumidor. É a partir deste desejo que você irá atrair a atenção de compradores potenciais e ter a chance de mostrar a qualidade do seu produto.
Mas um alerta: não tente maquiar ou alterar seu produto para torná-lo mais atrativo para o público. Caso a realidade do que você oferece não corresponda com a expectativa criada pelo consumidor, seu perfil na rede social corre o risco de virar mural de reclamação, atraindo detratores e prejudicando futuras vendas. Procure mostrar a verdade do seu produto para que ele ressoe positivamente com sua futura clientela.
Desafios e oportunidades para empresas do setor
Não foram apenas as redes sociais que mudaram o perfil dos consumidores: o aumento da expectativa de vida da população num geral impacta de forma profunda o setor. A Geração X, composta por indivíduos de 40 a 60 anos, lidera a tendência de envelhecimento saudável em 2024.
Essa geração busca um estilo de vida mais saudável ao passo que enfrenta mais doenças crônicas e pressão alta do que a geração anterior, os Baby Boomers (os nascidos após a segunda guerra mundial). É uma geração que pode sofrer com doenças crônicas como
diabetes, doenças circulatórias e excesso de peso, o que muda a forma como buscam produtos e consomem alimentos.
Com essa demanda, o mercado de suplementos para a saúde íntima e menopausa vive momento de grande alta, assim como o setor de alimentos e bebidas voltados para essa faixa etária. São os chamados “alimentos funcionais”, que unem sabor, textura e diversas vitaminas e ativos que prometem turbinar a saúde dessa faixa etária.
Além dos alimentos funcionais, outra macrotendência muito presente no setor é a busca por cuidados com a saúde mental. Segundo um relatório de tendências globais da Mintel em 2021, 30% dos brasileiros associam “bem-estar” a uma boa saúde mental/emocional. A alimentação é um pilar fundamental dessa busca, com alimentos com menos cafeína, açúcar, sódio e outros componentes considerados por nutricionistas como não tão saudáveis.
Em 2024, alimentos que atendem às múltiplas necessidades nutricionais dessa geração, não apenas em questões cardiovasculares e sexuais, mas também em aspectos mentais e emocionais, como sono e redução do estresse, estarão em alta.
Preparando-se para as tendências futuras
Até agora, as macrotendências no setor de alimentos e bebidas podem ser resumidas em um desejo maior do consumidor por saúde e experiência, com alimentos com menos processamento e aditivos nos rótulos, uma busca por suplementação e aumentos considerados funcionais e o uso das redes sociais na busca por restaurantes, marcas, alimentos e outros.
Essas tendências refletem uma crescente preocupação com a saúde e o bem-estar e uma mudança na forma de consumo das pessoas. Pense nela como se fosse uma grande maré. O que você faria: surfa nessa onda, ou tenta resistir a ela?
A primeira opção parece muito mais racional.
A primeira coisa que você, como empreendedor, pode fazer para aproveitar as macrotendências no setor de alimentos e bebidas é entender seu público e seu setor.
- Há algo que possa ser feito para melhorar a experiência do seu cliente nas redes sociais?
- Existe alguma forma de você colocar as tendências de sustentabilidade, saúde mental e física nos produtos que usa?
- Há algum produto em voga que você possa ofertar aos seus clientes?
- Existe algum feedback de alguma tendência que seu público gostaria de ver em seu negócio?
Quantas perguntas, não é mesmo? Pois o preparo para a grande maré de mudanças que está chegando começa por respondê-las.
A boa notícia é que não é preciso gastar rios de dinheiro, nem transformar seu negócio de forma brusca. Você pode começar implementando pequenas mudanças nas quais a Vivo Empresas é expert, como a digitalização do seu negócio, partindo da conectividade com banda larga ou planos pós-pagos até a criação de um ambiente online, com construtor de sites.
Com esse setup definido, você tem a faca e o queijo na mão para estudar de forma mais profunda seu público e entender as reais necessidades que eles têm. Além disso, conseguirá se adequar de forma mais fácil e simples nas tendências relatadas acima.
Tem alguma macrotendência que você observa no setor de alimentos e bebidas e queira dividir com a gente?
Pois compartilhe esse texto em seu LinkedIn e peça a opinião de empreendedores e outros colegas. Queremos saber!
Até a próxima!