As tecnologias do dia a dia revolucionaram a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam de maneiras diversas. Na década de 1990, por exemplo, as televisões eram o que havia de mais moderno. Hoje, as soluções tecnológicas se expandiram pelos mais diversos dispositivos e têm aplicações na vida cotidiana e em diferentes setores da sociedade.
Atualmente, é difícil imaginar passar um dia sem usar o celular e a internet. A rotina de trabalho corporativo sem o uso de e-mails, videoconferências e mensagens instantâneas também está distante. Tecnologias como inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data aumentam a produtividade, otimizam os lucros e impulsionam setores variados, como Saúde, Educação e Varejo.
Entre os tópicos abordados neste artigo, estão os seguintes:
- Tecnologias do dia a dia: elas estão por toda parte;
- Avanços tecnológicos em diferentes áreas;
- Algumas das principais tecnologias do dia a dia;
- Tendências para o futuro.
Tecnologias do dia a dia: elas estão por toda parte
As tecnologias do dia a dia fazem parte de praticamente todos os aspectos da vida e do trabalho no século XXI. Isso porque, graças à internet e à conectividade, fronteiras se dissolveram e comunidades globais se formaram. O compartilhamento de recursos também acontece com mais facilidade. O mundo está a um clique de distância.
Segundo o relatório Digital 2022 Global Overview Report, publicado em janeiro de 2022, pelo DataReportal, em parceria com We Are Social e Hootsuite, mais de dois terços (67,1%) da população mundial utilizam um celular, com usuários únicos atingindo 5,31 bilhões até o início de 2022. O relatório mostra, ainda, que os utilizadores globais da internet subiram para 4,95 bilhões no início de 2022, com o alcance da web agora em 62,5% da população mundial.
Brasil entre os países com pessoas com mais tempo online
Aliás, quando o assunto é uso da rede, o Brasil ocupa lugar de destaque. De acordo com levantamento da Sortlist, o País é o que passa o segundo maior tempo online do mundo, perdendo apenas para as Filipinas.
Conforme especialistas da empresa, em média, os brasileiros gastam 10 horas e 8 minutos por dia na internet. Isso equivale a 154 dias por ano. Nas redes sociais, o tempo médio é de 3 horas e 42 minutos por dia, ou seja, aproximadamente 56 dias por ano.
Sem dúvidas, a conectividade é indispensável para as soluções tecnológicas do dia a dia. A expectativa é que, com a expansão da tecnologia 5G, essa relação fique mais próxima: além de ler as últimas notícias do mundo diretamente do celular, isso será feito com ainda mais agilidade e qualidade.
Ademais, a popularização de IA e Big Data, entre outras, simplificará tarefas cotidianas como escutar música, estudar para uma prova e, até mesmo, dirigir um carro.
Papel da tecnologia em diferentes áreas
A tecnologia está em toda a parte. Em um dia de lazer, é possível, por exemplo, escolher o restaurante fazendo uma rápida pesquisa no celular. Com a IoT, basta um comando de voz para preparar um café ou acender a luz de casa. No trabalho, pode-se fazer uma reunião com uma pessoa do outro lado do mundo, graças ao uso de ferramentas de colaboração.
No entanto, as tecnologias do dia a dia também têm papéis específicos em determinados setores, entre eles, Educação, Saúde e Varejo. O modo como se estuda, hoje, principalmente depois da pandemia da covid-19, é completamente diferente em razão do uso de recursos como videoaulas e tarefas interativas. Na saúde, soluções de machine learning otimizaram diagnósticos e outras áreas.
Educação
Se, há algum tempo, a única forma de acompanhar o desempenho escolar de crianças e adolescentes era checando a agenda ou visitando a escola, hoje, essa integração é muito mais simples.
Com o boletim escolar digital, por exemplo, é possível conferir a performance dos estudantes diretamente do celular ou computador. Com o uso de realidade aumentada, os alunos têm acesso a um aprendizado interativo, e podem visualizar, em 3D, o conteúdo que está sendo ensinado, o que dinamiza a aula e a torna mais interessante.
Já a utilização de IA na educação permite a personalização do ensino. Entre as possibilidades, as escolas conseguem identificar quais disciplinas despertam mais interesse nos estudante ou mesmo customizar a aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada um.
Em um contexto em que 49% dos alunos de até 12 anos têm o próprio aparelho celular, como mostra a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, de outubro de 2021, a customização e o uso da tecnologia para o estudo se mostram ainda mais importantes. Em 2020, o contingente era de 44%.
Saúde
Foi-se o tempo que, para marcar uma consulta, era preciso fazer uma ligação. O agendamento online é uma das inovações possíveis por conta do uso das tecnologias do dia a dia. Com o recurso, o paciente agenda seu atendimento pela internet. É fácil para ele e para as instituições de saúde, que lidam com grande número de informações.
A telemedicina, que cresceu muito durante a pandemia de covid-19 e se consolidou mesmo após o momento de isolamento social, também só é possível devido à conectividade. Além disso, ferramentas como Big Data e Cloud se tornaram essenciais para a coleta e o armazenamento seguro de dados.
Segundo a pesquisa da PwC, Tendências globais de fusões e aquisições no setor de saúde: perspectivas para 2022, a otimização da experiência do paciente merece atenção de empresas da área.
De acordo com a consultoria, a digitalização de modelos de negócios dos setores farmacêutico, de biociência e de serviços de saúde impulsiona transações intersetoriais, já que companhias estabelecidas no mercado precisam se modernizar. Esse processo de digitalização só se torna realidade a partir da combinação de tecnologias como análise digital, dispositivos inteligentes de saúde e softwares de gestão.
Já a Deloitte aponta, em sua pesquisa Perspectivas globais do setor de saúde 2022, a importância da transformação digital e convergência do modelo de prestação de cuidados. Segundo o estudo, hospitais e sistemas de saúde estão investindo em Cloud Computing, tecnologia 5G e IA como forma de enfrentar os desafios atuais da área, além de construir modelos para aprimorar esse processo no futuro.
Varejo
O atendimento personalizado é uma das grandes tendências do varejo. E tecnologias do dia a dia são indispensáveis para disponibilizar essa ferramenta para o consumidor. É preciso ter conectividade para acessar dados importantes dos clientes e, assim, conseguir oferecer promoções personalizadas.
Além disso, soluções tecnológicas como inteligência artificial e machine learning possibilitam automatizar o atendimento, oferecendo respostas rápidas e inteligentes às demandas dos consumidores.
De acordo com a pesquisa 2022 Retail Industry Outlook, da Deloitte, a automação é uma prioridade para líderes do setor. O estudo aponta ainda que a revolução digital é uma realidade. A expectativa para este ano é uma fusão maior de experiências digitais e físicas. Os varejistas devem fazer investimentos significativos que não só atendem às necessidades de e-commerce do presente, mas também os do futuro.
Nesse sentido, tecnologias como IA, machine learning e Big Data devem estar no radar. Além disso, mais do que nunca, a preocupação com a segurança da informação se tornou imprescindível. A análise The State of Ransomware in Retail 2021, publicado pela Sophos, revelou que o varejo foi a área mais atingida por ransomware, com 44% tendo sofrido ataques globais.
Escritórios
Segundo a pesquisa global O Futuro da Vida no Trabalho, encomendada pela Sodexo, em parceria com a Harris Interactive, 92% dos trabalhadores desejam o trabalho remoto. Independentemente de preferências, é fato que o modelo híbrido veio para ficar.
Dessa forma, as tecnologias do cotidiano são indispensáveis para que a atuação remota seja uma realidade. Softwares de colaboração, conectividade e Cloud são aliadas do home office a partir do momento que permitem a interação entre equipes não importando sua localização geográfica.
Investir em ferramentas de cibersegurança deve ser outra preocupação dos escritórios. Afinal, com o crescimento do trabalho remoto, proteger os dados de colaboradores e informações corporativas se torna uma prática ainda mais importante.
Algumas das principais tecnologias do dia a dia
Ao usar soluções tecnológicas a seu favor, as pessoas podem ter mais tempo disponível para aproveitarem o que realmente importa.
É interessante notar que mesmo um hábito corriqueiro, como pesquisar uma informação no celular, requer diferentes hardwares e softwares. O que também vale para uma simples interação com uma empresa via chat.
Há todo um mecanismo de coleta de dados por trás, que permite oferecer uma experiência personalizada para o consumidor. A seguir são detalhadas algumas das principais tecnologias do dia a dia e como são usadas.
Inteligência artificial
Presente em diversos sistemas, como os comerciais e de segurança, a IA otimiza processos e gera resultados. Entre eles, redução de tempo na realização de tarefas e menos custos, graças à automatização.
No dia a dia, essa tecnologia faz a diferença atuando, por exemplo, na personalização de serviços e em recomendações sob medida para cada usuário, como acontece nas plataformas de streaming.
Internet das Coisas
Assim como a IA, IoT é uma das tecnologias diárias que facilitam a vida de pessoas e de empresas. Rede de dispositivos capazes de se comunicarem de forma autônoma, seu uso permite que equipamentos coletem e troquem dados em tempo real para funcionarem de maneira conjunta, sem necessidade de interferência humana.
Na prática, usar essa ferramenta traz mais eficiência e agilidade. Entre as possibilidades, então o gerenciamento de uma equipe diretamente do smartphone, acessando a localização de cada colaborador e histórico de deslocamento.
Tecnologia 5G
Considerada a próxima geração da internet móvel, essa tecnologia promete entregar velocidade até 100 vezes maior do que sua predecessora. Com isso, é esperado que potencialize avanços da IoT. Setores como a Saúde, com a telemedicina, e a Indústria, com automação robótica, devem ter crescimento significativo.
Mesmo nas interações cotidianas, o 5G já levará a experiência de usar o smartphone a outro nível, com mais agilidade de navegação e facilidade até mesmo na questão da mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros.
Tendências para o futuro
Tecnologias do dia a dia tornam a vida mais prática. Mesmo ações corriqueiras, muitas vezes, só são possíveis graças a soluções tecnológicas e à conectividade. Para o futuro, a expectativa é que o uso ainda maior dessas ferramentas torne a vida de empresas e de pessoas ainda mais produtiva, com mais acesso a informações.
Para usar tais inovações a favor dos negócios, aprimorar a produtividade e alcançar os melhores resultados, o apoio de provedores especializados, como a Vivo Empresas, é fundamental. Com amplo portfólio de serviços para os mais diversos setores, a companhia tem soluções sob medida para cada necessidade, com aplicações em IA, Big Data e IoT, entre outras.
Quer saber mais sobre o tema? Leia a seguir:
- Plataformas de ensino: o avanço da tecnologia na educação
- SD-WAN: mais conectividade e segurança para empresas com funcionários em casa