Neste artigo sobre como fazer a melhor divulgação de produtos agro você saberá:
- Qual é o caminho mais interessante para fazer a divulgação dos produtos do seu negócio.
- Oito dicas valiosas para conseguir bons resultados rapidamente.
- Quais são as ferramentas que devem ser utilizadas na divulgação.
O agronegócio está em constante expansão. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) terá uma alta de 9,8% em 2020 (em comparação a 2019). A expectativa é de que o faturamento alcance R$ 669,7 bilhões este ano. Tais números mostram que o cenário se mantém promissor. No entanto, eles não fazem o trabalho sozinhos.
Há muitos produtores e empresas atuando na área. Destacar-se entre eles, porém, é o que fará a diferença para os produtores. E, nesse contexto, você precisa saber quais ferramentas e estratégias deve usar para obter sucesso. A seguir, te mostramos as oito mais indicadas.
1-) Cumpra os prazos
Entregar todos os produtos ou serviços na data combinada é um excelente caminho. Seus clientes e parceiros ficarão satisfeitos – e certamente irão recomendar a sua empresa para outras pessoas. Para isso, no entanto, é preciso ter uma excelente gestão de todos os processos da cadeia.
Daí a importância de contar com o apoio da tecnologia. Softwares, equipamentos específicos e ferramentas planejadas especialmente para esse fim são suportes essenciais.
2-) Tenha um bom relacionamento com os clientes
Criar um bom relacionamento é essencial. Afinal, uma compra não termina quando o cliente paga. É preciso prestar um atendimento de excelência em todo o percurso.
Portanto, ofereça diversos canais de atendimento para o seu cliente, treine as equipes para oferecerem um ótimo suporte e esteja sempre disponível para ajudá-lo. Como comentamos, clientes satisfeitos serão um apoio na divulgação dos seus produtos agro. E isso fará toda a diferença.
3-) Marque presença nas redes sociais
Você precisa ter perfis nas principais redes sociais. E alimentá-los com conteúdo relevante. Pense nesses canais como amplificadores da mensagem que você deseja passar. Isso porque mais pessoas saberão quais são os seus produtos, poderão compartilhá-los e, assim, serão agentes da multiplicação do material que você disponibilizou.
De acordo com o relatório de 2019 feito pela We Are Social e pelo Hootsuite, existem hoje 3,4 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. Ou seja, o público está nesses canais. Utilizá-los de maneira inteligente é uma forma de alcançar mais pessoas, encontrar clientes e ganhar mercado.
Saiba como usar a IoT a favor do seu negócio!
Antes de começar a fazer esse trabalho nas redes, no entanto, saiba que deverá haver uma pessoa para cuidar dos seus canais. Além disso, é preciso criar uma estratégia para cada rede social escolhida.
4-) Anuncie
Os anúncios nas plataformas online têm se mostrado cada vez mais eficientes. O estudo Paid Social Trends, da iProspect, mostra que o investimento em anúncios nas principais redes sociais, por exemplo, está em uma crescente constante – a média de crescimento desde 2017 é de 80%.
Portanto, investir nesse tipo de divulgação dá resultado sem movimentar muito dinheiro. Ou seja, você não precisa gastar milhões para impactar mais pessoas.
Duas das plataformas mais utilizadas atualmente são o Google Adwords, voltado para o anúncios do Google, e o Gerenciador de Anúncios, que permite a criação de publicidade no Facebook e no Instagram.
5-) Participe de eventos – e promova também!
Além de ter acesso a conhecimento, participar de eventos e workshops é importante para mostrar para o mercado que você está ali. Isso mesmo! Em ocasiões assim as principais empresas do setor costumam estar reunida, o que faz os olhos do mercado se voltarem para elas.
Dessa forma, é interessante marcar sempre presença e ainda apresentar números ou fatos que comprovem a eficácia das suas soluções ou produtos.
6-) Seja tech!
Usar a tecnologia a favor do seu processo produtivo é uma forma de mostrar que você se importa com inovação, o que é um ponto positivo para a empresa. Ou seja, será um dado relevante na divulgação de produtos agro.
Porém, para garantir o uso de diferentes ferramentas tecnológicas no campo é preciso ter uma boa conexão. E muitas vezes há uma dificuldade justamente nisso. Nem sempre há uma internet de qualidade, sobretudo em regiões mais afastadas. Por isso, é preciso procurar um serviço que resolva esse problema.
A Vivo Empresastem a Private Long Term Evolution for Machines (LTE-M), tecnologia criada exclusivamente para conectar dispositivos IoT e transmitir, de modo privado, uma quantidade pequena de dados com grande alcance. Sendo assim, é possível conectar diferentes dispositivos com menor consumo de material e maior cobertura de sinal. Ou seja, subsolo e locais remotos não serão mais impedimentos.
7-) Use a tecnologia a seu favor
Ao contratar um serviço de conexão adequado, por exemplo, você garante que equipamentos, softwares e tecnologias em geral sejam implementados no campo. Assim, é possível fazer com que a Internet das Coisas (sigla em inglês: IoT) faça parte do seu processo produtivo. Ou seja, você consegue usar a inteligência das máquinas a favor do seu negócio.
Mas como isso contribui para a divulgação de produtos agro? De diferentes formas. É possível explorar os dados fornecidos pelas máquinas para vender justamente como a sua fazenda é conectada e preocupada com a tecnologia. Além disso, é possível que essas informações sejam utilizadas pelo marketing. Por exemplo, se sua safra economizou 50% do consumo de água por conta da implantação de novas tecnologias, isso pode ser utilizado como ferramenta para atrair mais clientes que se identifiquem com essa mensagem.
A Vivo Empresas tem uma Plataforma IoT capaz de controlar todos esses dispositivos. O Centro de Operações Agrícolas (COA)possibilita o rastreamento e a interpretação dos dados coletados no campo. Ao conectar máquinas agrícolas, instalações de armazenagem de insumos, silos, sensores de monitoramento de clima e solo, sistemas de
irrigação, geração de energia e afins, a operação fica mais produtiva.
😎 Trabalhe o marketing da sua empresa
Não é só porque você está no setor agro que não é preciso trabalhar o marketing. Por isso, tenha profissionais dedicados para pensar em estratégias de como divulgar seus serviços e produtos em diferentes canais. Falamos que as redes sociais são importantes, mas aparecer em outros meios também faz a diferença.
Ou seja, criar uma comunicação via e-mail marketing, verificar em quais veículos seria interessante fazer um anúncio, buscar parcerias, criar conteúdo de qualidade e por aí vai. O marketing é muito importante no agro – e pode contribuir bastante para a divulgação dos seus produtos.
Viu como a divulgação de produtos agro é um processo que envolve diferentes frentes? Trabalhá-las bem – com as ferramentas adequadas e com colaboradores capacitados – é muito importante para que essa tarefa seja cumprida com sucesso.
Nesse sentido, a Vivo Empresas pode ajudar, com um portfólio completo de soluções que atuam na digitalização do agronegócio de ponta a ponta.
Aliás, já que estamos falando sobre o tema, aproveite para ver um case de sucesso do uso da IoT no campo. Saiba também como é possível fazer o rastreamento da sua frota de veículos de um modo muito mais eficiente.
No mais, agradecemos a sua companhia em mais uma leitura e te esperamos nas próximas!