O seu negócio exige ter colaboradores que trabalham em campo, como entregadores, time de vendas ou consultores? Se sim, você já sabe da importância de fazer uma boa gestão de equipe e o trabalho que isso pode dar.
Para não precisar quebrar a cabeça para saber se todos os clientes foram atendidos ou então checar como anda a produtividade da equipe, é importante contar com ferramentas que facilitam esta gestão.
Foi pensando nestes pontos que a Vivo Empresas criou o Vivo Gestão de Equipe, um produto que faz com que o gerenciamento de equipes em campo seja muito mais simples, sem comprometer o tempo e também o orçamento. Veja a seguir como esta tecnologia funciona.
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Vivo Gestão de Equipe
Podendo ser acessado via desktop, através de um portal web, ou smartphone através de apps disponíveis para iOS e Android, o produto permite acompanhar os colaboradores em tempo real.
Para começar a utilizar é necessário cadastrar os dispositivos que os funcionários usam. Será através deles, por meio do GPS, que será possível ter acesso às informações desejadas. É possível, por exemplo, saber qual usuário está online, offline, fora do perímetro e fora da escala de trabalho. Também dá para acompanhar o status das atividades que foram programadas para a data.
Além disso, você pode agendar todas as tarefas que cada um deve desempenhar durante o dia e notificá-los pela plataforma. Inclusive, é possível trocar mensagens dentro do Vivo Gestão de Equipe, e o melhor: sem gastar os dados do plano de celular.
No app, você ainda define perímetros de rota. Se o colaborador sair daquela área, o gestor é avisado em tempo real. Inclusive, também é possível visualizar o histórico. Ou seja, os caminhos que foram percorridos pela equipe. Assim, você tem um controle muito maior e consegue pensar em maneiras de otimizar o dia a dia de trabalho. Aliás, a ferramenta ainda sugere os melhores percursos em relação ao tempo e ao trânsito.
Outra função bastante utilizada por empresários são os relatórios gerenciais. A plataforma compila todas as informações e produz um material pronto para você analisar, com gráficos e porcentagens.
Status das tarefas
Como comentamos, é possível visualizar o status das tarefas. E isso quem informa é o próprio colaborador. Então, ele poderá marcar as seguintes opções:
- Executada com sucesso (verde): tarefa realizada (check-in) na hora e local programado pelo gestor.
- Executada com ressalva (amarelo): tarefa realizada (check- in) com hora e/ou local divergente do programado pelo gestor.
- Não executada (vermelho): tarefa não realizada.
Benefícios do Vivo Gestão de Equipe
Além de gerenciar todos os colaboradores que atuam em campo de um jeito muito mais fácil, a plataforma ainda é simples de usar e não exige grandes investimentos. Veja a seguir todos os benefícios:
- Você não precisa investir em servidores ou na integração de sistemas, uma vez que o Vivo Gestão de Equipe é uma plataforma única.
- É possível fazer todo o gerenciamento pela internet, sem a necessidade da compra de software ou algo do gênero.
- O valor é bastante em conta. Inclusive, há dois planos: o básico e o completo. Confira todas as condições aqui.
- Você paga apenas uma vez para baixar o app e pode usá-lo sem uma delimitação de tempo. Ou seja, não há custo variável envolvido nessa contratação.
- É uma plataforma fácil de navegar. Sendo assim, não é preciso ter grandes conhecimentos em informática para usá-la.
- A localização dos dispositivos dos colaboradores é feita pelo GPS. Sendo assim, você pode se conectar em qualquer Wi-Fi ou internet móvel para usar (não precisa, necessariamente, ser da Vivo).
- A troca de mensagens acontece pelos dados móveis e não por SMS. Ou seja, não há gastos extras.
- A produtividade da sua equipe tende a aumentar.
- Você conseguirá otimizar o uso da frota de veículos. Isso também implica em economia no uso de combustível e também em futuras manutenções dos carros e motocicletas.
- É possível fazer uma gestão em tempo real de toda a operação.
Como funciona na prática
Não há um investimento inicial para contratar o Vivo Gestão de Equipe. Sendo assim, o cliente paga apenas um valor fixo mensal, que varia de acordo com o número de licenças contratadas. Ou seja, com cada colaborador que irá usar o aplicativo. Inclusive, existe um suporte 24 horas por dia (e em sete dias por semana) disponível para tirar todas as dúvidas, resolver problemas e ajudar no que for preciso.
Caso seja necessário usar o Vivo Gestão de Equipe em diferentes setores, como vendas e marketing, não será necessário fazer contratações diferentes. Dentro do app é possível criar grupos e atribuir gestores específicos para cada um deles. Assim, todos ficam responsáveis pelos seus times (e ainda não conseguem ver o desempenho dos demais). Basta acessar o menu “Cadastro” para visualizar o recurso.
Já o menu “Tarefas” costuma ser o mais utilizado. Isso porque permite ao gestor cadastrar atividades como ordens de serviço, reuniões, entregas e visitas, entre outros. É possível fazer tal cadastro diariamente, pelo portal web. Depois de inserir o roteiro de atividades, você as manda para a equipe que está em campo. Sempre que uma for finalizada, o colaborador muda o status e o gestor consegue ter acesso também pela versão para desktop.
Você precisa do Vivo Gestão de Equipe se…
- Está incomodado em não ter controle da escala de trabalho dos funcionários e, principalmente, não consegue saber se eles estão cumprindo as atividades necessárias.
- Notou que gasta muito tempo com processos manuais, reuniões sem necessidade e em conversas paralelas com cada colaborador (sendo que está tratando do mesmo assunto).
- Percebeu que o custo com deslocamentos aumentou, mas mesmo assim não consegue identificar o motivo ou então não tem argumentos para justificar mudanças.
- O custo com horas extras aumentou. Porém, não tem como saber se esses momentos estão sendo aproveitados pelos colaboradores como deveriam.
Veja aqui os principais ramos que contratam o app:
- Varejistas e atacadistas: uma vez que é necessário ter um controle maior sobre as equipes de vendas e de entregas.
- Transporte: consegue-se ter um controle sobre as rotas dos colaboradores, previsões de entrega e otimização de gastos com deslocamentos.
- Construção: o app permite uma gestão mais efetiva do andamento dos processos que envolvem a obra, seus colaboradores e terceiros.
- Serviços terceirizados: aqui, geralmente há muitos profissionais de campo envolvidos. Então, é fundamental ter o app para distribuir e acompanhar o andamento das tarefas.
- Trade marketing: sempre há profissionais em campo, como em supermercados e outras ações de divulgação. Por isso, o Vivo Gestão de Equipe é muito importante para gerir todos esses profissionais.
- Financeiro: esse setor costuma ter equipes de vendas em atuação. Daí a importância de gerir os times e atribuir tarefas.
E aí, o que você achou do app? Trata-se de um serviço bastante indicado para todos os tamanhos de empresas, desde pequenas a grandes. Isso porque te ajuda a gerenciar com muito mais detalhamento e praticidade, com foco na economia e no aumento da produtividade. Aproveite para acessar a página do aplicativo na Vivo App Store. A contratação é bem simples e imediata!
E já que estamos falando sobre facilidade, não vá embora ainda: leia uma reportagem que fizemos sobre boas práticas em gestão. Inclusive, conheça também quais são os principais software para isso. E siga conosco aqui no Blog Vivo Empresas para mais conteúdos que aliam tecnologia e produtividade!