As empresas de tecnologia não são as únicas que se beneficiam dos avanços do modelo de cloud computing. Os serviços de gestão em nuvem servem para empresas de todas as áreas e tamanhos. Sendo assim, prometem praticidade e otimização nos processos. Saiba, neste artigo, o que levar em conta na hora de escolher uma plataforma.
Que cloud computing (computação em nuvem) é uma realidade nós já sabemos. Tanto é que boa parte da nossa rotina pessoal está ligada a esses serviços virtuais. Já parou para pensar nisso? A partir deles, acessamos informações, aplicativos e serviços o tempo todo.
Lado a lado com a ampliação de uso da cloud em nível pessoal, esta apresentou-se como uma solução também para as empresas, por oferecer mais segurança, facilidade e economia no armazenamento e compartilhamento de dados.
Nesse contexto, surgiram também as plataformas de gestão em nuvem. A sua função principal é aprimorar e facilitar os processos administrativos, fiscais e comerciais das empresas (e não apenas de tecnologia). Como? Por meio da oferta desses serviços de gestão online.
Aliás, a diferença é que, em vez de comprar a licença de um software de gestão, a empresa paga uma mensalidade para acessar um sistema hospedado na nuvem, e não nos seus servidores. Portanto, trata-se de um modelo também conhecido como SaaS (Software como Serviço).
Na hora de escolher a sua plataforma
Disponíveis para qualquer tamanho de empresa, esse tipo de tecnologia tem como benefícios globais a redução de custos operacionais e o aumento da produtividade.
E muitos de seus atributos contribuem para isso. São eles: acessibilidade, padronização de processos, atualização constante, centralização de informações, suporte simplificado, possibilidade de integração com outros programas e geração de dados.
Mas o que é preciso levar em conta na hora de escolher uma plataforma de gestão de nuvem? Então, siga conosco que mostramos a seguir.
Gestão em nuvem: passo a passo de como escolher o modelo ideal
Um ponto indispensável é avaliar as necessidades da sua empresa. Dessa forma, procure responder à questão “para quê?”. Portanto, os motivos podem ser os mais variados. Entre eles, reduzir esforços em algum departamento, abrir espaço para inovação, aprimorar a gestão e melhorar a experiência do cliente.
Aliás, as oportunidades oferecidas por esses modelos são inúmeras. Portanto, deve-se levar em conta o segmento de atividade da empresa e os recursos disponibilizados pelo serviço.
Por exemplo, uma empresa pequena ou média de e-commerce não precisa ter um time imenso (e caro) de TI para vender o seu produto da melhor maneira. Ou seja, ela pode contratar uma plataforma especializada na gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e automatizar essa comunicação.
Pesquisa para encontrar as opções mais adequadas
Uma etapa bastante recomendada é conversar com outras empresas, usuárias desses serviços, sejam elas da mesma ou de outras áreas. Dessa forma, o objetivo é conhecer as suas experiências com cloud. Tais informações são importantes para você identificar as funcionalidades mais adequadas para o seu modelo de negócio.
Além disso, verifique questões como segurança e privacidade. É importante que a empresa contratada ofereça um serviço extremamente seguro.
Nesse aspecto, os fornecedores costumam ter até mais recursos do que o cliente. De qualquer forma, procure checar suas funcionalidades de gerenciamento de antivírus, políticas de backup e tempo de resposta em casos de recuperação de dados, entre outros itens.
Portanto, para empresas em desenvolvimento, avalie também a capacidade do provedor para atender a um crescimento do negócio. Ou seja, o seu nível de escalabilidade e flexibilidade para a contratação de novos serviços.
Opções disponíveis no mercado
Selecionamos algumas plataformas para exemplificar a variedade de oferta disponível:
- Fundada em 2007, a Zendesk tem a sua atuação focada no suporte à interação e ao atendimento ao cliente.
- Portanto, pioneira mundial no SaaS, a SalesForce oferece também uma solução de PaaS (Plataforma como Serviço). Chamada de Salesforce1 Mobile, permite que usuários desenvolvam seus próprios aplicativos, voltados a clientes ou funcionários, prontos para dispositivos móveis.
- A plataforma Conta Azul é focada na área contábil, incluindo funcionalidades para cobranças, notas fiscais, tributos e outros. Ou seja, é pensada tanto para o empreendedor, quanto para o contador.
- No mercado desde 2011, a Resultados Digitais é conhecida por sua plataforma de gerenciamento e automatização de ações de marketing digital (geração de leads).
Agora que você conhece o potencial da gestão na nuvem, saiba também como os Centros de Operações da Segurança podem beneficiar o seu negócio! Então, clique agora mesmo neste link e saiba como .
Aliás, por falar em otimizar processos, conheça mais o cenário de tecnologia na nuvem acessando a nossa matéria sobre cloud computing. Além disso, não deixe de conferir as possibilidades das máquinas virtuais para o seu modelo de negócio.