Como fazer um cardápio QR Code para bares e restaurantes? 

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Em poucos anos, a tecnologia tomou conta das nossas vidas — e não falamos do uso de inovações para facilitar nossa jornada de trabalho, estudos ou os trajetos entregues por aplicativos com os melhores atalhos para a chegada ao seu destino final. Aquela escolha gostosa das refeições no universo da gastronomia saiu do papel e migrou para o cardápio hospedado em QR Code. 

A solução já é uma grande aliada de restaurantes, bares e lanchonetes, que agora não precisam mais imprimir todos os menus a cada mudança de preço de um único prato.  

Em um cenário em que a praticidade e a segurança são cada vez mais valorizadas, o cardápio em QR Code surge como uma solução ideal para negócios alimentícios de todos os portes e segmentos – do restaurante italiano tradicional ao food truck moderno, essa ferramenta se adapta às necessidades de pequenos e médios gestores e, de cara, oferece uma experiência inovadora e atrativa para os consumidores. 

Mas, afinal, como funciona esse sistema?  

Se você quer dizer adeus aos menus físicos, fique, porque o post de hoje vai responder a essa pergunta, além de te mostrar: 

  • Cardápio QR Code: contexto 
  • Quem pode utilizar o cardápio QR Code? 
  • Como funciona, na prática? 
  • Vantagens adicionais 
  • Pontos de atenção 

Cardápio QR Code: um panorama da popularização dos menus digitais 

A história do cardápio QR Code caminha ao lado da hiperutilização de smartphones e do aprimoramento da tecnologia QR Code, que possibilitou a leitura rápida de códigos bidimensionais.  

Essa tecnologia, que já era utilizada em diversas áreas, como a indústria e o varejo, encontrou na gastronomia um terreno fértil para se desenvolver.  

Claro que em um mundo cada vez mais conectado, ela se tornaria a ponte entre o físico e o digital, permitindo que restaurantes, bares e cafés pudessem oferecer aos seus clientes uma experiência moderna, personalizada e bem mais interativa. 

E por que essa tecnologia se tornou tão popular? A resposta é simples: pela praticidade! Com o cardápio QR Code, os clientes podem acessar o menu digital sem precisar de contato físico com o cardápio impresso, evitando o manuseio por diversas pessoas e a proliferação de bactérias. 

Sem contar a facilidade mencionada mais acima (gestores veteranos entenderão!) – imagine a trabalheira de imprimir novos cardápios a cada mudança de preço ou inclusão de novos pratos. Com o menu digital, basta realizar uma atualização rápida no sistema online para que as alterações aconteçam em tempo real. 

Quem pode utilizar o cardápio em QR Code? 

A versatilidade do cardápio em QR Code é um dos seus maiores trunfos. Ele se adapta perfeitamente às necessidades de diferentes estabelecimentos, então, se seu negócio se encaixa na lista abaixo, pode investir na tecnologia hoje mesmo: 

  • Hamburguerias; 
  • Pizzarias; 
  • Pastelarias; 
  • Churrascarias; 
  • Sorveterias; 
  • Restaurantes em hotéis; 
  • Rotisserias; 
  • Cafeterias e muito mais. 

Menu digital: mas como funciona, na prática? 

O cardápio QR Code é uma solução simples e intuitiva, mas, para entender melhor seu funcionamento, vamos entender o passo a passo para a sua utilização: 

  1. Geração: primeiro é necessário gerar um código QR personalizado para o seu estabelecimento. Para isso, há muitos sites e aplicativos gratuitos disponíveis, como o QR Code Generator, o QR Code Fácil e outros. 
     
  1. Implementação: após gerar o código, você pode imprimi-lo e fixá-lo em mesas ou no balcão ou inseri-lo em um display digital. O código QR pode ser impresso em cartões, adesivos ou até mesmo em um menu digitalizado apresentado aos clientes. 
  1. Escaneando o código QR: você sabe que o cliente utiliza a câmera do smartphone para escaneá-lo. A maioria dos smartphones já possui um leitor de código QR integrado à câmera, mas se o cliente não contar com o recurso, será preciso baixar algum aplicativo gratuito para fazer isso, como o QR Code Reader ou Barcode Scanner. 

Esse, claro, não é o cenário mais adequado, por isso, prefira disponibilizar algum dispositivo para que ele possa acessar o cardápio sem ter que baixar aplicativos. Até porque nem todas as pessoas contam com espaço suficiente no celular para novos downloads. 

  1. Acesso ao menu digital: após escaneado, o cliente será direcionado para o menu digital do seu estabelecimento. Esse ambiente digital pode ser um website, um aplicativo ou até mesmo um PDF, por exemplo.  
     
  1. Navegação pelo menu e escolha de pedidos: no menu digital, seu visitante pode visualizar todas as opções disponíveis, consultar os preços, fotos e descrições dos pratos e até mesmo realizar seus pedidos diretamente pelo aplicativo. 

Percebeu como a tecnologia é simples, intuitiva e sustentável, não é mesmo?  

No final, você estará colaborando para a redução do uso de papel, das plastificações e, como resultado, para a diminuição de lixo e preservação do meio ambiente!  

Vantagens adicionais 

Por trás das praticidades já trazidas até aqui, a versão digital do seu menu ainda melhora a experiência entregue para o consumidor, já que sua utilização despende menos esforços de garçons, agiliza o processo de pedidos e diminui, consequentemente, o tempo de espera. 

A versão também permite a entrega de informações mais completas sobre seu cardápio. Fica mais fácil abusar do uso de fotos e descrições sobre ingredientes, tabelas nutricionais e alérgenos. 

Outro ponto que agrega valor em tempos “pós-Covid” é o aumento da segurança e da higiene, já que o cardápio QR Code evita o contato físico com o papel, reduzindo o risco de contaminação por vírus e bactérias. 

Ponto de alerta 

Todos os benefícios apresentados acima só se concretizam se a sua conexão não gerar desgastes para a jornada do consumidor, do contrário, a iniciativa terá efeito inverso e o estabelecimento, avaliações, possivelmente, negativas nas redes. 

Daí a importância de promover um ambiente que entregue uma cobertura Wi-Fi de excelência, sem nenhuma zona cega de sinal, afinal: problemas de conexão para conferir o menu digital – especialmente quando não há a opção do cardápio físico – são péssimos para a experiência. 

O cuidado deve ser ainda maior nos comércios alocados em shopping centers e áreas em que o sinal da rede móvel pode ficar comprometido devido às barreiras de paredes, ou nos subsolos. 

Por isso a Vivo Empresas desenvolveu Vivo Fibra, com as melhores ofertas para o seu bar ou restaurante escalonar, com conectividade, apostando em inovação e serviços de ponta.  

Tudo com foco na segurança digital do seu negócio e de seus clientes, com a proteção garantida de sua rede interna e camadas criptografadas ativas. 

Gostou deste conteúdo? Então leia mais sobre as inovações possíveis em seu negócio: 

Até a próxima!

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