Como a inovação otimiza processos de empresas

14/12/2020 às 15:41

A pandemia mudou a rotina de trabalho das pessoas. Escritórios se tornaram a mesa de jantar de casa e vistorias em fábricas e verificação nos processos de montagem se tornaram virtuais. Ou seja, mais do que nunca, é essencial focar em inovação. E é simples ver como ela otimiza processos.

Quer saber como esse ganho de eficiência ocorre e quais tecnologias suportam o desenvolvimento de processos mais eficazes em sua empresa? Você encontrará neste artigo:

  • Como o home office mudou a vida de milhões de trabalhadores;
  • Inovação otimiza processos no trabalho dos engenheiros;
  • Ambiente de trabalho seguro: conectividade, cloud e segurança da informação;
  • Conclusão.

Como o home office mudou a vida de milhões de profissionais

Os números do trabalho remoto mostram como a vida mudou para milhões de pessoas. Segundo o IBGE, 8 milhões de pessoas executaram seus serviços de casa no mês de setembro deste ano. De acordo com pesquisas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo e do Google Customer Survey, sete em cada dez trabalhadores querem continuar trabalhando remotamente após a pandemia. E um em cada cinco brasileiros acredita que vai incorporar o hábito de trabalhar e estudar de casa.


LEIA MAIS: Home office definitivo: prepare sua empresa para essa nova realidade


Webinar | Tendências em tecnologia proteger sua empresa_V1

Inovação otimiza processos no trabalho dos engenheiros

É o modelo híbrido que deve ditar o futuro do trabalho daqui para frente, conforme afirma a consultoria Gartner, que defende que ao menos 48% dos profissionais manterão suas atividades parcialmente fora do escritório ao término da pandemia de Covid-19.

Ainda de acordo com a companhia de pesquisa e consultoria, são seis os pontos que impactarão no mercado de trabalho no curto prazo até 2025:

  • Questões geopolíticas e dos eventos globais;
  • Mudando a demanda e expectativas do cliente;
  • Ruptura de tecnologias e tendências emergentes;
  • Mudança da dinâmica da indústria;
  • Desafios dos novos e velhos players;
  • Modelo de negócio disruptivo.

A mudança da dinâmica da indústria também mostra como a inovação otimiza processos. Ou seja, o trabalho de um engenheiro não precisa ser em um escritório, o horário de se concentrar nas tarefas do dia também pode mudar.

Dessa maneira, tanto os profissionais da engenharia civil, quanto de outras modalidades, contarão com mais liberdade relativa ao local de trabalho em suas empresas. Assim, poderão realizar atividades de planejamento de suas casas e sair para visitas técnicas, por exemplo.

Adicionalmente, muitos desses profissionais também são os responsáveis por buscar ganhos de eficiência, atuando em diversos setores dentro de uma empresa. É comum encontrá-los em setores de tecnologia, gestão e até recursos humanos.

Ambiente de trabalho seguro: conectividade, cloud e segurança da informação

Pensando no papel de construir um ambiente seguro em sua empresa, onde a inovação otimiza processos, as tecnologias de conectividade, cloud e segurança da informação cumprem papel essencial no trabalho de um engenheiro.

Conectividade

A conectividade é o primeiro passo nesse processo de otimização. Concentra-se na capacidade de desenvolver um ambiente de rede seguro, com sistemas avançados e tecnologia de ponta para melhorar a produtividade de uma companhia. Ela é a base para a transformação digital do negócio e permite que profissionais trabalhem com mais mobilidade.

Cloud

Na sequência, armazenar arquivos em nuvem é uma ótima solução não apenas para melhorar os processos das companhias, mas também para viabilizar o trabalho híbrido e o home office

Com essa tecnologia, é possível, por exemplo, que diferentes profissionais da mesma equipes trabalhem no mesmo arquivo a distância. Do mesmo modo,  a corporação pode contar com a flexibilidade de aumentar ou diminuir a capacidade de memória contratada, caso seja necessário, como em momentos de picos de acesso. 

O Gartner espera que, em 2021, os investimentos em cloud computing cresçam cerca de 18%, chegando a US$ 304,9 bilhões.

Segurança

Assim, para garantir um ambiente de trabalho seguro, seja em modelo híbrido, presencial ou em home office, é essencial proteger os  dados corporativos além das informações de colaboradores, clientes e parceiros.

Isso evita inúmeros prejuízos, que podem decorrer de ataques virtuais e assegura a confidencialidade de dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Vale lembrar que, de acordo com a consultoria Forrester, 33% dos incidentes de segurança nas empresas serão acontecerão por falhas causadas por seus colaboradores em 2021.

Conclusão

Como é possível observar, a inovação otimiza processos em diversas situações dentro de uma companhia, seja na adoção do modelo de trabalho híbrido ou na melhoria dos controles de atividades. 

E o engenheiro, muitas vezes, é o profissional responsável por essa implementação, além de um grande beneficiário desse processo.

São várias as tecnologias capazes de ajudar as organizações a otimizar seus processos, mas contar com um parceiro especializado e experiente, como a Vivo Empresas, certamente acelera a jornada de transformação do negócio. 

Suportada em sua expertise como líder em serviços de Conectividade no País, oferece soluções completas em Cloud, e Segurança da Informação, além de Ferramentas de Colaboração e tecnologias estratégicas, como IoT e Big Data, locação de Equipamentos de microinformática, TI e Gestão de Tecnologia.

Quer saber mais como a tecnologia muda escritórios?

Todas essas inovações podem ser usadas no processo de transformação digital da sua companhia. Conte com a gente!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio