Descubra como a tecnologia jurídica pode revolucionar seu escritório. Aumente produtividade e segurança agora!
Num mundo cada vez mais dinâmico e digitalizado, diversos setores estão passando por uma verdadeira transformação. Processos que antes demoravam dias são feitos em minutos. Registros feitos em papel, hoje, ficam todos na nuvem.
Não é diferente na prática jurídica. Cada vez mais, escritórios de advocacia estão adotando soluções inovadoras e tecnológicas para aumentar a eficiência, aprimorar a produtividade e garantir a segurança dos dados não apenas internamente, mas também para clientes.
A integração de diversas ferramentas permite que o setor, normalmente associado à burocracia (a famosa papelada), possa simplificar processos e abre portas para práticas mais inteligentes e estratégicas no meio, que foquem no real objetivo da advocacia: interpretar e mediar a lei e a sociedade.
Recursos são otimizados, tempo é liberado, os processos se tornam mais rápidos e seguros. No entanto, adotar tecnologia para escritórios de advocacia não é tão simples quanto parece. Uma simples busca no Google irá mostrar diversos softwares e procedimentos que escritórios e departamentos jurídicos podem adotar.
Neste texto, iremos te mostrar o real papel da tecnologia no mundo jurídico: vamos apontar seus inúmeros benefícios, elencaremos os principais softwares e ferramentas para advogados e te daremos dicas para que essa introdução seja feita de modo suave, de modo a proporcionar a melhoria de processos e de trabalho que todos desejam.
Vamos lá?
Boa leitura!
O papel da tecnologia no mundo jurídico
Assim como outros setores, o mundo jurídico sempre tentou incorporar a revolução tecnológica do mundo em seus processos. Esse processo nem sempre foi linear, ou rápido, mas aconteceu de modo a otimizar o trabalho de advogados, juízes e de todo o sistema jurídico.
A tecnologia sempre teve um papel fundamental no ato de registrar. Registrar dados, informações, processos. Nos primórdios, há registros iniciais de avanços tecnológicos aplicados ao campo jurídico já na antiguidade. A invenção da imprensa por Gutembuerg permitiu a disseminação mais ampla de leis e regulamentos, aumentando o acesso à informação jurídica.
No século XX, a integração da tecnologia com o mundo jurídico deu um verdadeiro salto. Diversos processos foram mecanizados com o surgimento de máquinas de escrever e, posteriormente, dos computadores. As tecnologias de comunicação como o rádio e o telefone permitiram compartilhar informações locais com o mundo inteiro.
Já a virada do século XXI mudou muita coisa. A expansão da internet e o desenvolvimento de softwares especializados para o direito impulsionaram essa integração e criaram sistemas de gerenciamento de processos, bancos de dados jurídicos online e plataformas para e-filing (protocolo eletrônico de documentos) que tornaram o trabalho de advogados, juízes e clientes muito mais dinâmico.
O último passo, agora, é a introdução da inteligência artificial e da automação na análise preditiva de decisões judiciais e triagem de informações relevantes para casos. Há relatos de IAs operando a redação de documentos jurídicos.
Quantas opções de tecnologia no mundo jurídico! Vamos te mostrar quais são as melhores alternativas para seu escritório:
Ferramentas e software para advogados
A gama de softwares especializados que atendem às necessidades específicas do campo jurídico é cada vez mais ampla. Estamos falando de sistemas de gestão processual que atual na automação de documentos e permitem que toda uma equipe avalie casos, documentos e prazos de forma mais eficiente e rápida.
Vai além: há tecnologias de registro de documentos, acesso a informações jurídicas e diversas ferramentas de comunicação e pesquisa.
Vamos a elas?
Softwares de pesquisa jurídica e documentação
Desempenham um papel fundamental ao oferecer busca por informações legais de modo simples e rápido. Advogados podem ter acesso a informações, jurisprudências, doutrinas e legislações. LexisNexis e Westlaw são dois dos principais softwares de pesquisa jurídica utilizados atualmente, além do FastCase e do Google Scholar, para pesquisas legais.
Automatização de documentos
Uma das vantagens da tecnologia nos escritórios de advocacia é não sofrer mais com a escrita de documentos. Softwares como o Contratc Express, o HotDocs e o LegalSifter atuam na automatização do preenchimento, evitando que advogados realizem tarefas repetidas e possam focar em questões mais complexas e estratégicas.
Gerenciamento financeiro
O gerenciamento financeiro do escritório é um aspecto fundamental para o sucesso do negócio. Ferramentas como QuickBooks, FreshBooks e Xero oferecem soluções eficazes para lidar com as finanças de maneira organizada e simplificada, ajudando o setor de RH, financeiro e administrativo a terem tarefas menos complexas.
Segurança de dados
Proteger informações de clientes, contratos e documentos é uma preocupação fundamental e de sempre do setor. Ferramentas como VeraCrypt, NordVPN e gerenciadores de senhas como LastPass ou 1Password ajudam a garantir a confidencialidade e integridade desses dados.
Tecnologia na nuvem
Todas as tecnologias e softwares mencionados acima podem fazer uso de um bom servidor na nuvem, que garante o armazenamento de documentos e aplicativos num espaço seguro, rápido e eficiente. A Vivo Empresas oferece soluções em cloud de diversos players do mercado, tornando a estrutura de TI no escritório mais escalável e simples.
Maximizando a eficiência operacional jurídica
Toda vez que falamos sobre tecnologia e softwares, sempre surge a pergunta: como maximizar sua operação e extrair o máximo dela?
A tecnologia em escritórios de advocacia está lado a lado com uma operação jurídica eficiente, que tira o melhor de tudo o que a automação tem a oferecer. O segredo aqui é automatizar o máximo possível e permitir que advogados possam focar mais na análise estratégica de casos e no atendimento personalizado aos clientes.
A busca por eficiência deve vir com treinamentos e com a introdução da tecnologia dentro do processo jurídico de forma que sempre facilite o andamento das informações. Uma das dicas é contar com treinamentos profissionais que possam solucionar as principais questões dos colaboradores.
A outra é introduzir processos automatizados aos poucos, para que os advogados possam ter uma curva de aprendizagem maior e permitir que processos antigos sejam incorporados aos novos de forma suave, sem atrapalhar o andamento dos casos.
Protegendo dados e garantindo a conformidade
Ao maximizar a eficiência operacional, os profissionais do direito devem estar atentos à preservação da segurança e conformidade. Afinal, estamos falando de informações legais: dados pessoais, informações de casos criminais, dados que precisam ser protegidos a todo custo.
Garantir isso é ter eficiência sem comprometer a integridade e confidencialidade das informações dos clientes.
A criptografia, VPNs e gerenciadores de senhas são aliados valiosos, como apontados acima. A grande questão é como colocá-los dentro da rotina, para que não virem algo a ser descartado. Imagine que aquele advogado está sem tempo e precisa checar uma informação de forma rápida, mas faz isso sem estar no ambiente VPN da empresa. O dano, se houver vazamento de informações, é imenso.
A melhor solução é contar com uma equipe profissional que consiga introduzir a tecnologia para o escritório de advocacia de forma sistematizada e personalizada com as necessidades de cada advogado e cada empresa.
Vivo Empresas possui diversas soluções de tecnologia que vão ajudar a rotina de escritórios de advocacia, criando uma infraestrutura robusta que se adapta à sua operação e gerencia todo o ecossistema de forma rápida e prática.
Nossas soluções digitais passam por Cloud, Ferramentas de Colaboração, Cibersegurança e muito mais.
Entre em contato com um de nossos especialistas e diga o que você precisa. Certamente, teremos a solução para tornar seu escritório mais dinâmico e eficiente com o poder que a tecnologia tem a oferecer.
Gostou dessa leitura? Te convidamos a conhecer e ler os outros textos de nosso blog.
Até a próxima!