Você já ouviu aquele ditado de que “ninguém nasce sabendo?”
Todo mundo, algum dia, já foi totalmente leigo num assunto ou precisou de uma força para aprender sobre um tema difícil ou complexo. Somos seres humanos e a aprendizagem faz parte de nossa rotina: aprendemos todos os dias, seja com o esforço, com a experiência ou até com o erro.
Essa máxima vale também para o ato de empreender. Por mais apaixonante e nobre que seja, ninguém nasce sabendo como abrir um negócio e desenvolvê-lo para o futuro. Ser empreendedor é lidar com diversas variáveis, pessoas e situações, o que nos expõe a erros que são cometidos não por maldade, mas por desconhecimento.
Some a isso um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, com competidores muito mais preparados para não cometer deslizes e crescer.
Não é fácil, e sabemos disso!
No texto a seguir, listamos as principais armadilhas nas quais empreendedores caem ao tocar o próprio negócio. Muitas delas passam desapercebidas, outras são feitas por pura boa intenção. A questão é que, no longo prazo, elas podem não ser tão benéficas para o negócio.
Neste texto, você irá entender a fundo os cinco principais deslizes:
- Falta de pesquisa de mercado
- Má gestão financeira
- Falta de foco no cliente
- Falta de planejamento estratégico
- Recrutamento inadequado
Fique conosco que vamos explicar direitinho abaixo.
Boa leitura!
Os 5 principais erros e armadilhas para o início do seu negócio
Se você é empreendedor de primeira viagem ou já está há um tempinho no ramo, é sempre bom se policiar para não cometer os erros a seguir! Por mais que sejam simples, é muito comum empreendedores cometerem esses deslizes mesmo quando entendem que estão numa rota positiva de desenvolvimento de negócio e liderança.
A rotina de quem empreende é tão intensa, com tantos problemas e questões que surgem no dia a dia, que nem sempre é possível perceber esses deslizes. Você já teve algumas dessas atitudes abaixo?
- Falta de pesquisa de mercado
Muitos empreendedores têm o sonho de ter o negócio próprio e decidem empreender, seja por necessidade ou vocação. O ato de empreender, por si só, é muito nobre, mas é preciso um grande cuidado com o terreno que será explorado. Não basta apenas ser apaixonado por um assunto ou grande conhecedor de um tema para abrir um negócio: é preciso um grande conhecimento do mercado em questão.
Entenda mercado como a associação entre atributos de um produto ou de um serviço, o perfil de potenciais consumidores e as necessidades que esses consumidores têm – e que serão resolvidas por esse produto. É complexo!
Por vezes, o empreendedor tem apenas grande conhecimento do público, ou do produto, ou entende muito bem da dor que será solucionada. Pesquisar o mercado é unir esses três atributos e traçar um panorama sólido da atuação da empresa, o que pode antever problemas e ajudar a traçar um planejamento estratégico muito mais duradouro.
- Má gestão financeira
A gestão financeira é um dos pontos a serem priorizados quando um empreendimento sai do papel e vai para a realidade. Muitos empreendedores cometem o erro de pensar apenas no capital inicial, o dinheiro que o negócio precisa para nascer, e esquecem de tudo o que envolve o fluxo de caixa e um planejamento para o futuro.
Um dos maiores erros é misturar as contas da empresa com as do empreendedor. Tudo bem: em momentos de necessidade, um aporte até vai. Mas essa não pode ser uma prática frequente. É necessário separar contas, criar um controle de finanças separado e não misturar o fluxo de caixa pessoal com o da empresa.
Outro erro a ser evitado é não ter um controle de caixa muito bem definido, com entradas e saídas de dinheiro devidamente registradas e categorizadas. No fim do mês, é o fluxo de caixa que ajuda o empreendedor a entender o custo de sua empresa, o valor e o tempo gasto para cada serviço e dá insumos para que ele tome decisões para o futuro.
- Falta de foco no cliente
Qual é a coisa mais importante de uma empresa? Seu dono ou seus clientes? Essa é uma daquelas perguntas complicadas. Afinal, muitas empresas nascem da vontade de seus donos, de um sonho e uma realização pessoal. Quando o negócio sai do papel, muitas vezes o empreendedor acha que o negócio deve ter a “cara dele”.
Mas aqui vai uma afirmação pragmática: quem sustenta um negócio são os clientes.
Muitas empresas não conseguem se sustentar no mercado por não se adequarem às necessidades de seus consumidores. Elas ficam presas no conceito do negócio ou do produto, sem se adaptar à real necessidade daquele cliente. Mesmo que não seja o que o empreendedor visualizou no começo, é importante ter um pouco de visão de mercado e entender que, no fim, é a satisfação do cliente que importa.
- Falta de planejamento estratégico
A falta de planejamento estratégico pode ser bastante desafiadora para empreendedores e suas empresas. Quando há um plano bem elaborado, ele considera diferentes cenários e possíveis desafios futuros, permitindo que a organização se prepare e se adapte a mudanças inesperadas. Sem esse dinamismo, negócios podem naufragar por não anteverem problemas ou não se prepararem para esses momentos de mudança.
Outro erro claro na falta de um planejamento estratégico é não ter uma meta clara. A meta ajuda a medir o sucesso dos colaboradores, da empresa e do próprio empreendedor. É o norte da empresa. Sem isso, as ações são tomadas sem seguir uma linha e há um grande desperdício de tempo e energia.
- Recrutamento inadequado
Muitos empreendedores confiam em pessoas próximas ou familiares para altos cargos em sua empresa. Existe a ideia de que o conhecimento e a intimidade bastam para uma pessoa desempenhar bem seu papel. Mas e quando não faltam boas intenções, mas sim conhecimento técnico e visão de futuro?
Esse erro é muito comum em negócios familiares: um recrutamento baseado em laços íntimos e não numa avaliação racional do cargo e das valências pessoais, profissionais e comportamentais que ele exige. Uma das maneiras de mitigar esses erros é contratar empresas especializadas em recrutamento.
Dessa forma, é possível deixar o viés pessoal de lado e focar no que realmente importa: trazer pessoas que estão aptas para exercerem tais funções dentro das organizações.
Além do que comentamos até aqui, é importante que o empreendedor não pare no tempo e esteja sempre atento às novidades de tecnologia que podem ajudar seu negócio a ser mais eficiente e produtivo.
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Até logo!