Neste artigo você vai entender a partir de um exemplo prático como a Internet das Coisas (IoT) é capaz de fazer o rastreamento da frota e assim otimizar os serviços dentro de uma grande empresa.
Usar a tecnologia a favor dos negócios é fundamental para uma empresa evoluir, poupar recursos e fazer negócios melhores. Por isso, a Vivo Empresas tem apostado cada vez mais em soluções voltadas ao segmento de Internet das Coisas (IoT).
“A IoT já se mostra como um pilar estratégico no processo de digitalização das empresas, garantindo maior produtividade e otimização de custos”, afirma Diego Aguiar, head de Marketing, Produtos e Inovação B2B da Vivo.
Inclusive, recentemente implementou a solução Vivo Frota Inteligente no sistema da empresa Ezentis Serviços, Engenharia e Instalação de Comunicações. Trata-se de uma filial brasileira do grupo espanhol Ezentis, especializado em tecnologia e comunicações.
Portanto, o objetivo da solução é garantir maior eficiência ao sistema. Para se ter uma ideia, o serviço disponibilizado garante um controle maior das rotas e identifica a localização dos carros (o que é eficaz, sobretudo, no caso de roubos).
Além disso, possibilita uma visão panorâmica do trabalho dos colaboradores. Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas e sugerir melhorias frequentemente. Ou seja, o trabalho da frota fica muito mais eficiente em toda a cadeia.
Assim, garante-se maior disponibilidades dos veículos, uma vez que a gestão eficiente é capaz de otimizar as viagens.
No caso da Ezentis, trata-se de um público bem grande. São cerca de dois mil veículos na frota da empresa. “O serviço de gestão endereça de maneira completa as necessidades do negócio do cliente, possibilitando ganhos em segurança e produtividade”, explica Aguiar.
De acordo com ele, ainda é possível solicitar a instalação de câmeras nos veículos como serviço adicional. Inclusive, tal característica contribui para a segurança e também para o rastreamento dos veículos.
Como o rastreamento dá eficiência ao processo
O controle da frota acontece em tempo real a partir de uma plataforma de gestão. Aliás, trata-se de um sistema simples de navegar. Inclusive, a verificação pode ser feita pelo próprio gestor. Por exemplo: você precisa acionar um motorista para realizar uma entrega. Com a solução é possível identificar rapidamente a localização de cada um e já contatar a pessoa mais indicada, economizando o seu tempo e de todos os condutores.
Além disso, é totalmente possível medir o desempenho de toda a equipe, favorecendo a correção de problemas e a implementação de melhorias. Resultados? Economia e eficiência.
Suporte e gestão
Portanto, outra vantagem do produto é o suporte oferecido pela Vivo Empresas. Técnicos especializados estão disponíveis 24 horas por dia, durante toda a semana. Assim, é possível tirar dúvidas no momento em que desejar e ainda ter à disposição uma equipe para resolver possíveis problemas.
Inclusive, a plataforma Vivo Kite é a solução responsável por permitir esse tipo de gestão (incluindo o rastreamento das frotas). Assim, ela conta com mais de 8 milhões de dispositivos conectados e permite aos clientes o gerenciamento das linhas.
“Essa experiência suporta nossa evolução na camada de valor em todo o ecossistema de soluções IoT, incluindo o segmento de gerenciamento de frotas”, diz Aguiar. Dessa forma, quer saber como contratar? Então, veja aqui como funciona!
E aí, o que achou da junção entre tecnologia e eficiência nas frotas? Bom para poupar e otimizar os serviços, não é mesmo? Aliás, já que estamos falando sobre o tema, aproveite para conhecer mais também sobre uma das frentes mais faladas atualmente quando o assunto é internet e otimização dos processos: o M2M, sigla de Machine to Machine (máquina para máquina, na tradução literal).
Inclusive, continue conosco por aqui para ter acesso a mais novidades desse setor!