Confira 3 tendências para o futuro do trabalho

15/12/2020 às 14:54

Nos últimos meses, o mundo testemunhou algumas rupturas significativas na maneira como exercemos nossa profissão. O futuro do trabalho ficou muito mais próximo do nosso presente e, agora, a tecnologia ocupa papel central nesse ciclo de mudanças.

Isso acontece especialmente quando pensamos em no local que exercemos a nossa profissão, que passou de um escritório muitas vezes distante de onde moramos para a sala de estar da nossa casa.

Quer saber mais como a inovação fomenta as transformações nos modelos e comportamentos de trabalho? Neste artigo, você verá:

  • Principais tendências para o futuro do trabalho;
  • Como a digitalização acelerou as mudanças no comportamento do ambiente corporativo;
  • O que esperar das transformações na força de trabalho.

Futuro do trabalho acelerado pelos efeitos da pandemia ou da tecnologia?

O mundo já estava mudando, antes mesmo que o ser humano pudesse pensar em viver a pandemia de Covid-19.

A tecnologia já estava posta. Já era uma realidade (ainda que com alguma resistência) viver o home office. Já se falava em profissões que tivessem em sua essência qualificações necessárias para a exploração máxima de novos sistemas e inovações. 

Dessa maneira, segundo artigo publicado pela Distrito, três das profissões do futuro envolvem diretamente o contato com a tecnologia em maior ou menor grau, sendo elas:

  • Cientista de Dados;
  • Business Partner;
  • Gestor de Inovação.

Assim, listamos três tendências sobre o trabalho do futuro para você estar por dentro e aplicar em seu negócio, preparando seus colaboradores para essa nova realidade.

1 – Adoção integral do home office e trabalho híbrido

Primeiramente, quando falamos em transformação e em tendências para o futuro do trabalho, talvez, a primeira coisa que venha à mente, neste momento, seja o trabalho remoto.

De uma hora para outra, as empresas tiveram que ajustar seu modelo de trabalho para o home office, o único meio possível de manter suas operações em meio à quarentena, enquanto preservava a integridade de seus funcionários.

Mulher trabalhando de home office
Home office já é uma realidade

Fato é que trabalhar de qualquer lugar do mundo virou uma realidade. E o que antes enfrentava certa resistência, mostrou êxito em sua realização. 

Sem a necessidade – ou a possibilidade – de reunir a força de trabalho em um ambiente físico, as organizações perceberam que os funcionários podem ser produtivos mesmo à distância. E, ainda, que é possível obter lucro e o suprimento da demanda sem que seja necessário seguir rotinas tão rígidas de horário e local.

De acordo com estudo da consultoria McKinsey, entre os setores mais propensos à adesão do trabalho a distância ou ao modelo híbrido, estão:

  • Finanças e seguros;
  • Gerenciamento; e
  • Serviços profissionais, científicos e técnicos. 

Graças à tecnologia, é possível interligar centenas e até milhares de colaboradores espalhados por diferentes localidades.


LEIA MAIS: Home office definitivo: prepare sua empresa para essa nova realidade


2 – Humanos e robôs trabalhando juntos

A sensação de que os robôs dominariam o mundo e tomariam de assalto os empregos dos humanos ficou para trás. Deixamos isso para os filmes e aterrissamos na realidade de que a interação entre homens e bots é a nossa realidade.

Contudo, a verdade é que os trabalhadores aprenderão e realizarão novas tarefas à medida que suas funções se tornem automatizadas.

“Os humanos serão cada vez mais necessários. Não para tarefas repetitivas, mas para dar um direcionamento crítico e criativo para os insights que os bots nos trarão.”

Fonte: João Lúcio de Azevedo Filho, presidente da Cognizant no Brasil, RH pra você

Pesquisa da McKinsey relata que 50% dos entrevistados afirmam que suas companhias já adotaram a Inteligência Artificial em pelo menos uma de suas funções de negócio. Tudo isso mostra a conexão cada vez mais intrínseca entre profissionais e máquinas.


LEIA MAIS: Trabalho do futuro: conheça as tendências e veja como preparar a sua empresa


3 – Conectividade: soluções baseadas em tecnologia digital

Para falar sobre ferramentas. É certo que, na pandemia, avançamos ainda mais rápido em criação e usabilidade de soluções tecnológicas, desde o uso massivo da internet móvel até o aumento da automação e machine learning.

Assim, surgem soluções baseadas em tecnologias digitais, a exemplo da Internet da Coisas (IoT), que possibilitam realizar atividades com maior eficiência, como a manutenção preditiva em ativos comerciais e industriais. Ou mesmo os serviços de Cloud, que permitem que toda organização trabalhe remotamente, acessando os dados necessários e com toda a segurança. 

ASSISTA AO WEBINAR: As soluções em cloud mais adequadas para cada momento do negócio

Conclusão

Assim, investir em aprimoramento tecnológico é a maior tendência para o futuro do trabalho, seja para suportar o home office ou para a automatização das operações. 

A tecnologia pode melhorar o desempenho dos negócios, tornar os processos mais rápidos, reduzir custos operacionais e elevar a qualidade dos serviços.

Para isso, a Vivo Empresas conta com um amplo portfólio de soluções que ajudarão a sua empresa a acompanhar o ritmo da evolução e da transformação digital.

Entre elas destacamos a Conectividade, com serviços ofertas de banda larga convencional ou Internet Dedicada adequadas às necessidades da sua empresa.

Além disso,  contamos com soluções completas de, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, IoT e TI para que a sua companhia esteja preparada para o trabalho do futuro.

Quer ler outros artigos sobre tendências em tecnologia? Confira:

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio