M2M: entenda como a tecnologia contribui com automação, economia e eficiência

Dispositivos conectados e informações sendo passadas em tempo real resultam em estratégias e tomadas de decisão mais certeiras

28/09/2020 às 9:00

No momento em que você lê esta matéria, há bilhões de equipamentos conectados estão interagindo, gerando informações nas mais diversas áreas.

E se a expectativa do uso de Internet das Coisas (IoT) já era de crescimento, a pandemia acelerou ainda mais esse avanço, seja pela necessidade de as pessoas encontrarem ferramentas touchless ou para garantir a eficiência operacional em tempo de isolamento social.

De acordo com dados do relatório Cisco Annual Internet Report (2018-2023), divulgado em março de 2020, as conexões M2M (Machine to Machine) crescerão de 33% em 2018 para 50% em 2023. Sendo assim, totalizando 14,7 bilhões de interligações.

Para trazer mais conhecimento sobre essas tecnologias, os executivos Vivo Empresas Erik Nakandakare, head comercial das soluções de IoT, Big Data e M2M, e Mauricio Huffel, gerente de produto com foco no mercado B2B, participaram de um webinar sobre o tema.

Neste artigo, você verá:

  • Dados sobre o mercado
  • Exemplos da presença de IoT em todos os setores
  • Como funciona o Gestão Vivo Kite Platform®
  • Cases que ilustram as diversas possibilidades de M2M

Imagem de uma cidade com vários pontos de conexão para simbolizar o M2M.
As conexões M2M devem crescer de 33%, em 2018, para 50% em até 2023. Foto: Getty Images

O mundo está conectado e há muita demanda por tecnologia

De acordo com Huffel, vivemos um momento hiperconectado:

  • Mais de 7.900 bilhões de celulares, o que representa um número maior do que o da população mundial;
  • 215 bilhões de e-mails enviados diariamente;
  • 3,5 bilhões de pesquisas feitas na internet todos os dias.

Segundo o especialista, o grupo Telefónica tem atualmente uma plataforma global de IoT com 20 milhões de dispositivos conectados e um enorme hall de parceiros, formando um robusto ecossistema.

Isso faz com que a companhia esteja pelo sexto ano como um dos líderes no segmento no quadrante mágico do Gartner, relatório que a empresa de consultoria e pesquisa publica anualmente dando reconhecimento às organizações com melhores soluções em tecnologia da informação para mercado corporativo.

Webinar | Computação em nuvem ajuda na área financeira_V1

IoT e M2M na prática

Ainda conforme Huffel, o universo brasileiro é muito maduro em M2M e a solução está no nosso dia a dia, nas mais diversas aplicações.

Ele exemplifica com a cena de pessoas correndo sobre uma ponte: a iluminação pública é automatizada e envia um aviso caso haja qualquer problema, como lâmpada queimada. A lixeira da calçada tem monitoramento de resíduo, com sensor que identifica o esgotamento da capacidade de armazenagem.

O piso conta com sensores que identificam a vibração da ponte e riscos de segurança. E, por fim, as pessoas correm com gadget com monitoramento cardíaco e contador de passos.

Imagem de uma pessoa correndo em uma ponte.
M2M está no nosso dia a dia, desde dos gadget que usamos à automatização das luzes na cidade. Foto: Getty Images

Ou seja, temos um ecossistema completo com muita coleta de dados. E todo esse input acontece pela comunicação M2M instalada nos dispositivos IoT que geram informações em tempo real.

LEIA MAIS: Monitoramento inteligente: como a IoT pode garantir a eficiência das empresas

Conheça a Vivo Kite Platform®

A Vivo Empresas desenvolveu internamente uma plataforma própria de conectividade gerenciada M2M (Machine to Machine). Vivo Kite Platform® é um hub para monitorar todas as tecnologias aplicadas.

A ferramenta está em constante processo evolutivo, com a adição de novas tecnologias que acompanham as mudanças do mercado e atento às necessidades dos clientes.

Confira os principais benefícios do uso dessa solução:

  • Controle de custos: ajuda na tomada de decisões e gestão em tempo real com total visibilidade do inventário;
  • Disponibilidade: cobertura e conectividade com infraestrutura de rede dedicada. Conforme explicação de Huffel, é como ter uma marginal para tráfego da informação apenas para o M2M, apartando-a dos usuários;
  • Crescimento: dashboards com visões gerenciais para identificar oportunidades e gerar novos modelos de negócio;
  • Eficiência: de acordo com as regras da empresa, alarmes automatizados desencadeiam ações automáticas que mitigam desvio de serviço;
  • Comunicação segura: com conectividade de ponta a ponta, garantindo funcionamento em dispositivos autorizados e ações automáticas para identificar ameaças na utilização. 

Por fim, o serviço integra tecnologia de rede 2G, 3G, 4G, LTE-M e NB-IoT (essas duas últimas são redes desenhadas exclusivamente para universo de IoT). 

Imagem da palavra M2M escrita em um desenho.
A Vivo Empresas tem uma plataforma própria de conectividade gerenciada M2M. Foto: Getty Images

Confira casos de aplicação de M2M

A fim de deixar o debate ainda mais esclarecedor, os especialistas trouxeram cases de clientes Vivo Empresas que utilizam a tecnologia.

Carro conectado

Com uso de IoT e M2M, captura-se informações em tempo real possibilitando entender como está o uso do óleo, o gasto de combustível, desgaste de peças, entre outros, além de obter dados sobre o condutor.

Nesse sentido, a Vivo Empresas tem o Vivo Frota Inteligente, que atende o controle de carros particulares, frota corporativa, veículos que fazem entregas e até pequenas locadoras.

Rastreamento de ativos

Imagem de um contêiner e um mapa para simbolizar o rastreamento de carga pelo M2M.
Pelo M2M é possível rastrear toda a cadeia logística de um produto ou carga. Foto: Getty Images

É possível rastrear toda a cadeia logística de algum produto ou carga, desde a fabricação, transporte, até sua chegada ao destino.

Além da localização em si, sensores também conseguem monitorar a umidade, a estabilidade, o local de armazenamento, garantindo um acompanhamento completo de todo o processo.

Dessa forma, tem-se um gerenciamento remoto com informação rica e relevante em tempo real.

Tecnologias no agronegócio

Tudo pode ser acompanhado remotamente, desde o peso do gado, com tapetes que funcionam como balança para gerir a engorda do boi, até maquinário do campo funcionando sem motorista.

LEIA MAIS: IoT nas escolas: dispositivos conectados promovem retorno presencial mais seguro

Conclusão

O webinar “M2M: automação, redução de custos e eficiência para os negócios” mostrou os diversos usos da tecnologia e trouxe exemplos de como algumas soluções certamente impactam positivamente nos negócios.

Nesse sentido, a Vivo Empresas possui Vivo Kite Platform® de conectividade gerenciada. Tudo se baseia na comunicação M2M instalada nos dispositivos IoT que geram informações em tempo real e permitem tomadas de decisão embasadas.

Precisa de ajuda para fazer a transformação digital do seu negócio? A Vivo Empresas tem um portfólio amplo e entende as dores dos segmentos, trazendo as melhores soluções. Além de Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga, oferecemos soluções completas de Conectividade,  Equipamentos, Cloud,  Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI, Gestão de Tecnologia e IoT.

Quer saber mais? Assista o evento na íntegra:

WEBINAR: M2M: automação, redução de custos e eficiência para os negócios

Até breve!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio