A Vivo Ads é uma solução de marketing digital que chegou para amplificar o alcance das marcas. Lançada no mercado em maio de 2016, desenvolve estratégias de alcance e abordagem de acordo com a necessidade específica de cada cliente. Além disso, a forma como alcança o consumidor é uma das mais efetivas da atualidade.
Funciona assim: quando os dados móveis dos clientes pré, controle ou pós se esgotam, eles recebem uma propaganda em vídeo e devem assisti-la até o final para ganhar uma internet extra para navegar.
Assim que a publicidade acaba, ainda são convidados a responder uma questão sobre ela. Se acertarem, como recompensa, passam a navegar novamente. Dessa forma, consomem o conteúdo do começo ao fim – e com bastante atenção. E olha que não se trata de um anúncio qualquer.
Todo o material é direcionado de acordo com as especificidades do perfil. Ou seja, é algo essencialmente relevante para ele. “É a única plataforma em que a pessoa entra para ver anúncio e presta total atenção. Todas as outras são interrupções de experiência de consumo de conteúdo”, explica Lucas Amadeu, Head da Vivo Ads. Trata-se de um alcance massivo, com a segmentação precisa.
E como a Vivo consegue ser tão assertiva nesse direcionamento? A companhia tem uma base de 100 milhões de clientes e um conhecimento muito grande sobre eles. Afinal, está no Brasil e conhece a realidade tanto dos clientes quanto dos anunciantes.
Dessa forma, consegue criar grupos a partir dos seus hábitos diários. Esse processo é anonimizado e clusterizado. Isso significa que a privacidade não é invadida em nenhum momento, uma vez que se tratam de grupos grandes, com cerca de 20 mil pessoas. Portanto, o anúncio chega apenas para os clientes opt-in, ou seja, aqueles que aceitaram recebê-lo.
Por que fazer parte da Vivo Ads?
Na Vivo Ads o anunciante tem a certeza de que o consumidor viu e assimilou o seu conteúdo. Isso porque, caso ele erre a pergunta final, a empresa não irá pagar por aquela inserção. Trata-se de um desafio proposto pela equipe que atua na plataforma. “Se a campanha rodar e não entregarmos o melhor resultado, não iremos cobrar por ela”, afirma Amadeu.
Para se ter uma ideia, assim que a solução foi lançada, a Vivo encomendou uma pesquisa para testar a eficácia do produto. E o resultado foi enfático: as pessoas que receberam a publicidade lembravam oito vezes mais do conteúdo do que os mesmos vídeos vistos em outras plataformas, como Facebook e YouTube.
Tal posicionamento fez a plataforma ganhar espaço rapidamente no mercado. Hoje, é a terceira mais relevante de marketing digital do Brasil e registra um crescimento anual de 100%. Esses números positivos aceleraram a expansão do negócio.
Possibilidades de uso da Vivo Ads
É possível contratar o serviço de anúncios por geolocalização. Assim, a plataforma consegue identificar quando o cliente está perto do estabelecimento e, então, enviar uma publicidade específica para ele.
Outra possibilidade envolve o uso de aplicativos. Como se trata de uma demanda recorrente no mercado, a Vivo pensou em duas soluções específicas. A primeira é voltada a campanhas de instalação. Ou seja, o cliente é convidado a baixar o app sem gastar seus dados móveis – o tráfego pelo download é isento. Sendo assim, ele poderá ter o aplicativo que deseja, na hora mais apropriada, sem consumir sua internet. Resultado: a taxa de instalação será mais alta.
A segunda opção é a navegação patrocinada, muito utilizada atualmente por bancos, de acordo com o Head da plataforma. O cliente recebe um anúncio e é convidado a usar o aplicativo sem consumir os seus dados móveis. Dessa forma, pode navegar à vontade por todos os produtos e serviços sem se preocupar em gastar. Resultados? As chances de compra são maiores.
Além disso, a Vivo Ads tem uma parceria com o Portal Terra, que é a home page mobile mais acessada no país, com mais de 70 milhões de usuários. Somada à audiência da Vivo, é possível atingir um público muito maior. Os anúncios, então, são distribuídos no site em formato de banners e vídeos. No entanto, eles são diferentes de uma publicidade comum. Assim como nos outros serviços, são conteúdos totalmente relevantes para o cliente.
Acompanhamento de perto
A Vivo Ads não se limita à venda de publicidade. Ao contratar os serviços, a empresa anunciante recebe uma consultoria completa sobre o tipo e a qualidade do seu anúncio. O tempo, por exemplo, é um importante fator. A duração ideal de um vídeo, de acordo com o padrão brasileiro, é de 30 segundos.
No entanto, a equipe analisa, caso a caso, e sugere as melhores especificações de acordo com o público e com a mensagem que a marca deseja passar. “É essencial que o conteúdo seja relevante e garanta uma boa experiência para o consumidor”, ressalta Amadeu.
E mais: ao longo da campanha, especialistas analisam o andamento e os resultados parciais com o intuito de otimizá-las. Ou seja, alteram direcionamentos sempre que necessário e fazem melhorias ao longo de todo o percurso – sempre com foco na melhor solução para as empresas.
Desta forma, os participantes recebem sugestões preciosas, como o fato de fazer vídeos na vertical para garantir um maior aproveitamento da tela e também sobre a necessidade da inclusão de legendas em todas as produções.
Assim, a Vivo garante resultados ainda melhores e, como sempre enfatizamos por aqui, um conteúdo que seja realmente relevante para o cliente.
Reconhecimento de mercado
Em pouco menos de três anos de existência, a Vivo Ads já foi reconhecida por importantes instituições do setor. Em 2017, comemorou a indicação ao Caboré como Plataforma de Mídia do Ano. Além disso, foi escolhida o Melhor Case de Mobile Marketing do Brasil pelo prêmio Tela Viva Mobile 2018 e o Melhor Case de Inovação da América Latina pelo MMA Smarties, um das principais premiações do mercado.
Como contratar
O valor do serviço é fixo. Ou seja, o cliente consegue saber o preço da visualização quando for contratar o produto. No entanto, como dissemos, o anunciante pagará essa quantia apenas se o consumidor assistiu ao vídeo até o final. Caso isso não aconteça, o montante não será cobrado.
Esse posicionamento é diferente do restante do mercado, que costuma cobrar por segundos assistidos. Além disso, é possível combinar formatos de anúncios, segmentações por locais, horários e perfil. Visite o site da plataforma para acessar o mídia kit e ver como funciona na prática.
E aí, o que achou da Vivo Ads? Se te interessou, saiba que inicialmente a plataforma era voltada apenas para grandes empresas, mas o objetivo é liberar os serviços para companhias de pequeno e médio porte ainda em 2019. Aliás, a solução já está estruturada para atender todas as demandas. Dessa forma, o cliente poderá, facilmente, segmentar e realizar o pagamento diretamente no cartão de crédito.
Aliás, já que estamos falando do marketing digital, é totalmente possível ganhar relevância fazendo um conteúdo de qualidade na internet. Como? Te mostramos nesta matéria de quais maneiras é possível impulsionar as vendas com o material publicado nas redes sociais. Boa leitura e siga conosco por aqui para mais novidades e conteúdos relevantes para a sua empresa!