Um webinar é um seminário feito pela internet. Transmitido ao vivo ou gravado, é como se fosse uma palestra, divulgada e produzida especialmente para o universo digital. Diversas empresas têm usado esse recurso para conquistar relevância e divulgar seus serviços. Isso porque o formato garante uma disseminação maior do conteúdo e ainda ajuda a alavancar as vendas. Ou seja, trata-se de uma ferramenta poderosa, bastante utilizada em estratégias de marketing.
Mas como um webinar pode influenciar as suas vendas? Se você se fez essa pergunta, saiba que a resposta não é uma só. Há diversas maneiras. Vamos a um exemplo prático: suponha que você tem uma loja virtual de acessórios para bicicletas. Nesse contexto, promover uma palestra sobre “a importância de utilizar todos os itens necessários para andar de bike sem acidentes” pode ser um bom chamariz para os seus produtos. Além disso, você entrega um conteúdo relevante para quem usa o meio de transporte.
Outra maneira: antes de você lançar um produto, uma boa dica é desenvolver um webinar sobre ele. Ou seja, fazer um vídeo demonstrativo com todas as vantagens daquele item e de quais maneiras ele pode contribuir para o dia a dia de seus clientes.
Assim, seu público enxerga mais facilmente os benefícios que terá ao consumi-lo. E, por ser útil, o conteúdo também pode ser disseminado mais facilmente pela internet, fazendo mais pessoas conhecerem o seu negócio.
Interessante, não é mesmo? Aliás, não é preciso muito investimento para começar a fazer webinars. Quer saber como funciona esse formato e de quais maneiras implementá-lo no seu negócio? Mostramos a seguir.
Webinar: como colocá-lo em prática
Uma das principais características de um webinar é o fato de, geralmente, ser gratuito. Assim, o alcance da sua mensagem fica muito maior. E, chegando a mais pessoas, você consegue aumentar a sua base de clientes reais e em potencial (chamados de leads).
Além disso, oferecer um conteúdo relevante, ministrado por profissionais que têm experiência no assunto, faz a sua marca se fortalecer no mercado. Você se torna uma autoridade no tema, o que resulta imediatamente em mais confiança para a sua empresa.
Planejamento é essencial
Agora que já sabemos as vantagens, podemos seguir para a etapa prática. Para implementar webinars dentro da estratégia de marketing, é preciso planejamento. Antes de começar, mapeie os profissionais que podem falar sobre seus produtos ou serviços. É importante que eles se comuniquem bem em público e conheçam a fundo o tema proposto.
Em seguida, verifique junto à sua estratégia quais são os itens que merecem ter um webinar totalmente dedicado para a sua divulgação. Por fim, crie a estrutura dessas palestras. Levante os pontos mais importantes que devem ser mencionados e garanta que a linguagem usada seja clara, didática e objetiva.
Construa esse “mapa de conteúdo” junto com quem irá ministrar a palestra. Assim, o profissional convidado se sentirá mais à vontade quando for falar para a câmera.
Identifique as necessidades da sua empresa
Um webinar pode ser usado em diferentes contextos – e com os mais variados objetivos. Listamos os principais a seguir:
- Escolha um tema mais amplo e de interesse coletivo. Para o caso de uma agência de viagens, por exemplo, é possível criar um webinar sobre os benefícios de viajar, tanto para a mente quanto para o enriquecimento da cultura. Assim, a partir de um tema mais amplo, você chama atenção para o seu negócio e atrai clientes em potencial.
- Em seguida, você pode partir para assuntos mais específicos dentro dessa temática maior. Agora que as pessoas já sabem que viajar faz bem, você fala sobre os benefícios de ir a Portugal, por exemplo, que é o pacote que deseja vender nesse momento. Assim, é possível divulgar um serviço específico, o que pode contribuir para a conversão de leads.
- Outra possibilidade é criar um webinar para demonstrar um produto. No caso da agência, mostre todos os benefícios do pacote para Portugal, o que está incluso e todos os serviços oferecidos.
- Por fim, também é possível produzir um seminário apenas para tirar as dúvidas dos seus clientes. Assim, você estreita relações de um jeito simples e eficiente.
Divulgação
É recomendado criar uma Landing Page, página que permite fazer a inscrição no webinar e que também contém todas as informações importantes sobre ele, como data, horário, tema e descrição do palestrante. Outro modo eficiente de divulgar é mandar um e-mail para a sua base de contatos. Use um texto bem leve e explicativo para convidá-los!
Por fim, divulgue tudo nas redes sociais. Faça um post em todas as páginas, sempre com o link da Landing Page. Além disso, é importante criar um evento no Facebook e convidar toda a sua base de seguidores. Assim, as pessoas receberão notificações sempre que você postar alguma coisa nova por lá e também lembretes com a data e horário do webinar.
Prepare também uma apresentação sobre o tema e a deixe disponível para os participantes. Assim, eles podem acompanhar o seminário junto com o palestrante.
Equipamentos e plataformas
Você não vai precisar de muitos itens. Basta ter um computador e estar em um local silencioso, sem eco. Isso porque as pessoas devem entender o que o profissional da sua empresa está falando. Então, faça testes com o som antes de começar. Além disso, veja o enquadramento. Tenha a certeza de que o palestrante está em foco e que haja algum elemento visual que representa a sua empresa, como o logo.
Um dos principais ambientes virtuais para a realização de um webinar é o YouTube Live, que permite a realização de transmissões ao vivo. Mas atenção: só proponha esse formato se o convidado se sentir à vontade para falar com o público em tempo real.
Em primeiro lugar, vá até o YouTube e faça o login na conta da empresa. Acesse o “Estúdio de criação” para verificar se a sua conta está apta a fazer transmissões ao vivo.
Em seguida, vá até o menu lateral esquerdo e procure a opção “Outros recursos”. Ao clicar nesse botão, você poderá escolher “Transmissão ao vivo”.
Caso ainda não tenha feito nenhuma transmissão, o YouTube fará uma análise breve dos seus dados para liberar o recurso. Segundo a plataforma, isso pode demorar até 24 horas. Ou seja, verifique com antecedência.
Para isso, será necessário inserir o número do seu celular. Em seguida, você vai receber uma mensagem de texto com um código. Digite essa sequência na próxima tela e aguarde a liberação. A tela que você verá está abaixo.
Assim que tiver a liberação do YouTube…
Quando o YouTube liberar, faça o caminho até o estúdio de criação. Em seguida, acesse “Outros recursos” e, depois, “Transmissões ao vivo”. Vá até “Eventos” e, a seguir, clique em “Novo evento ao vivo”.
Você precisará incluir o título do webinar e a data. Por fim, selecione o modo “Rápido”, que é o mais indicado nesses casos. Note que também é possível escolher quem poderá assistir o seu webinar. Em “público”, todas as pessoas terão acesso. Já em “privado”, só convidados poderão ver. E em “não listado”, apenas pessoas que tiverem o link da transmissão conseguirão assistir.
Por fim, para evitar que o público se distraia com o conteúdo presente no YouTube, incorpore o vídeo do webinar à Landing Page criada especialmente para o evento. Basta ir até o botão “Compartilhar”, localizado sob o conteúdo, e copiar o código embed, como você vê abaixo.
Outras ferramentas
Além do YouTube, outras ferramentas são bastante usadas para webinars. Algumas foram adaptadas a esse tipo de evento e outras criadas exatamente para a transmissão de palestras online. Veja a lista das mais utilizadas atualmente:
Assim, o seu evento será um sucesso e a sua marca ganhará muito mais força internet afora. E aí, gostou das dicas? Já se programe para colocá-las em prática e depois é só comemorar os resultados. Aliás, aproveite para se informar mais sobre o tema nesta matéria que fizemos! E continue conosco por aqui no Blog Vivo Empresas!